Descansando em Deus
Temático • Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsPropósito: Ajudar a igreja a compreender que podemos descansar em Deus, pois Ele sabe o tempo determinado para cada coisa.
Notes
Transcript
Handout
Propósito: Ajudar a igreja a compreender que podemos descansar em Deus, pois Ele sabe o tempo determinado para cada coisa.
Verso principal: Ec 3:1
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Introdução
Certa vez eu estava em Dourados –MS trabalhando como taxista. Estava parado no ponto aguardando uma corridinha. De repente, o telefone toca. Estavam ligando do hotel para ir até a UFGD. Era uma corridinha boa, daria por volta de 30 reais e eu fiquei todo feliz. Chegando ao hotel, descobri que a corrida era para um policial que estava foi até a cidade para fazer um curso de sargento ou algo assim. Enquanto estávamos indo para o local, percebi que esse homem estava muito acelerado. Ele estava em ligação com a sua esposa. Pelo que eles conversavam, entendi que ele esqueceu algumas coisas importantes e como ficaria ali por alguns dias, isso o irritou. Mas em um momento da conversa ela perguntou algo para ele, e ele respondeu que esqueceu também. E aí ele ficou muito, mas muito acelerado. E dá para entender ele, imagina, talvez aquela era a promoção dos sonhos daquele homem, e as coisas estavam dando muito errado. Quando ele terminou de falar com a sua esposa, eu perguntei o que aconteceu? Ele me contou que estava ali para fazer um curso, que tinha esquecido algo muito importante que pertencia ao seu uniforme e isso faria com que ele perdesse alguns pontos. Então naquele momento eu perguntei a ele: Amigo, quantos pontos você pode perder? Ele respondeu: “nove”. Eu perguntei novamente: “ E quantos pontos você vai perder agora por ter esquecido esse acessório do seu uniforme? ” Ele respondeu: “três”. Então eu respondi: “ Amigo, fica tranquilo. Você vai chegar lá e vai perder três pontos. Esse curso pode ser bem difícil e quem sabe você perca mais três. E lá no finalzinho você quem sabe vai perder mais um ou dois pontos, mas vai dar certo. Você vai terminar o curso”. Aquele homem mudou na hora. Ficou tranquilo e sereno, me agradeceu dizendo que precisava escutar aquilo.
É engraçado como nós queremos que as coisas aconteçam sempre como a gente quer. Esquecemos que há um tempo determinado para cada propósito e consequentemente, ficamos com o coração acelerado e esquecemos de descansar em Deus.
Parte I – Descansando em Jesus (Jo 6:37)
É interessante que o maior problema que o ser humano tinha, era a morte. Quando o ser humano desobedeceu a Deus, o pecado entrou no mundo e consequentemente o ser humano teve que morrer, pois o salário do pecado é a morte. Deus fez a promessa a Adão e Eva de que o Messias seria filho deles, seria descendente deles. Eva então pensava que o primeiro filho que ela tivesse seria o Messias, mas na verdade o seu filho foi Caim, e nós conhecemos bem a triste escolha que ele tomou e as suas consequências. No decorrer da história, todos ansiavam pela vinda do Messias, para libertar do pecado. Com o passar do tempo, ao ficar escuro para o ser humano o propósito da vinda do Messias, os judeus ansiavam a Sua vinda para a libertação bélica de Israel. Mas o que a palavra de Deus diz? A Palavra de Deus diz que Jesus veio na plenitude dos tempos, ou seja, no tempo determinado. E de fato Cristo veio em uma época em que a maioria das nações falavam a mesma língua. Havia estradas em todo o Império Romano, o que facilitaria a propagação do Evangelho. No tempo determinado Cristo morreu, pagando o preço das nossas transgressões, no tempo determinado Ele ressuscitou e no tempo determinado Ele virá para nos salvar de uma vez por todas do pecado, amém? Nós podemos descansar nas Suas promessas. Qual é a sua promessa? Ele diz que breve virá e não tardará, Amém por isso? Nós podemos descansar em Cristo
Gaveta: Talvez eu esteja falando com alguém aqui que esteja angustiado, que está orando a Deus por um milagre. Talvez há alguém aqui que pensa em tirar a vida, que não aguenta mais, que quer ser curado agora.Talvez há aqui alguém que está cansado de esperar, ou que pensa que Deus não ouve a sua oração. Amigo, Deus é sábio demais para errar, e bom demais para reter alguma coisa que será para o benefício dos Seus filhos. Ele sabe o tempo determinado. Espera no Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.
Parte II – Deus supre nossas necessidades (Mt 6:25-34)
Nós devemos aprender a confiar e a descansar em Deus, crendo em Sua Palavra, crendo que Ele tem um tempo determinado para cada propósito. Uma das coisas que mais tira o nosso foco das coisas de Deus são as nossas necessidades financeiras. Quantas pessoas, que pelo fato de a situação financeira ter apertado, acabaram cedendo e escolheram aceitar um trabalho que não os liberava no sábado? Quantas pessoas não vivem angustiadas, preocupadas se vão conseguir pagar a fatura do cartão e acabam agindo precipitadamente, pegando dinheiro emprestado com agiota. Quantas deixam de confiar em Deus quando a necessidade financeira bate a porta?
Ilustração: Certa vez eu estava colportando no interior do Paraná. Para quem não sabe, a colportagem é um ministério da IASD, que tem como objetivo alcançar pessoas para o Reino de Deus por meio da venda da página impressa. Muitos estudantes se mantém na faculdade por meio da colportagem, e eu sou um deles.
Eu estava colportando no norte pioneiro do Paraná, nas cidades de Tomazina, Quatiguá, Figueira. Foi uma campanha de férias de muita angústia. Para retornar para a faculdade eu precisava vender o valor de 40 mil em um período de 60 dias. Comecei os trabalhos e passou a primeira semana. Tive algumas experiências, visitei algumas famílias muito amáveis. Passou a segunda semana e nada. Passou a terceira semana e nada, aí eu comecei a me assustar. Já tinha passado metade da campanha e eu tinha vendido somente 10% do que eu precisava vender para conseguir retornar a faculdade. Estava muito angustiado, não tinha forças para nada, a ansiedade me consumia. Sabe porque isso aconteceu? Porque eu ficava olhando para o meu umbigo e para os meus problemas ao invés de olhar para Deus e para Suas promessas. Quando Deus abriu meus olhos, e eu olhei para Ele, busquei os interesses dEle, as demais coisas me foram acrescentadas. Nos 30 dias seguintes, pela graça de Deus, vendo os 90% que faltava e voltei para a faculdade.
Gaveta: Talvez eu esteja falando com alguém aqui está passando por essa situação. Talvez a fatura do cartão de crédito chegou e você não tem o dinheiro para pagar. Talvez é a conta da faculdade, talvez é um boleto, talvez seja até o dinheiro para comprar comida. Amigo, deixa eu te falar uma coisa: você não precisa de dinheiro, você não precisa de comida, você não precisa de nada disso. Sabe do que você precisa? Você precisa de DEUS! Quando Moisés estava no Monte, ficou 40 dias sem beber e sem comer, desceu do monte com o rosto brilhando a ponto de ter que usar um véu, pois as pessoas não suportavam olhar para ele devido à proximidade que ele estava de Deus. Nessa ocasião ele precisou de dinheiro para resolver os problemas dele? Ele precisou de comida? Não! Deus alimentou as células do corpo de Moisés. Você precisa de Deus. Vá até Deus, lance o Seu fardo aos Seus pés e descanse em Cristo, pois Ele sabe o tempo determinado de todas as coisas.
Parte III – Lançando sobre ele nossa ansiedade com ações de graças. (Fp 4:6)
São muitas coisas que nos deixam ansiosos. Conheço a história de muitas pessoas que estão firmes em sua comunhão com Deus, que seguem firme buscando o avanço do Reino, servindo a Deus na igreja, e que por dentro, vivem com uma tristeza e uma angústia tremenda pelo fato de terem filhos e filhas que estão fora dos caminhos do Senhor. De fato, isso é muito triste. Nós que temos a esperança da vida eterna, queremos que as pessoas que amamos estejam lá também.
Gaveta: Pode ser que eu esteja falando com alguém aqui que esteja nessa situação. Talvez eu esteja falando com você, que está distante do seu filho, da sua filha. Quer alcança-lo para o Reino de Deus e não consegue. Amigo, não desista. Lance sobre Deus a sua ansiedade, sempre com ações de graças. Se seu filho ainda não está no caminho do Senhor, louve a Deus, porque seu filho está vivo, e dia após dia o Espírito Santo apela ao coração dele. Amém por isso? Faça sua parte, seja grato a Deus, e descanse no Senhor, pois ele sabe o tempo determinado de todas as coisas.
Parte IV- Ele é Deus que cura (Jo 5:1-18)
Na época em que Cristo encarnou e andou nessa terra, depois de ensinar e pregar, o que ele mais fez foi curar. Certa vez Cristo foi até o tanque de Betesda. Havia a crença de que um anjo passava por esse tanque, e quando as águas se moviam, a primeira pessoa que entrasse no tanque seria curada da sua enfermidade. No tanque de Betesda havia vários homens enfermos, mas Cristo foi até o mais miserável dos homens que estavam ali, ele foi até um homem paralítico que estava enfermo há 38 anos. Amigo não eram 1, 2,5, 10 anos, eram 38 anos, uma vida toda esse homem foi paralítico. Cristo vai até esse home que estava sem esperança, pois não havia ninguém que podia leva-lo para o tanque, e com uma ordem Cristo curou esse paralítico.
Gaveta: Amigo, pode ser que eu esteja falando para alguém que esteja muito enfermo aqui, ou que tenha alguém muito doente na família. Talvez você esteja sofrendo muito com essa doença. Amigo, eu quero te dizer, não por mim mesmo, mas em nome do Senhor Jesus Cristo: descansa em Deus, pois ele sabe o tempo determinado para todas as coisas. Quando os filhos de Deus pedem a Seu Pai por cura, a sua resposta é sempre sim. Pode ser agora, amanhã ou no dia da ressureição, mas a resposta é sempre sim. E quando estivermos com no nosso Senhor, nas mansões celestiais, então não haverá nem choro, nem pranto, nem dor, porque todas as coisas são passadas.
Conclusão
Amigo, Deus quer que você descanse nEle, pois Ele sabe o tempo determinado de todas as coisas. Cristo não veio em um tempo aleatório, mas veio na plenitude dos tempos.
Ele sabe da sua necessidade financeira, ele sabe que você precisa pagar a sua conta, precisa comer, precisa de muitas coisas, Ele sabe.
Ele Sabe que você teme pela vida dos seus queridos que estão distantes de Cristo, mas Ele apela diariamente ao coração deles. Descanse em Deus.
Ele sabe do seu sofrimento, das suas dores.
Apelo