FÉ É MAIS QUE UM ACREDITAR. Parte II – Páginas 30 - 40

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
1. FÉ É MAIS QUE UM ACREDITAR. Parte II – Páginas 30 - 40
Hebreus 11:1-7
1.2. A FÉ QUE AGRADA A DEUS: COMO É ?
Para explicar essa pergunta, os teólogos do passado utilizaram três palavras do latim: notitia, assensus e fidúcia. Esses três termos explicam o que é uma fé bíblica, a fé que agrada a Deus, a fé revelada na Palavra de Deus.
1.2.1. NOTITIA: CONHECIMENTO
A fé bíblica começa com notitia: conhecimento. Termo que se refere à mente, à razão. A fé começa com uma verdade pregada, esclarecida e explicada. Ela começa com aprender e com um objeto a ser conhecido e aprendido. É por isso que Jesus disse para irmos por todo mundo e PREGAR o evangelho. Ele enfatizou a pregação e não a operação de milagres.
O que precisamos fazer é pregar o evangelho, pois as pessoas só são salvas por essa pregação. Elas precisam conhecer o Salvador Jesus Cristo. Elas não precisam ter uma experiência de cura. Isso é bom e desejável, mas não salva a alma – somente o corpo. Romanos 10:13-14
E como haverá quem pregue se igrejas não estiverem dispostas a enviar pessoas ao seminário ou ao campo missionário? Algumas igrejas passam dez anos e nunca enviam alguém para o seminário ou mantém a mesma oferta para missionários por anos, mesmo com a inflação aumentando. A fé não vem pela emoção, mas pela RAZÃO, pela cabeça, pela mente. Ainda que também toque nas emoções, ela não opera exclusivamente pelas emoções. Romanos 10:17
Há tantos crentes com uma fé baseada só na emoção. Eles não leem e estudam a Bíblia e pegam versículos bonitinhos sem analisar seu contexto. Isso gera uma fé baseada só na emoção. Esse tipo de fé é como um rojão: explosiva, forte, barulhenta, mas passageira e temporária.
O camarada entra na igreja detonando e todos acham que ele vai ser pastor. É uma benção no começo, as na primeira dificuldade, quando percebe a realidade da vida da igreja, que não é oba-oba toda hora, que não é sempre que o Espírito Santo age daquela forma, a pessoa começa a murchar e, daqui a pouco, está pior do que era antes.
Por quê? Por causa de uma fé baseada na emoção. Foi em um culto no qual o pastor trabalhou muito a emoção com histórias tristes e músicas melancólicas e depois perguntou quem aceitava Jesus. A pessoa emocionada nem sabe quem é Jesus, mas o aceita e é batizada. Quando perguntam por que está ali para ser batizada, diz que foi porque um dia SENTIU DEUS.
Ela na verdade sentiu um calafrio, assim como sentimos no cinema em momentos emotivos. Isso não quer dizer que você foi abençoado por fé bíblica e salvadora. A fé não é mera emoção. Ela começa com a verdade, com uma mente bem-informada.
1.2.2. ASSENSUS: CONSENTIMENTO.
Depois a fé vai para assensus : aceitação, convicção, concordância. Este ponto fala, agora sobre a emoção. A fé entra pela mente, mas tem que descer para o coração. Na fé verdadeira que agrada a Deus, a verdade pregada da Palavra de Deus, além de conquistar a mente da pessoa, conquista a EMOÇÃO E O CORAÇÃO.
Isso é importantíssimo, porque a igreja há pessoas que aceitam o evangelho só com a cabeça, mas não com o coração. Elas não são apaixonadas pela verdade e pelo Deus da verdade, mas frias e meramente racionais. Ex: Professor Universitário
A fé verdadeira adquirida pela mente, impacta as emoções. Veja o texto de Lucas 24:13-32:
A. Ele conta sobre dois discípulos andando na estrada de Emaús, após Jesus ter sido traído e morto. Alguns discípulos, que só viram Jesus sendo sepultado, voltaram para casa, derrotados.
B. Enquanto aqueles discípulos voltavam deprimidos, Jesus chega e anda ao lado deles pela estrada. O Salvador percebe que o problema é que eles tinham uma mente informada por toda a Palavra de Deus, conhecendo só parte da verdade.
C. Naquela caminhada, Jesus começa a explicar por Moisés e todos os profetas que pelos decretos de Deus era necessário que o Filho do Homem fosse traído, torturado, morto e crucificado, mas que ressuscitaria com poder e grande glória.
D. Desta forma, Jesus infundiu neles a informação bíblica, a verdade de que o Messias, com certeza, ressuscitaria. Quando anoitece e eles vão passar a noite, quando Jesus dá graças na hora de partir o pão, os olhos deles são abertos, Jesus desaparece e eles olham um para o outro e dizem Lucas 24:32
E. Enquanto Jesus falava, o coração deles ardia. Não só mexia com a mente, mas também impactava o coração. Se sua fé em Deus não tem impactado seu coração, você precisa orar mais e pedir que o Senhor AQUEÇA.
1.2.3. FIDÚCIA: CONFIANÇA
A fé bíblica termina em fidúcia: compromisso, confiança. Quando acreditamos em algo, penhoramos a nossa vida e a nossa vontade. Decidimos investir naquilo. Neste ponto, entra a VOLIÇÃO, o querer. Então: mente, coração, volição.
Aqueles que rejeitam a teologia, afirmando que só querem sentir JESUS NO CORAÇÃO, não entendem que primeiro o Salvador tem de estar na sua mente. Você precisa ser informado. A cabeça precisa compreender que ele é Rei dos reis, Senhor dos senhores, a imagem do próprio Deus, o Criador e sustentador de todas as coisas.
Depois, isso precisa descer para o coração e impactar a volição, ao ponto de apostarmos as nossas vidas e decidirmos por Jesus em todas as circunstâncias da vida. Na fé verdadeira, a verdade apreendida pela mente, impacta o coração, a vontade, o querer, as decisões e as ações.
Mas isso não seria salvação pelas obras? Não! A Bíblia fala que somos salvos pela graça através da fé. Porém, a Bíblia fala que a fé verdadeira é o todo do nosso ser abraçando tudo o que Cristo é! A fé verdadeira é Cristo sendo inteiramente abraçado por minha mente, emoções e volição - todo o meu ser e não só parte dele.
Nesse momento, o Espírito Santo pode estar falando com você que diz crer em Cristo, mas tem o seu coração em suas próprias coisas – na sua namorada ou namorado, no seu carro, no seu emprego, na sua poupança, no seu futuro. Sua mente diz crer em Deus, mas seu coração não está nele. Ex: Filósofo, cientista e pescador.
O ponto é que você não precisa saber demais. Você precisa saber o básico, e então sentir e agir. Não adianta só conhecer e analisar ou dar uma aula a respeito e ganhar aplausos. Se você não agir em cima da verdade, você ainda não tem a fé que agrada a Deus.
Você ainda está morto em seus pecados e, se morrer hoje, irá para o inferno. Esse tipo de fé mental, o diabo e seus demônios também têm. O inferno está cheio de pessoas que creem em Deus e tremem.
Por isso, a fé verdadeira nos leva a entender, acreditar, emocionar-se, decidir, agir, receber, obedecer, rejeitar o pecado e a abraçar a justiça de Deus custe o que custar. Sim, há dias que Deus fala conosco e resistimos. Como Jonas, tentamos fugir. Mas se somos filhos de Deus, iremos nos arrepender e dizer “seja feita a sua vontade aqui na terra como no céu.”
Chega de viver este cristianismo mais ou menos, que não leva a lugar nenhum. As pessoas olham para sua vida e veem a maravilha de uma vida transformada por Deus? Ou você está empurrando Cristo com a barriga? Se sim, está perdendo o melhor da sua vida.
1.3. UMA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA
Terminamos este texto com uma demonstração prática da fé. Veja a fé demonstrada na vida de Noé em Hebreus 11:7
A. A experiência de Noé com Deus envolve, primeiro, conhecimento: “pela fé, Noé, quando avisado...” Deus falou a Noé coisas que haviam de vir. Falou da grande perversidade dos homens. “Você viu, Noé, as drogas, as bebidas, as músicas com linguajar chulo? Eu me arrependo de ter criado e vou extinguir a raça humana da face da terra. Quero que você construa uma grande arca e coloque nela um casal de cada tipo de animal.”
B. Agora, percebamos que isso não só entrou na cabeça de Noé, mas também desceu para seu coração (convicção, assensus). Seu coração foi inflamado pela verdade de Deus. Ele foi “movido por santo temor”. Quando Deus falou, aquilo mexeu com ele. Ele percebeu que não era brincadeira, não era algo que dava para simplesmente “pensar a respeito.”
C. Depois veio o compromisso – conhecimento, convicção, compromisso -, o aspecto volitivo da fé (fidúcia). “Movido por santo temor, Noé CONSTRUIU uma arca para salvar sua família.” Imagina a zombaria. “Noé, o que é isso no fundo do quintal? Não tem nem água aqui e você está ouvindo coisas! Não quer ir ao psiquiatra, não?
D. Mas um belo dia, o tempo fechou, o céu escureceu, a chuva começou a cair, os lençóis freáticos de toda Terra começaram a explodir e tudo começou a inundar.
E. Esse é o tipo de fé que Deus quer que você tenha; que você escute, sinta e obedeça. Você não precisa seguir as multidões e ser mais um neste mundo perdido. Você não precisa ser igual às pessoas do mundo que estão indo para o inferno. Se Deus o levou a ler este livro, escute a voz dele e, se você não crê, peça fé. Ore: “Deus, dá-me fé! Que esta verdade possa mexer meu coração e meu jeito de decidir e escolher.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more