SUA FAMILIA PODE SER FELIZ! Salmo 128
Sermon • Submitted
0 ratings
· 211 viewsNotes
Transcript
Grande ideia: Quando Deus é o centro da família, o testemunho a ser dado por todos é um só: “Que família feliz!”.
(Kaschel/ Oliveira Filho)
Que feliz é o lar em que Deus pode entrar,
e onde todos estão a crescer,
tendo um corpo que é são, que convém ao cristão,
para a glória de Deus promover!
1. O segredo: reverência diante do Senhor. (vv. 1,2)
(a) Esse salmo é continuação do anterior: “Bem-aventurado”.
C. H. Spurgeon:
Os caminhos de Deus são abençoados, e foram estabelecidos pelo Bendito, foram pisados por Ele em Quem somos abençoados. Eles são frequentados pelos abençoados, são providos com meios de benção, são revestidos com bençãos vigentes e levam às bençãos eternas. Quem não desejaria caminhar nelas?
(b) A reverência deve ser um modo de vida, um estilo de respeito humilde a Deus.
Deuteronômio 10:12-13
12 - Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 - Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
Eclesiastes 5:1
1 - GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
(c) O que implica “andar com Deus”?
Gênesis 5:24
24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Wilson Porte Jr.: Mas, o diferencial na vida de Enoque é o que está no início do verso 22: “Andou Enoque com Deus”. O que significa andar com Deus? Andar com Deus significa andar com pensamentos em Deus. Significa também andar com atos de amor pelo Senhor, dizendo não ao pecado e a tudo que sua geração lhe oferecia. Significa que o coração de Enoque estava o tempo todo em Deus.
(d) Fato é que:
João Calvino: Ainda que reunamos todas as circunstâncias que pareçam contribuir para uma vida feliz, nada será encontrado mais desejável do que viver abrigado sob a guarda divina.
(e) Explicando o “temor ao Senhor”:
J. Stephen Yuille: Em outras palavras, existe uma maneira errada e uma certa de temer a Deus: o temor ímpio e o temor piedoso. O temor ímpio procede de uma percepção errônea a respeito de Deus, ao passo que o temor piedoso procede de uma percepção correta a respeito de Deus. O temor ímpio nos faz fugir de Deus, ao passo que o temor piedoso nos faz correr para ele. O temor ímpio se baseia num relacionamento legal do qual queremos fugir, ao passo que o temor piedoso se baseia num relacionamento familiar que desejamos cultivar. Você entende?
(f) O resultado de uma vida de respeito pelo Senhor é o exercício de um trabalho bem-sucedido.
Eclesiastes 2:22-23
22 - Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
23 - Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
NVI:
Sl 128:2 Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
Sl 127:2 Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.
Gênesis 3:19
19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
II Tessalonicenses 3:10-12
10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 - Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 - A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
Efésios 4:28
28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
(g) O que implica esse: “tudo te irá bem”?
Isaías 3:10
10 - Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras.
Eclesiastes 8:12
12 - Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
2. O resultado: família abençoadora. (vv. 3-6)
(a) Um ambiente onde a feminilidade não é vivida no estigma da opressão, e nem do empoderamento.
ARA:
Sl 128:3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
(b) Ela será como “videira frutífera”:
Mattew Henry: Ela deve ser frutífera como a videira não só em filhos, mas também em frutos de sabedoria, justiça e boa administração, cujos ramos correm sobre o muro (Gn 49.22; Sl 80.11), como a videira frutífera, não obstruindo o chão nem produzindo uvas azedas ou uvas de Sodoma, mas fruto bom.
(c) Em contraste com a mulher tola de Provérbios:
Provérbios 7:10-11
10 - E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração.
11 - Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés.
(d) Os filhos que crescem na família do homem “que teme ao Senhor e anda em seus caminhos” cresce em volta da mesa.
Josué Gonçalves:
A crise na família, passa pela desvalorização e esvaziamento da mesa das refeições. Uma pesquisa afirma, que, neste ano, na Inglaterra, as lojas de móveis constataram um crescimento na venda de mesas de escritório em torno de 40%, enquanto que a venda de mesas de jantar caiu 8%. O número de famílias na Inglaterra que já não têm mesa de jantar é de 25%.
No Brasil, 40% das famílias não participam do jantar juntas. No Brasil, 70% das famílias fazem refeição com a TV ligada. Por que um dos objetivos do diabo é esvaziar a mesa e diminuir o significado da sua importância? Porque a mesa é um lugar de muita importância na construção da cultura nutridora de uma família.
(e) Ainda:
Mattew Henry: Os pais amam ter os filhos à volta da mesa, manter o prazer da conversa à mesa, ver os filhos saudáveis ansiando por alimento, e não por remédio, tê-los como plantas de oliveira, retas e verdes, absorvendo a seiva de sua boa educação e provavelmente, no devido tempo, ser úteis.
(f) O salmista insiste nesse ponto: procedendo assim, o homem será abençoado.
Salmos 115:12-14
12 - O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.
13 - Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes.
14 - O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos.
J. Stephen Yuille: Seu ponto é que o temor a Deus transforma as famílias. Ele humilha os soberbos, quebra o teimoso, e cura o ferido. Ele produz mansidão e incentiva o perdão. Uma família transformada é uma família frutífera.
(g) “Sião” e “Jerusalém” são símbolos do povo de Deus. A benção do Senhor sobre a família estende-se para alcançar toda a igreja.
Salmos 20:1-2
1 - O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
2 - Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
Salmos 87:2-3
2 - O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó.
3 - Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.)
Sendo citada mais de 150 vezes na Bíblia, a palavra “Sião” essencialmente significa “fortificação”. Na Bíblia, Sião é a cidade de Davi e a cidade de Deus. À medida que a Bíblia progride, a palavra Sião deixa de se referir à cidade física e passa a assumir um contexto espiritual.
I Pedro 2:6
6 - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
Apocalipse 21:2
2 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
(h) E há uma referência aqui aos netos: “filhos de teus filhos”.
Charles Swindoll: Agora, em seu versículo final, os netos entram em cena. Você, o avô ou avó, os vê, e testemunha um investimento na segunda geração. Os seus próprios filhos transmitem um treinamento similar, de modo que toda a nação beneficia-se e é abençoada, porque o senhor, originalmente, estava no centro de sua casa.
C. H. Spurgeon:
Este é um grande prazer. Os homens vivem suas jovens vidas uma segunda vez em seus netos. Salomão não disse: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos”? Pois o são. O bom homem se alegra por uma linhagem piedosa que se continua; ele regozija na crença que outras casas tão felizes quanto a dele serão edificadas onde altares à glória de Deus soltarão a fumaça do sacrifício da manhã e da noite. Esta promessa sugere vida longa e essa vida considerada feliz por ser continuada em nossa descendência. É um símbolo da imortalidade do homem o fato de ele obter alegria da extensão de sua vida na vida de seus descendentes.
3. Outras aplicações:
(a) O temor reverente ao Senhor precisa estar na essência do homem de Deus.
Miquéias 6:8
8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
Salmos 34:10
10 - Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.
(b) A conduta do crente dentro de casa precisa refletir em quem ele é fora de casa.
Billy Graham: Nossos lares sofrem. O divórcio atingiu proporções epidêmicas. Quando a moral da sociedade é abalada, a família é a primeira a sofrer. O lar é a unidade básica de nossa sociedade, e uma nação somente é tão forte quanto os seus lares. A destruição de um lar não é uma manchete jornalística, normalmente, mas destrói, como cupins, a estrutura da nação.
(c) A felicidade não deve ser uma busca, mas uma consequência na vida do homem de Deus.
C. S. Lewis: O que chamaríamos aqui e agora de nossa "felicidade" não é o alvo principal que Deus tem em vista: mas, quando formos aquilo que Ele pode amar sem impedimento, seremos de fato felizes.
J. Stephen Yuille: Mas eis o que as engana: a felicidade não é encontrada em condições e circunstâncias que sempre mudam, mas sim num Deus que nunca muda.
(d) Dentro da casa dos crentes deve florescer vida e fertilidade. Isto é, todos precisam se sentir “em casa” dentro da casa.
Provérbios 19:14
14 - A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.
Salmos 144:12
12 - Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;
Provérbios 31:28-30
28 - Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 - Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 - Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
(e) A família só é completada com a chegada dos filhos. E com os netos, a família fica preenchida em graça e alegria.
Deuteronômio 6:1-2
1 - ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
2 - Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Jeremias 32:39
39 - E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.
Ilustr.
Um rei tinha uma filha. Quando ela cresceu e se tornou uma linda jovem, um rapaz candidatou-se a casar com ela, por conta de ser um bravo cavaleiro, de família nobre e inteligente – digno, portanto de fazer parte da família do rei. O rei, cauteloso, decidiu testar o jovem, não com uma batalha, mas com um desafio diferente.
Chamou-o e mandou que se preparasse para uma viagem longa e perigosa até um reino vizinho. Preparado, o jovem apresentou-se ao rei, que lhe deu um bilhete, um cavalo e um pacote de diamantes. Disse-lhe apenas “leva este bilhete ao rei, ele te dirá o que fazer”. E acrescentou: Atenção: TOME CONTA DO MAIS IMPORTANTE!!!”
Ao sair dali o jovem dedicou-se aquela missão com todo seu vigor. Costurou o bilhete em seu casaco, pôs os diamantes na sola de suas botas e preparou a cela no cavalo.
Viajou sem dormir até que chegou ao destino, entregou o bilhete ao rei e aguardou suas novas ordens. O rei abriu o bilhete, leu seu conteúdo, rabiscou alguma coisa sobre ele, fechou-o e disse “apressa-te em retornar, meu rapaz!”. O jovem quis mostrar-lhe os diamantes, mas o rei nem quis vez. E assim se fez.
De tanto cavalgar o cavalo estava completamente exausto e estropiado, mas venceu a jornada. O jovem chegou de volta ao futuro sogro e apresentou-se dizendo: – “entreguei o bilhete, não perdi nenhum diamante, mas o cavalo era meio fraco e quase morreu. Cuidei do mais importante, como me ordenaste, ó rei.”.
O rei entristecido abriu o bilhete e leu ao jovem onde dizia: “Querido irmão, saúde! Este moço anseia casar-se com tua sobrinha e estou a testá-lo. Dei a ele meu melhor cavalo e algumas pedras sem valor. Se ele te pedir cuidados para os cavalos, está bem assim. Se ele só tiver olhos para os “diamantes”, é um ganancioso materialista, então manda-o de volta.”
O mais importante era o cavalo! A VIDA sempre é o mais importante!