A vida de Salomão
EBD - História de Israel parte II • Sermon • Submitted
0 ratings
· 78 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Quem foi Salomão? Que Livros escreveu? Provérbios, Cantares, Eclesiastes e 2 Salmos 72 e 127
Bom dia irmãos, dando sequência a nossa série de mensagens sobre os primeiros reis de Israel, chegamos na vez de Salomão. Salomão é um dos filhos de Davi, filho de Bate Seba e aquele que foi escolhido por Davi e ungido pelo profeta Natã para que herdasse o governo de Israel.
Ele é o autor do livro de Provérbios, Eclesiastes, Cantares, além de 2 Salmos, 72 e 127.
Passagem de liderança conturbada. Filhos desviados consequências do pecado de Davi. Absalão persegue o Pai, Salomão mata Adonias
A passagem do trono de Davi foi bem conturbada, a Bíblia deixa claro que as consequências de toda a confusão que ocorreu com os filhos de Davi ocorreram devido ao seu pecado. Por isso Davi foi perseguido por um de seus filhos (Absalão), Adonias tenta usurpar o trono de Salomão e Salomão manda matar Adonias. Ou seja, uma grande bagunça, consequência do pecado estava ocorrendo quando Salomão assume o trono.
3 destaques que todos lembram: Muito sábio; Muito Rico; Muitas Mulheres
Quando pensamos na vida de Salomão e em quem ele foi, normalmente nos vem rapidamente a mente 3 características muito própria dele. 1- Foi um homem muito sábio; 2- Foi um homem muito rico, o mais rico de todo o mundo existente em sua época; 3- Foi um homem que teve muitas mulheres. E pensando em cima dessas grandes características bem conhecidas de Salomão é que eu quero refletir hoje.
Sabedoria de Salomão
Sabedoria de Salomão
Sabedoria - Humildade, Soberania de Deus
1 Reis 3.3-14
Que não queria estar no lugar de Salomão? Podia pedir sucesso, vingança contra os inimigos, poder
Salomão estava no início do seu reinado e em sonhos Deus aparece para ele e lhe pergunta o que ele desejava. Ele podia pedir o que quisesse e lhe seria dado. Quando vemos essa passagem tendemos até a ficar com um pouco de “inveja” de Salomão. Porque Deus não faz isso comigo, tenho tantas coisas que poderia pedir. Poderia pedir saúde, dinheiro, felicidade para sempre dentre outras coisas.
Salomão também podia pedir todas essas coisas, além disso podia também pedir vingança contra os povos inimigos, ou uma supremacia sobre todos eles, o que o tornaria o homem mais importante do mundo, mas como sabemos, pediu sabedoria.
Mas antes de entrarmos nos motivos pelos quais Salomão pediu sabedoria a Deus, vamos voltar um pouquinho na “inveja” que podemos sentir ao ver a situação de Salomão. Lá no livro de João, Jesus diz que podemos pedir qualquer coisa no nome Dele e Ele fará.
Aplicação para nós podermos pedir o que quisermos
João 14.13–14 (NAA)
“E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
Mas o próprio João explica lá em 1Jo 5.14 , que esses pedidos precisam estar de acordo com a vontade de Deus para serem realizados.
Pedidos precisam estar de acordo com a vontade de Deus
1João 5.14 (NAA)
“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
Assim também foi com Salomão, é interessante que a grande maioria das traduções bíblicas informam apenas que Deus questiona “oque você quer que Eu lhe dÊ?”, somente a NVI que acrescenta que qualquer coisa que ele pedisse lhe seria dado. Mas mesmo assim, como o texto de João, qualquer coisa que estivesse de acordo com a vontade de Deus. Tenho certeza que se Salomão pedisse para que Deus matasse todo o povo de Israel Deus não faria, pois isso iria contra as suas promessas.
Salomão pede a Deus sabedoria e recebe, e a boa notícia que eu trago para os irmãos é que nós também podemos ser abençoados como Salomão. Tiago diz lá em sua carta:
Também podemos pedir sabedoria
Tiago 1.5 (NAA)
“Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.”
E o próprio Salomão confirma em um de seus provérbios, que a sabedoria verdadeira vem do Senhor.
Provérbios 2.6 (NAA)
“Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.”
Ou seja, podemos e devemos clamar a Deus por sabedoria. Se a Bíblia nos garante que Deus nos dá tudo aquilo que estiver de acordo com a vontade Dele e sabemos que sabedoria é uma dessas coisas que sempre será da vontade do Senhor, não precisamos ficar “na vontade” de ser como Salomão, devemos pedir sabedoria divina em todas as áreas da nossa vida. Profissional, Familiar, Financeira, Estudantil. Pedir sabedoria nunca será demais!
Devemos pedir a Deus por sabedoria em todas as áreas da nossa vida e ele nos dará abundantemente
Agora sim vamos voltar as características que levaram Salomão a pedir sabedoria e ser abençoado por Deus.
Características de um sábio - humildade e submissão
Características de um sábio - humildade e submissão
Salomão demonstra humildade ao pedir sabedoria
Podia dar uma “carteirada” para continuar governando, mas se assume uma criança diante de Deus
1- O pedido de sabedoria de Salomão demonstra humildade. Salomão era filho de Davi, era aquele que havia sido designado pelo grande rei Davi para herdar o trono. Havia sido ungido pelo profeta Natã. Havia acabado de matar seu irmão e inimigos próximos que tentavam tomar o trono. Ou seja, Salomão estava com a “faca e o queijo na mão”. Tinha os requisitos para não ser questionado e governar sozinho sobre o povo.
Mas ele se reconhece como uma “criança” para governar o povo e clama a Deus por sabedoria para se tornar melhor preparado.
Mundo onde todos sabem e ensinam de tudo
Para sermos pessoas sábias precisamos ser pessoas humildes. Vivemos em um mundo em que todos são peritos e formados em todos os assuntos. É só mudar o assunto da moda que as mesmas pessoas vão se tornando peritos em novos assuntos. Na época da pandemia todo mundo era médico e cientista, depois todo mundo virou perito em guerras, depois todo mundo virou cientista político e agora todo mundo vai virar técnico da seleção.
A facilidade em se expressar nas redes sociais contribui com isso, ali todo mundo lê um pouquinho de cada coisa e já esta pronto e formado para escrever suas teses.
- A Palavra de Deus é clara ao nos dizer, “sejam prontos para ouvir e tardios para falar”.
Quer ser uma pessoa sábia sobre qualquer assunto, seja humilde o suficiente para reconhecer que existem outras pessoas que sabem mais do que você e esteja pronto para aprender com elas. O livro nos conta que Salomão falou sobre todas as coisas e assuntos, mas isso só aconteceu porque ele foi humilde antes de tudo.
Salomão sabia sobre muitos assuntos, pois foi humilde e busco aprender
“1Reis 4.33–34 (NAA)
Falou sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota dos muros; também falou sobre os animais e as aves, os animais que rastejam e os peixes.
De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e também mensageiros de todos os reis da terra que tinham ouvido falar da sua sabedoria.”
2 - Para ser sábio, reconheça que a sabedoria vem apenas do Senhor. No versículo 6 Salomão reconhece que Deus havia sido muito bondoso com seu pai Davi e somente por isso ele havia tido o reinado que teve e por isso ele estava ali. Salomão reconhece que sem Deus ele não seria capaz de nada e em outras palavras esta dizendo: “Preciso de Ti para governar este povo, sem o Senhor eu não consigo”.
Salomão demonstra submissão ao declarar que Davi havia feito um bom governo somente porque Deus havia sido bondoso com ele
Para sermos sábios devemos sempre reconhecer que a sabedoria vem de Deus e dependemos dele
É isso que devemos fazer ao pedirmos sabedoria para Deus nas nossas vidas. Senhor, me ajude a ser um melhor pai, um melhor esposo, uma melhor mulher, sem o Senhor eu não consigo, somente através da tua bondade conseguirei ter sucesso onde estiver.
Mais pra frente Salomão conclui que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
- Temor não é medo, temor é submissão por reconhecimento da soberania divina, é saber quem é Deus e tudo o que Ele representa para nós.
“Provérbios 9.10 (NAA)
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.”
A riqueza e as mulheres de Salomão
A riqueza e as mulheres de Salomão
Capítulos 4 e 11 mostram bem sobre esses temas
Pensamos que o dinheiro, sexo e poder corrompe as pessoas
Normalmente costumamos ouvir que o dinheiro corrompe as pessoas, e realmente isso acontece com bastante frequência, a própria Bíblia possui diversos versículos que questionam as consequências que o amor ao dinheiro pode causar em nós.
E quando pensamos na história de Salomão, também é comum acreditarmos que o dinheiro, sexo e poder corromperam o reinado dele, que havia começado muito bom ao lado de Deus. Porém não é bem assim que ocorreu a história. Alguns sinais que Salomão dava, mesmo antes de todo poder e riqueza, demonstravam que ele tinha algo muito parecido com todos nós. Como vimos, era um homem que buscava a Deus, mas também era um homem que possuía suas fraquezas e dificuldades. Amava a Deus, mas também possuía outros amores, que poderiam destruir sua liderança espiritual.
Salomão era muito parecido como todos nós, amava a Deus, mas também amava seus pecados e tinha suas lutas e fraquezas
Nos versículos 1 e 2 vemos que antes mesmo de ter poder e glória, Salomão já havia se casado com a filha do faraó. Casamentos naquela época significavam alianças políticas, econômicas e militares. E logo de cara Salomão já se preocupa demais com qual caminho seguir e comete o erro de se casar com a filha do Faraó egípcio, se une logo com o povo inimigo de Israel, que havia feito Israel de escravo por 400 anos. Isso era pecado, isso era uma afronta para o povo. Deus já havia deixado muito claro que não era sua vontade que o povo de Israel se misturasse com outros povos e logo de cara Salomão já faz isso.
Antes de tudo Salomão se casa com a filha do faraó egípcio. Casamento significava aliança política, militar e econômica.
Salomão já começa pelo caminho errado, com medo das consequências que seu reinado poderia ter.
Continuando o versículo 2 fiz que o povo oferecia sacrifícios nos lugares altos pois ainda não havia sido edificado o templo. Esses lugares altos eram locais onde povos pagãos ofereciam os sacrifícios para os seus deuses normalmente. Pelo fato de naquele período o povo de Israel ter dominado vários povos, Salomão permite que o povo se aproveitasse desses locais para adorar a Deus neles mesmos. Porém isso não agradava a Deus, Deus tolerava, pois no fim ainda o estavam adorando, mesmo que fosse no local errado, mas a vontade Dele era que os sacrifícios, os holocaustos fossem feitos na tenda do encontro no acampamento de Israel em Jerusalém. Mas Salomão para não desagradar o povo e deixar até mesmo a logística mais fácil, permite que o povo adore nesses lugares.
Em segundo lugar ele permite que o povo continue adorando nos lugares altos.
Salomão prefere não cumprir a risca a lei de Deus, da brecha para que o pecado não seja cortado pela raiz.
Enfim, mencionei esses dois pontos para mostrar a semelhança de Salomão conosco. Muitos olham e culpam o dinheiro, o poder, as mulheres que Salomão teve como responsáveis pelos seus erros, mas na verdade ele já tinha os seus pecados antes de tudo isso. As vezes olhamos para pessoas que estão em posições superiores as nossas e falamos: “Ah, se eu tiver esse dinheiro, esse cargo, esse poder, não iria me corromper ou errar desse jeito.” Apenas apontamos o dedo pois não temos essas coisas e fica fácil de falar. Mas e no pouco? Como estamos agindo? Como tem sido a nossa liberdade com o pecado? Como estamos lidando com a mistura do sagrado e o profano? Estamos sendo tolerantes com o pecado em busca de não desagradar os outros?
Costumamos olhar para pessoas em cargos superiores ou com mais dinheiro que nós e as vezes acusamos que foi corrompida pelo cargo.
E nós, com o pouco, como estamos agindo? Estamos cortando o mal pela raiz para que ele não cresça ou estamos dando brecha para o diabo agira em nossas vidas através dessas nossas falhas?
É claro que o dinheiro, o poder e as mulheres contribuíram para a queda espiritual de Salomão. Ele sei deixou levar pelo dinheiro, se tornou o homem mais rico do mundo e os capítulos 6 e 7 de Reis mostram que acabou se preocupando mais com a construção do seu palácio do que com a edificação do templo. No fim da vida em Eclesiastes diz:
É claro que o dinheiro corrompeu Salomão, mas não pelo problema do dinheiro em si e sim por ele se deixar dominar por ele.
Eclesiastes 5.10 (NAA)
“Quem ama o dinheiro jamais se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca ficará satisfeito com o que ganha. Também isto é vaidade.”
Provérbios 15.16 (NAA)
“Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.”
Dinheiro não corrompe as pessoas, o que as corrompe é o seu próprio pecado, que é inflamado pelo dinheiro muitas vezes. Dinheiro é benção dada por Deus para ser usado da forma correta, para contribuirmos com a expansão do reino, para abençoarmos uns aos outros, para darmos momentos de alegria e felicidade para nossas famílias. Precisamos saber controlar.
Dinheiro é benção quando usado da forma correta
Da mesma forma as mulheres também contribuíram para a queda. O capítulo 11 deixa evidente o estrago que elas causaram na vida de Salomão. Assim como começou lá no início apenas com a filha do Faraó e com a permissão para adorarem a Deus nos locais impróprios, terminou se envolvendo com mais de mil mulheres, idolatrando vários de seus deuses e permitindo que todos adorassem quem quisessem debaixo do seu governo.
Da mesma forma não foram as mulheres que corromperam Salomão e sim sua permissão de brincar com o pecado sem achar que ele o dominaria. No fim seu reinado termina com cada um adorando o seu Deus
Conclusão
Conclusão
Reforçar que não são os fatores externos que corrompem e sim a própria natureza pecaminosa
Não podemos dar brecha e deixar o pecado se tornar normal em nossas vidas
Não podemos ser tolerantes com o pecado, mesmo quando o mundo ao nosso redor nos induzir a isso
O pecado, assim como levou Salomão o homem mais sábio do mundo, também pode nos levar ladeira a baixo pouco a pouco.
Devemos pedir sabedoria a Deus constantemente em nossas vidas, com humildade e submissão.
Queria que ficasse na memória dos irmãos que a culpa da queda de Salomão não foi do dinheiro, nem do poder, nem das mulheres. Foi dele próprio, ao desde o início dar brecha para o pecado e permitir que o diabo agisse em sua vida em locais que ele era diretamente tentado. Assim como qualquer um de nós, Salomão lutou contra suas tentações e falhas desde o início, e seu grande erro foi permitir que o pecado entrasse e fizesse morada em seu coração. De uma mulher, passaram para mil. De um homem extremamente sábio, passou-se a um homem que era controlado pelo dinheiro e ambição. E do medo de desagradar o povo por “pequenas coisas” que não pareciam “tão erradas”, no fim do seu reinado todo mundo ta adorando quem quiser. Termino a mensagem de hoje convidando você para refletir em quais são as pequenas coisas que você tem permitido que faça morada em sua vida. Se Salomão que era Salomão, o homem mais sábio de todos, caiu nas tentações, porque nós não podemos cair? Não podemos ser tolerantes com o pecado, precisamos cortá-lo pela raiz, não podemos nos acostumar com ele, devemos nos constranger toda vez que pecarmos. Pedindo sabedoria a Deus para que Ele nos capacite, com a ação do Espírito Santo a superá-los.
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.