Bechukotái

Parashot  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
חֶֽסֶד וְשָׁל֣וֹם
20 de Iyar de 5782 - 21/maio/2022. Parashat nº 33, Bechukotái, Vayikra 26:3-27:34.
Levítico 26.4–13 LHB
וְנָתַתִּ֥י גִשְׁמֵיכֶ֖ם בְּעִתָּ֑ם וְנָתְנָ֤ה הָאָ֙רֶץ֙ יְבוּלָ֔הּ וְעֵ֥ץ הַשָּׂדֶ֖ה יִתֵּ֥ן פִּרְיֽוֹ׃ וְהִשִּׂ֨יג לָכֶ֥ם דַּ֙יִשׁ֙ אֶת־בָּצִ֔יר וּבָצִ֖יר יַשִּׂ֣יג אֶת־זָ֑רַע וַאֲכַלְתֶּ֤ם לַחְמְכֶם֙ לָשֹׂ֔בַע וִֽישַׁבְתֶּ֥ם לָבֶ֖טַח בְּאַרְצְכֶֽם׃ וְנָתַתִּ֤י שָׁלוֹם֙ בָּאָ֔רֶץ וּשְׁכַבְתֶּ֖ם וְאֵ֣ין מַחֲרִ֑יד וְהִשְׁבַּתִּ֞י חַיָּ֤ה רָעָה֙ מִן־הָאָ֔רֶץ וְחֶ֖רֶב לֹא־תַעֲבֹ֥ר בְּאַרְצְכֶֽם׃ וּרְדַפְתֶּ֖ם אֶת־אֹיְבֵיכֶ֑ם וְנָפְל֥וּ לִפְנֵיכֶ֖ם לֶחָֽרֶב׃ וְרָדְפוּ֙ מִכֶּ֤ם חֲמִשָּׁה֙ מֵאָ֔ה וּמֵאָ֥ה מִכֶּ֖ם רְבָבָ֣ה יִרְדֹּ֑פוּ וְנָפְל֧וּ אֹיְבֵיכֶ֛ם לִפְנֵיכֶ֖ם לֶחָֽרֶב׃ וּפָנִ֣יתִי אֲלֵיכֶ֔ם וְהִפְרֵיתִ֣י אֶתְכֶ֔ם וְהִרְבֵּיתִ֖י אֶתְכֶ֑ם וַהֲקִימֹתִ֥י אֶת־בְּרִיתִ֖י אִתְּכֶֽם׃ וַאֲכַלְתֶּ֥ם יָשָׁ֖ן נוֹשָׁ֑ן וְיָשָׁ֕ן מִפְּנֵ֥י חָדָ֖שׁ תּוֹצִֽיאוּ׃ וְנָתַתִּ֥י מִשְׁכָּנִ֖י בְּתוֹכְכֶ֑ם וְלֹֽא־תִגְעַ֥ל נַפְשִׁ֖י אֶתְכֶֽם׃ וְהִתְהַלַּכְתִּי֙ בְּת֣וֹכְכֶ֔ם וְהָיִ֥יתִי לָכֶ֖ם לֵֽאלֹהִ֑ים וְאַתֶּ֖ם תִּהְיוּ־לִ֥י לְעָֽם׃ אֲנִ֞י יְהוָ֣ה אֱלֹֽהֵיכֶ֗ם אֲשֶׁ֨ר הוֹצֵ֤אתִי אֶתְכֶם֙ מֵאֶ֣רֶץ מִצְרַ֔יִם מִֽהְיֹ֥ת לָהֶ֖ם עֲבָדִ֑ים וָאֶשְׁבֹּר֙ מֹטֹ֣ת עֻלְּכֶ֔ם וָאוֹלֵ֥ךְ אֶתְכֶ֖ם קֽוֹמְמִיּֽוּת׃
Levítico 26.4–13 RA
então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto. A debulha se estenderá até à vindima, e a vindima, até à sementeira; comereis o vosso pão a fartar e habitareis seguros na vossa terra. Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante; farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. Perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. Para vós outros olharei, e vos farei fecundos, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco. Comereis o velho da colheita anterior e, para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho. Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos aborrecerá. Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

Parashat

Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes. Isso vem a ser a observância meticulosa deles, não mecânica. O Rabino Sforno em seu comentário da Torá¹, afirma que o conteúdo do texto é:
“Se vocês se conduzirem de acordo com a parte prática da Minha Torá, ou seja, o cumprimento de mandamentos que exigem ações, e vocês estudarem essas leis para entender seu propósito e para dar significado ao desempenho dessas leis.”
Ramban diz que HaShem promete a bênção da chuva primeiro “porque se elas vierem em sua estação apropriada, o ar é puro e bom e as fontes e rios são bons [limpos], e assim [a chuva] é uma [primeira] causa de saúde física, e toda a produção aumentará e será abençoada por ela...”²
Lembro quando era pastor na região sul da Bahia, na região de plantação de cacau. Quando mudei para o nordeste do estado, cheguei na época seca do ano. No primeiro período de chuva, percebia a diferença...
Não só os Israelitas teriam a segurança e força, como também não estriam no meio de nenhum conflito. “Pela vossa terra não passará espada” Quantos morrem hoje porque estão no caminho de um conflito...
A confirmação da aliança implica na principal bênção: fazer parte do povo e ser herdeiro da promessa.
Maldições
Levítico 26.14–16 RA
Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança, então, eu vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que fazem desaparecer o lustre dos olhos e definhar a vida; e semeareis debalde a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão.
Um cenário trágico é previsto onde não só a bênção é retirada como também a maldição é acrescentada.
Recomeço
Levítico 26.40–46 RA
Mas, se confessarem a sua iniquidade e a iniquidade de seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim, como também confessarem que andaram contrariamente para comigo, pelo que também fui contrário a eles e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniquidade, então, me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei. Mas a terra na sua assolação, deixada por eles, folgará nos seus sábados; e tomarão eles por bem o castigo da sua iniquidade, visto que rejeitaram os meus juízos e a sua alma se aborreceu dos meus estatutos. Mesmo assim, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecerei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor, seu Deus. Antes, por amor deles, me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito à vista das nações, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor. São estes os estatutos, juízos e leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.

A parashá da semana me ensinou sobre um Deus pronto a abençoar; justo ao amaldiçoar e disposto a recomeçar!

Andar com Deus e receber a bênção e afastar-se dEle e viver a maldição é um princípio bíblico.

Haftarah

Jeremias 17.5–8 RA
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

Aquilo que foi dito da nação se mostra um princípio quando ouvimos o profeta falar do indivíduo!

B’rit Hadashah

João 14.15–21 RA
Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
Você consegue imaginar maior bênção que essa? Sempre penso em minha relação com meu filho como um exemplo de minha vida com o Eterno. Eu amo meu filho. Se ele estivesse em uma cama eu o amaria. Se não falasse eu o amaria. Quando me desobedece eu o amo, mas castigo. Quando faz o que eu digo, eu o amo e me alegro muito com sua obediência, principalmente quando é uma resposta carinhosa.
Voltando a Sforno, “não é uma relação mecânica, é entender seu propósito e para dar significado ao desempenho dessas leis.”

Além de Lv 26, hoje, o Ruah HaQodesh é a bênção de HaShem, por meio de Yeshua a quem o ama e guarda seus mandamentos!

“Se andares em meus estatutos...” Experimente!
שַׁבָּת שָׁלוֹם
Shabat Shalom
¹ Disponível em: <https://www.sefaria.org/Leviticus.26.3?ven=The_Contemporary_Torah,_Jewish_Publication_Societ y,_2006&vhe=Miqra_according_to_the_Masorah&lang=bi&with=Sforno&lang2=en>. Acesso em 20/mai/2022. Ovadia ben Jacob Sforno (Obadja Sforno, Hebrew: עובדיה ספורנו) foi um rabino italiano, comentarista bíblico, filósofo e físico. Nasceu em Cesena, em torno de 1475, e morreu em Bologna em 1550. ² Disponível em: <https://www.sefaria.org/Leviticus.26.4?ven=The_Contemporary_Torah,_Jewish_Publication_Societ y,_2006&vhe=Miqra_according_to_the_Masorah&lang=bi&with=Ramban&lang2=en>. Acesso em: 20/mai/2022. Rabi Moshe ben Nachman, ou Nachmánides, (1194-1270), mais conhecido por seu acrônimo Ramban (hebraico: רמב"ן) foi um rabino catalão, um médico e um grande conhecedor da Torá. Interessava-se pelo misticismo judeu, a cabala.
Soli Deo gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.