Pekudei

Parashot  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript
חֶֽסֶד וְשָׁל֣וֹם
2/adar II/5782 - 3/mar/2022. Parashat nº 23, Pekudei, Shemot 23:1-25:18.
Parashat Pekudei é a última de Shemot e é o relatório de como foi usado o valor doado ao tabernáculo. Por que Moisés precisava dar relatório?
No site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em matéria de nov/2020, a presidente da instituição afirma que nosso país perde 200 bilhões por ano com desvios. Para comparar, os investimentos públicos em saúde, educação e segurança em 2019 forma de 228 bilhões. (amb.com.br).
A Parashat nos ensina lições sobre uma conduta anticorrupção.

Parashat

Ex 38:21 (BH) “Estas são as contas para o tabernáculo, o Tabernáculo do testemunho, que foram enumeradas por ordem de Moisés, para o serviço dos levitas, através de Itamar ben Aarão, o sacerdote.”
O Sentido do verbo פְקוּדֵ֤י é o de cumprir uma obrigação quando em posição de liderança e a forma qal – a que aparece no texto – pode significar uma inspeção cuidadosa, reunir, instruir, ou ver algo.¹
Uma ênfase é dada no tabernáculo. Ele é chamado de “tabernáculo do testemunho.” Isso porque as tábuas da lei testemunhavam e eram o “penhor material” de que o Eterno estaria presente com Seu povo e a ele mostraria graça e justiça (kEIL & DELITZSCH, 1996, pág. 483-484). A Midrash Tanchuma, Pekudei 6:1 diz que “O Tabernáculo dá testemunho ao mundo inteiro de que Ele os perdoou pelo episódio do bezerro de ouro.”²
1.3. Por que um homem acima de qualquer suspeita precisava dar relatório de seus gastos? Esta é uma lição de transparência e honestidade.

Moisés nos ensina a honestidade com as coisas santas!

O R. Efraim Bibojm conta que o Talmud ilustra a honestidade com a história de uma festa em que um copo de prata some e durante a investigação um dos convidados acusa alguém que depois de pressionado, confessa o crime. Perguntado como e o convidado tinha a certeza de que era aquele o culpado ele disse: “eu vi quando ele lavou as mãos e enxugou nas roupas de outra pessoa. Alguém que não tem o mínimo de respeito pelo que é dos outros mostra nos detalhes sua desonestidade.
Isso ainda fica claro na contagem da doação da prata.
A prata do tabernáculo.
Dos vv. 24-30 estão as descrições dos 29 talentos e 730 siclos de ouro e dos 70 talentos e 2.400 siclos de bronze. Vamos ler os versos 25-28 que tratam sobre a quantidade de prata.
25 וְכֶסֶף פְּקוּדֵי הָעֵדָה מְאַת כִּכָּר וְאֶלֶף וּשְׁבַע מֵאוֹת וַחֲמִשָּׁה וְשִׁבְעִים שֶׁקֶל בְּשֶׁקֶל הַקֹּדֶשׁ׃
26 בֶּקַע לַגֻּלְגֹּלֶת מַחֲצִית הַשֶּׁקֶל בְּשֶׁקֶל הַקֹּדֶשׁ לְכֹל הָעֹבֵר עַל־הַפְּקֻדִים מִבֶּן עֶשְׂרִים שָׁנָה וָמַעְלָה לְשֵׁשׁ־מֵאוֹת אֶלֶף וּשְׁלֹשֶׁת אֲלָפִים וַחֲמֵשׁ מֵאוֹת וַחֲמִשִּׁים׃
27 וַיְהִי מְאַת כִּכַּר הַכֶּסֶף לָצֶקֶת אֵת אַדְנֵי הַקֹּדֶשׁ וְאֵת אַדְנֵי הַפָּרֹכֶת מְאַת אֲדָנִים לִמְאַת הַכִּכָּר כִּכָּר לָאָדֶן׃
28 וְאֶת־הָאֶלֶף וּשְׁבַע הַמֵּאוֹת וַחֲמִשָּׁה וְשִׁבְעִים עָשָׂה וָוִים לָעַמּוּדִים וְצִפָּה רָאשֵׁיהֶם וְחִשַּׁק אֹתָם׃
Ex 38:25-28 (BH)25 E a prata dos arrolados da congregação, 100 talentos, e 1.775 siclos, em siclo de santidade. 26 Uma béca por cabeça, isto é, metade do siclo, em siclo de santidade, de todos aqueles que eram arrolados, de 20 anos de idade e para cima, que foram 603.540 [603.550]. 27 E empregaram-se 100 talentos, um talento para cada ase; 28 e dos 1.775 siclos fez capitéis para as colunas, e cobriu suas cabeceiras e as cercou.”
Em Shemot 30:11-16 está escrito os detalhes do valor pago. Esse foi o imposto pago por Yeshua no episódio de Mt 17:24-27.
Mateus 17.24–27 RA
Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.
Esse imposto não era obrigatório como o dízimo, mas era um dever religioso. Como outras moedas circulavam no cotidiano e o imposto deveria ser pago na moeda religiosa “aqueles que recebiam o tributo trocavam a moeda do reino pela moeda do templo, obtendo um lucro em cada transação.” John Hannah em seu comentário sobre o livro do Êxodo fez os cálculos e afirma que os 100 talentos e 1.775 siclos totalizam “603.550 meio shekels. Isso significa que cada um dos 603.550 homens com 20 anos de idade ou mais pagou exatamente meio shekel conforme especificado para a ‘oferta do censo’.”

Lidar honestamente com o que é santo não nos tira a necessidade de ser transparentes!

Levamos essa lição para o cotidiano e, mesmo no que é pequeno e de pouco valor vamos glorificar ao Eterno.
שַׁבָּת שָׁלוֹם
Shabat Shalom ¹ “The core sense of this verb has to do with fulfilling an obligation in a leadership role. The Qal form can mean to make a careful inspection (Psa 17:3), to muster (Josh 8:10), to instruct (Num 4:27–29), or simply to see something (Exod 3:16).” Randall Merrill, “Authority”, ed. Douglas Mangum et al., Lexham Theological Wordbook, Lexham Bible Reference Series (Bellingham, WA: Lexham Press, 2014). ² <https://www.sefaria.org/Midrash_Tanchuma%2C_Pekudei.6.1?ven=Midrash_Tanhuma-Yelammed enu,_trans._Samuel_A._Berman&vhe=Midrash_Tanchuma_--_Torat_Emet&lang=en>. Acesso em: 4/mar/2022.
Referências: KEIL, Carl F. & DELIZSCH, Franz. Commentary on the Old Testament. vol. 1. Peabody, MA: Hendrickson, 1996.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.