Estudo 627 - Gratidão e Felicidade - Thanksgiving

Thanksgiving  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  26:05
0 ratings
· 60 views
Files
Notes
Transcript
GRATIDÃO E FELICIDADE
Luc 17.11–19 NAA
11 De caminho para Jerusalém, Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e gritaram: — Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós! 14 Ao vê-los, Jesus disse: — Vão e apresentem-se aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. E este era samaritano. 17 Então Jesus perguntou: — Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? 19 E lhe disse: — Levante-se e vá; a sua fé salvou você.

INTRODUÇÃO

A gratidão nos mostra o quanto nós somos abençoados. Quanto mais somos agradecidos, tanto mais nos damos conta de quantas bençãos nós temos. É incrível que na absoluta maioria das vezes, esse sentimento ou essa consciência, não acontece por acaso, ou seja, têm de ser provocados através de atos intencionais de buscar na memória as muitas bençãos que temos recebido.
Você desafia sua mente a lembrar de alguma coisa boa que Deus lhe tenha feito, e então começa a lembrar de uma benção e depois de outra e de outra, e assim você, mais uma vez, se dá conta de que não é capaz de lembrar de todas elas e que seria impossível contá-las como no refrão do conhecido hino:
Conta as bênçãos, conta quantas sã, Recebidas da divina mão, Uma a uma, dize-as de uma vez, Hás de ver surpreso quanto Deus já fez
É muito importante lembrar e agradecer, mas é muito mais importante ser uma pessoa agradecida. Fazer é sempre muito menos que ser, por isso a genuína gratidão nunca é um ato isolado, nunca é uma ação espontânea desconectada da razão – agir apenas é a agradecer simplesmente e, agradecer é muito diferente de ser uma pessoa agradecida.
Durante todo o mês de novembro estamos desafiando o seu coração a encontrar os nichos da gratidão dentro da sua alma. Desde a colonização dos Estados Unidos da América que os americanos estabeleceram um dia no ano para agradecerem a Deus pelas bençãos recebidas. O reconhecimento dessas bençãos estava muito ligado à colheita daquele ano. Era a lembrança da recomendação bíblica:
Colossiens 3.15 NAA
15 Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos.
Por que não somos muito mais agradecidos? Quem é mais agradecido é mais feliz!
Desfrute!

A VÉSPERA DA INGRATIDÃO

O benefício é a véspera da ingratidão”

Muitos não se sentem incentivados a beneficiar alguém justamente por temer que tal benefício se torne em gesto de ingratidão. Infelizmente, muitas vezes, diante de tantas e tantas ingratidões, somos tentados a fazer ouvidos de mercador aos queixumes e às necessidades do nosso próximo. Esse procedimento, entretanto, é o pior que pode acontecer ao ser humano, principalmente o cristão.
Como, pastores, líderes, como pessoas, jamais poderemos negar a nossa ajuda a quem quer nos peça, independentemente se vamos ou não receber de volta a gratidão ou a ingratidão. O exemplo dado por Cristo, no caso dos dez leprosos, deixa bem claro o sentimento do homem. Dez pessoas foram curadas por Jesus, da mais terrível doença da época, cura conseguida apenas através da operação divina. Era uma graça, mesmo por eles, talvez jamais imaginada. Ao se apresentarem ao sacerdote, conforme a instrução de Jesus, se viram curados. Motivo da maior alegria.
Eles, os leprosos, em razão da enfermidade, deveriam viver separados da família, dos amigos da sociedade... Receberam, do médico dos médicos, a grande dádiva. Agora, saudáveis, podem voltar a conviver em sociedade, com e como pessoas normais.
Era motivo mais do que suficiente para empreender todos os esforços que se fizessem necessários, para com os corações agradecidos, apresentarem-se e caírem aos pés de Jesus, com os rostos em terra, como fez aquele samaritano e agradecer ao Senhor Jesus pelo milagre operado.
Quando Jesus viu aquele estrangeiro, que voltara para agradecer, perguntou: “... não foram dez, os curados...?”
Aquele agradecimento, sincero, pela cura física alcançada, mostrou que a fé dele ia além de apenas aquela cura, ele podia ver a glória celestial e, de fato, sua visão produziu algo muito maior, garantiu a ele entrada nas Mansões Celestiais, o perdão dos seus pecados, a salvação da sua alma.
O bem compensa. Fazer o bem compensa. Ser grato compensa. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse que quando eles faziam o bem aos necessitados, eles despertavam aqueles que haviam recebido a ajuda de um irmão, a consciência de ser agradecidos a Deus.
2 Corinthiens 9.11 NAA
11 Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus.
O cristão, de modo geral, tem o dever de ajudar, fazer o bem, prestar auxílio... Ainda que muitos continuem pagando com a ingratidão, todo o bem recebido, temos o dever de fazer o bem a todos, para isso fomos chamados, escolhidos, separados. A grande recompensa que esperamos, na verdade, não vem de homens e sim de Deus que é galardoador, mas se pela nossa bondade e generosidade alguém se volta para Deus e reconhece que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, do Pai das Luzes..., a nossa alegria e recompensa são ainda muito maiores!

A EXTENSÃO E A PROFUNDIDADE DA GRATIDÃO

Éphésiens 3.18 NAA
18 Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade
Talvez você nunca tenha parado para observar ou simplesmente meditar na dimensão da gratidão. A gratidão tem extensão, ela se estende ao norte e ao sul, ao leste e ao oeste e para todo o lado que você se vira, há uma razão para agradecer. Seja na saúde, ou na família, na vida profissional, emocional, psicológica, etc.
Da mesma forma a gratidão pode ser medida por profundidade; pode ser rasa, média ou profunda. Ou seja, ela pode ser da boca para fora, pode ser apenas formal ou pode vir de um coração verdadeiramente agradecido.

Uma gratidão extensa

Às vezes me pego meio bobo ou pelo menos infantil. Olhando um pôr do sol ou as árvores no caminho de casa, ou a beleza das flores quando vistas mais de perto e com mais atenção, ou ainda a beleza dos diferentes tons das folhas verdes de uma simples árvore, me emociono.
Então me pergunto: isso é tolice ou infantilidade? A resposta não é tão difícil, isso é gratidão!
Psaumes 92.1–2 NAA
1 Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, 2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,
Se a nossa gratidão é extensa, e se expande às extremidades, não somente do que temos, mas do que somos e até mesmo das nossas circunstâncias, vamos nos dar conta de que Deus é e faz muito mais do que nos havíamos dado conta, Deus é maravilhoso!
Cada ser humano na extensão das suas circunstâncias e conhecimento, pode externar uma gratidão por ser e ter. Um médico, por exemplo, que conhece a ciência do corpo humano. Seus mínimos detalhes e perfeição, sem dúvida, causam perplexidade até mesmo àqueles acostumados aos mistérios da ciência. E o que dizer do direito, da música, das construções, e da linda habilidade de se relacionar bem com as pessoas, mesmo que elas tenham um nível menor ou maior que o seu em alguma área da vida.
A vida tem desafios e eles podem significar coisas boas que ainda vão chegar.
Faça um exercício mental e vasculhe suas lembranças, seus conhecimentos e observe suas circunstâncias; vá às extremidades, busque no mais distante.
Observe as suas circunstâncias, separe os desafios, das boas coisas que já chegaram. Agora faça o exercício da gratidão por ser a pessoa que você é e estar onde você está, e por saber que você está em vantagem diante de muitas pessoas que não têm os privilégios que você tem.
Agora observe o que você aprendeu na vida, mesmo que você nunca tenha recebido um ensino formal, a vida, com certeza lhe ensinou e lhe ensina muita coisa. Agradeça a Deus pelo que você sabe, pelos erros que você não precisa cometer, pela ajuda que seus conhecimentos podem trazer a tanta gente.
Agradeça por TUDO, toda a extensão do que você é e do que você tem!

Uma gratidão profunda

qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. (Ênfase nossa).
A diferença entre a extensão e a profundida é que a extensão é intelectual, mas a profundidade da gratidão mergulha no coração.
O ex-leproso samaritano que voltou para agradecer, fê-lo com sentimento, com amor, com gratidão de alma e coração – a gratidão da alma reconhece o benefício e a do coração cria memória que dura para o resto da vida.
Uma das piores coisas que podem acontecer na sua vida é uma pessoa lhe agradecer mal, ou simplesmente não agradecer por algum bem que você lhe tenha proporcionado. Talvez você nem quisesse muito, um muito obrigado, já estava bom. Mas outras vezes o desdém toma o lugar da gratidão e o benefício é ferido pelo sentimento de desvalorização.
Uma senhora em posição de autoridade, deu, um jantar oficial, à primeira-dama do seu estado, uma joia comprada numa joalheria fina. No final do jantar a primeira-dama agradeceu: - muito obrigada pela lembrancinha...
A pessoa que a havia presenteado sentiu-se muito ofendida e magoada.
Será que às vezes, nós também não temos magoado o coração do nosso Deus, desdenhando das suas muitas bençãos por nós? Quantas bençãos deixamos de reconhecer? Quantas, até reconhecemos, mas nunca agradecemos, como se fosse obrigação de Deus nos abençoar com elas, por exemplo:
- O ar que respiramos;
- O sol de cada dia;
- A linda manhã;
E talvez escreveríamos páginas sem fim e nunca esgotaríamos o tanto que Deus nos fez!
De novo, o poeta escreveu: conta as bençãos, conta quantas são recebidas da Divina Mão. Uma a uma, dize-as de uma vez e hás de ver surpreso o quanto Deus já fez!
A profundidade da gratidão fala de um coração verdadeiramente agradecido.
Eu lamento muito pelas pessoas que não podem ver, que não podem ouvir, que não podem andar, e reconheço então agradecido, de maneira muito profunda, pelo o que eu posso ver, ouvir, por onde posso ir, mas especialmente por poder falar e expressar em palavras minha gratidão ao meu Deus e Pai Celestial.
A parecida infantilidade na gratidão é na verdade um nobre sentimento profundo que leva a reconhecer quem Deus é e o que o Senhor faz. Às vezes chego às lágrimas e não raro me alegro no Espírito e a minha alma louva e adora ao meu bom Deus que tudo criou.
Outro poeta disse:
O sol, a lua e mar e tudo o que neles háSão grandezas que criou o meu Deus para que tu e eu
São grandezas que criou o meu Deus para que tu e euPossamos desfrutar..
Possamos desfrutar...

A MAIOR GRATIDÃO

A maior gratidão vem do maior amor!
Jean 3.16 NAA
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Foi o Senhor Jesus Cristo quem nos abriu a porta para desfrutarmos de todas essas coisas maravilhosas.
Quando estamos aflitos e necessitados, e corremos aos pés do Senhor, nosso Deus responde com conforto, consolo, segurança e resposta às nossas súplicas. Mas Deus não é somente Deus dos vales, é também Deus dos montes!
É maravilhoso poder contar com a ajuda de Deus nos momentos difíceis da vida, mas há um oásis à sua disposição que a maioria das pessoas não conhece – celebrar nossas vitórias e desfrutar nossas bençãos com o Senhor Jesus Cristo!
Então, a maior gratidão, a gratidão mais exata, a gratidão mais perfeita e cheia de sabedoria e conhecimento, é aquela que reconhece que sem Jesus nunca poderíamos desfrutar a plenitude de das bençãos que Deus nos concedeu.

CONCLUSÃO

Agradeça!
Reconheça que você tem muito a agradecer, se conscientize da obrigação moral de agradecer, assimile a alegria de agradecer e desfrute de novo de cada benção que você está agradecendo, afinal, recordar é viver e gratidão é a memória do coração!
...e sede agradecidos.
Em Cristo,
Joel Freire CostaPastor
Pastor
Related Media
See more
Related Sermons
See more