Tsav

Parashot  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
חֶֽסֶד וְשָׁל֣וֹם
19/adar II/5782 - 19/mar/2022. Parashat nº 25, Tsav, Vayikra 6:1(8)-8:36.
Levítico 6.8–13 LHB
וַיְדַבֵּ֥ר יְהוָ֖ה אֶל־מֹשֶׁ֥ה לֵּאמֹֽר׃ צַ֤ו אֶֽת־אַהֲרֹן֙ וְאֶת־בָּנָ֣יו לֵאמֹ֔ר זֹ֥את תּוֹרַ֖ת הָעֹלָ֑ה הִ֣וא הָעֹלָ֡ה עַל֩ מוֹקְדָ֨ה עַל־הַמִּזְבֵּ֤חַ כָּל־הַלַּ֙יְלָה֙ עַד־הַבֹּ֔קֶר וְאֵ֥שׁ הַמִּזְבֵּ֖חַ תּ֥וּקַד בּֽוֹ׃ וְלָבַ֨שׁ הַכֹּהֵ֜ן מִדּ֣וֹ בַ֗ד וּמִֽכְנְסֵי־בַד֮ יִלְבַּ֣שׁ עַל־בְּשָׂרוֹ֒ וְהֵרִ֣ים אֶת־הַדֶּ֗שֶׁן אֲשֶׁ֨ר תֹּאכַ֥ל הָאֵ֛שׁ אֶת־הָעֹלָ֖ה עַל־הַמִּזְבֵּ֑חַ וְשָׂמ֕וֹ אֵ֖צֶל הַמִּזְבֵּֽחַ׃ וּפָשַׁט֙ אֶת־בְּגָדָ֔יו וְלָבַ֖שׁ בְּגָדִ֣ים אֲחֵרִ֑ים וְהוֹצִ֤יא אֶת־הַדֶּ֙שֶׁן֙ אֶל־מִח֣וּץ לַֽמַּחֲנֶ֔ה אֶל־מָק֖וֹם טָהֽוֹר׃ וְהָאֵ֨שׁ עַל־הַמִּזְבֵּ֤חַ תּֽוּקַד־בּוֹ֙ לֹ֣א תִכְבֶּ֔ה וּבִעֵ֨ר עָלֶ֧יהָ הַכֹּהֵ֛ן עֵצִ֖ים בַּבֹּ֣קֶר בַּבֹּ֑קֶר וְעָרַ֤ךְ עָלֶ֙יהָ֙ הָֽעֹלָ֔ה וְהִקְטִ֥יר עָלֶ֖יהָ חֶלְבֵ֥י הַשְּׁלָמִֽים׃ אֵ֗שׁ תָּמִ֛יד תּוּקַ֥ד עַל־הַמִּזְבֵּ֖חַ לֹ֥א תִכְבֶֽה׃
Levítico 6.8–13 RA
Disse mais o Senhor a Moisés: Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar. O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Parashat

A partir daí, podemos dividir o texto da semana em duas partes: [1] as ofertas de holocausto, manjares, consagração, pecado, culpa e pacíficas (6:8-7:38); [2] a consagração dos sacerdotes (8:1-36). Desde o capítulo 1 até o terceiro dia desta semana lemos a respeito das leis de ofertas e sacrifícios. Primeiro aos filhos de Israel (Lv 1:2), agora aos sacerdotes sobre como fazer o serviço, (Lv 6:8). O ritual do santuário é a didática de Deus para ensinar a salvação.
O holocausto era a última oferta do dia e deveria queimar por toda a noite. Três vezes é dito que o fogo deveria queimar a noite toda. As cinzas deveriam ser recolhidas de manhã de maneira também ritual, e o serviço continuava. O que significa isso?

Nunca o povo ficava desamparado, sem o símbolo da redenção presente!

Haftarah

Jeremias 7.21–28 RA
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante. Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei. Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais. Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão. Dir-lhes-ás: Esta é a nação que não atende à voz do Senhor, seu Deus, e não aceita a disciplina; já pereceu, a verdade foi eliminada da sua boca.
Os sacrifícios não deveriam ser comidos pelos ofertantes, no entanto Deus diz que não fazia diferença naquela condição de rebeldia.

Cumprir a vontade divina envolve uma relação de intenção e ação!

B’rit Hadashah

Romanos 12.1 RA
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Allen (1994, p. 37), comentando Lv 6:8-7:38, afirma:
“Temos visto que o oferecimento do sacrifício era uma forma de culto em que o Israelita leigo e o sacerdote tinham cada um, deveres determinados para realizar.”
O sacrifício expiatório e redentivo já foi oferecido, agora nós também somos oferecidos como uma oferta a Deus. Não no aspecto expiatório, claro, mas do ponto de vista de dedicação completa, como um עֹלָה.
A lição final é que assim como o serviço era feito durante o dia e a oferta queimava durante a noite, incessantemente estejamos em dedicação a Deus, como uma chama viva em um mundo escuro, testemunhando da salvação que nos veio e da oportunidade que está sendo oferecida.

Somos, como sacrifício vivo, também um símbolo de redenção!

שַׁבָּת שָׁלוֹם
Shabat Shalom
Referências: Clinton ALLEN, ed. Comentário Bíblico Broadman. Vol. 2. Rio de Janeiro: JUERP, 1994; John WALTON et al. Comentário Bíblico Atos: Antigo Testamento. Belo Horizonte: Atos, 2003.
Soli Deo gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.