Sh'lách Lechah

Parashot  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
חֶֽסֶד וְשָׁל֣וֹם
19/sivan/5782 - 18/jun/2022. Parashat nº 37, Sh'lách Lechah, B’midbar 13:1-15:41.
Doze homens são enviados para conhecer a terra de Kena’an e o relatório desfavorável, apesar da oposição de Y’hoshua e Kalev, desmotiva o povo. “Todo o povo de Yisra’el começou a reclamar” (14:2) e choraram durante toda a noite. Toda a congregação disse que deveriam apedrejar os que mantinham o ânimo na promessa e HaShem se pronunciou dizendo que destruiria o povo e faria de Mosheh a nação que herdaria a terra. Mosheh intercede e como resultado vem o castigo de que vagariam por 40 anos. Um para cada dia que os espias passaram em Kena’an. Tentando reverter a situação o povo toma a iniciativa de atacar, em mais uma ato de rebeldia à vontade do Eterno. São derrotados pelos ‘amalekim e kena’anim. Depois são leis sobre a oferta do pecado e castigo pela violação do sábado, finalizando com a mitzvah da tzitzit.
Números 3.1–2 LHB
וְאֵ֛לֶּה תּוֹלְדֹ֥ת אַהֲרֹ֖ן וּמֹשֶׁ֑ה בְּי֗וֹם דִּבֶּ֧ר יְהוָ֛ה אֶת־מֹשֶׁ֖ה בְּהַ֥ר סִינָֽי׃ וְאֵ֛לֶּה שְׁמ֥וֹת בְּֽנֵי־אַהֲרֹ֖ן הַבְּכ֣וֹר׀ נָדָ֑ב וַאֲבִיה֕וּא אֶלְעָזָ֖ר וְאִיתָמָֽר׃
Números 13.1–2 RA
Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.

Parashat

Rabino Rashi comenta:
“Por que a seção que trata dos espiões é colocada em justaposição com a seção que trata do castigo de Miriam? Para mostrar a gravidade do pecado dos espiões.”
Em Devarim 1:22 está escrito que espiar a terra foi uma insistência do povo, a quem HaShem atendeu. Não havia necessidade de dúvidas por causa da promessa. O povo estava ali em resultado dela e conquistaria a terra ainda em resultado dela.

Duvidar diante do desconhecido é um desafio a ser vencido pela fé!

Haftarah

Josué 2.1 LHB
וַיִּשְׁלַ֣ח יְהוֹשֻׁ֣עַ־בִּן־נ֠וּן מִֽן־הַשִּׁטִּ֞ים שְׁנַֽיִם־אֲנָשִׁ֤ים מְרַגְּלִים֙ חֶ֣רֶשׁ לֵאמֹ֔ר לְכ֛וּ רְא֥וּ אֶת־הָאָ֖רֶץ וְאֶת־יְרִיח֑וֹ וַיֵּ֨לְכ֜וּ וַ֠יָּבֹאוּ בֵּית־אִשָּׁ֥ה זוֹנָ֛ה וּשְׁמָ֥הּ רָחָ֖ב וַיִּשְׁכְּבוּ־שָֽׁמָּה׃
Josué 2.1 RA
De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
O desenrolar dessa história nos mostra que a investigação da cidade teve mais importância para Raabe do que para a estratégia de conquista. Jericó caiu porque sua conquista fazia parte da promessa. Raabe foi salva porque compreendeu que era impossível resistir aos planos dos Eterno. Isra’el venceu porque Deus os acompanhou. Não foi a vibração da marcha nem o efeito do som das trombetas, mas a promessa.

Não precisamos de uma fé cega, mas de uma confiança plena!

B’rit Hadashah

Hebreus 13.7–13 RA
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério.
Tendo hoje a promessa de um novo céu e uma nova terra, os elementos ligados à crer na promessa para recebê-la também são necessários. O autor de Hebreus, após recapitular as razões dos 40 anos de peregrinação adverte: não cometamos o mesmo erro: Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Crer na promessa de posse da nova terra hoje é tão necessário quanto para Yisra’el em B’midbar 13! Assim como duvidar é tão perigoso quanto na época.

שַׁבָּת שָׁלוֹם
Shabat Shalom
Soli Deo gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more