Lições sobre um homem com medo
Notes
Transcript
O símbolo “(•)” é uma marcação pessoal indicadora de mudança de slide. A versão bíblica principal é a Nova Versão Internacional (NVI).
(•) ESOPO (séc. VI a.C), escritor conhecido por suas fábulas, em uma delas conta que uma colônia de ratos, vivia com medo de um gato e resolveram fazer uma assembleia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados até que um jovem e esperto rato levantou-se e deu uma excelente ideia: -Vamos pendurar um sino no pescoço do gato e assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos o sino tocar e poderemos fugir correndo. Todos os ratos bateram palmas, afinal o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato que tinha permanecido calado, levantou-se de seu canto e disse: - O plano é inteligente e muito bom. Isto com certeza porá fim à nossas preocupações. Só falta uma coisa: (•) quem vai pendurar o sino no pescoço do gato?
Quando o senhor fala
Quando o senhor fala
Quando Deus fala, mesmo que seja com outras pessoas, precisamos ouvir a mensagem. A 1ª vez que o Senhor falou com Gideão foi em Jz 6:12 “Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.” No desenrolar da história vemos que ele não era tão valente assim, mas parece que Deus o está chamando do ponto de vista do potencial do que ele tinha para realizar; de quem ele poderia ser. Na 3ª vez, em Jz 7:2, Gideão tinha um exército de 32 mil homens para enfrentar os midianitas e seus aliados (•) “E o Senhor disse a Gideão: Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos...”
Na 5ª vez que o Senhor conversou com Gideão lhe disse que 10 mil ainda era muita gente e impôs mais um critério que reduziu seu exército para 300 homens. No próximo pronunciamento Ele afirma: (•) Com os trezentos homens que lamberam a água LIVRAREI vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos... Jz 7:7.Este texto mostra que a vitória na batalha foi uma providência divina! O v. 8 diz que os que voltaram deixaram as provisões e as trombetas (shofar). Os indispostos além de não participarem da vitória, ficaram de mãos vazias! Geralmente é assim.
(•) A falta de confiança em Deus não só me tira o que posso conseguir, mas pode me fazer perder o que já tenho.
(•) A falta de confiança em Deus não só me tira o que posso conseguir, mas pode me fazer perder o que já tenho.
Não é castigo divino, é a consequência natural das coisas.
A queda de um império
A queda de um império
(•) Naquela noite o Senhor disse a Gideão: "Levante-se, e desça ao acampamento, pois vou entregá-lo nas suas mãos”. Jz 7:9. Esta foi a 7ª vez que Deus falou com Gideão e ele ainda estava com medo. Parece que aquelo juiz foi o personagem mais medrosos da Bíblia... O Senhor lhe disse (•) “Se você está com medo de atacá-los, desça ao acampamento com o seu servo Pura e ouça o que estiverem dizendo. Depois disso você terá coragem para atacar...” Jz 7:10-11. Deus levou Gideão para o acampamento midianita!
(•) A coragem e a motivação que você precisa para as lutas da vida não estão dentro de você. Estão em Deus!
(•) A coragem e a motivação que você precisa para as lutas da vida não estão dentro de você. Estão em Deus!
Não é nato, é adquirido. É mais que uma terapia pode fazer: é um milagre que Deus opera! Ele deu uma revelação a um midianita para que Gideão pudesse perder o medo. (•) Jz 7:13 Gideão chegou bem no momento em que um homem estava contando seu sonho a um amigo... Coincidência? Claro que não. Tudo fazia parte do plano divino para encorajar Gideão. O pão de cevada era o “pão dos pobres”, dando a ideia de como algo tão sem valor e “fraco” teria uma forte ação para destruir e vencer.
(•) Jz 7:15 “Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: "Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas mãos de vocês”. Aonde Gideão precisou ir para encontrar a coragem que faltava? Onde Deus lhe deu a disposição final para a batalha? O mais próximo possível de seu maior desafio. Aí está a certeza da providência divina!
(•) O que intimida e amedronta alguns, encoraja e motiva outros. Depende de que lado você está!
(•) O que intimida e amedronta alguns, encoraja e motiva outros. Depende de que lado você está!
Gideão é uma pessoa cheia de medo, assim como eu e você, e Deus sabe disso. Nenhum personagem bíblico teve mais medo ou duvidou tanto, mas também nenhum teve mais garantias da parte de Deus.
(•) Deus não chamou Gideão para a tarefa porque ele era a pessoa ideal, com habilidades, coragem e fé necessárias, mas porque o Senhor viu nele o potencial.
(•) Deus não chamou Gideão para a tarefa porque ele era a pessoa ideal, com habilidades, coragem e fé necessárias, mas porque o Senhor viu nele o potencial.
Neste momento, ele se torna o homem que Deus quer que ele seja!
A estratégia também foi uma providência divina: dividiu os 300 em três grupos, todos com trombetas, jarros e tochas de fogo dentro dos jarros. Em Jz 8:10 está escrito que o exército deles e dos aliados era de 135 mil soldados. Inicialmente os israelitas eram 32 mil, depois 10 mil e finalmente 300! Isto dá uma proporção de 450/1. Quando quebraram os jarros, tocaram as trombetas e balançaram o fogo gritando, (•) ...todos os midianitas fugiam correndo e gritando Jz 7:21. Quem estava com medo agora? Quem estava intimidado e indisposto para a batalha? A estratégia não foi humana e o resultado não é mérito dos 300 de Gideão. Em Jz 7:21 está escrito que eles ficaram parados e no v. 22 é dito que quando as trezentas trombetas soaram, o SENHOR FEZ que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Deus é o guerreiro nas batalhas do Seu povo!
Vitória completa
Vitória completa
(•) Se vencermos parcialmente as lutas, um dia seremos completamente derrotados!
(•) Se vencermos parcialmente as lutas, um dia seremos completamente derrotados!
O v. 22 diz que muitos fugiram, então eles foram atrás. Aqueles que estavam com medo e indispostos e foram separados dos 300 tiveram uma nova oportunidade: (•) “Desçam para atacar os midianitas e cerquem as águas do Jordão à frente deles até Bete-Bara” Jz 7:24 eles estavam encurralados, o Jordão cheio...
Os líderes (capitães) Orebe e Zeebe, “corvo” e “lobo”, foram presos e mortos. Em 8:4 (ARA) (•) “Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados mas ainda perseguindo.”
(•) Estar ao lado de Deus não significa uma luta isenta de outros problemas. A vitória é certa, mas as perdas na batalha também.
(•) Estar ao lado de Deus não significa uma luta isenta de outros problemas. A vitória é certa, mas as perdas na batalha também.
Assim também, sentir-se cansado, com fome, e ser mal compreendido não significa que Deus não está com você.
O v. 10 diz que dos 135 mil restaram apenas 15 mil. Zeba e Zalmuna, os reis, foram presos, v 12. Vejamos a lição final: (•) Jz 8:20 “E Gideão voltou-se para Jéter, seu filho mais velho, e lhe disse: "Mate-os!" Jéter, porém, teve medo e não desembainhou a espada, pois era muito jovem.” Por que é tão difícil viver longe do medo? Mesmo vencendo o medo, temos que conviver com pessoas que ainda temem.
(•) As pessoas que têm medo precisam de nós para saberem quem é o Senhor!
(•) As pessoas que têm medo precisam de nós para saberem quem é o Senhor!
Os reis inimigos instigaram Gideão dizendo que era preciso coragem para fazer aquilo. Na minha versão está escrito “coragem de homem” Então Gideão avançou e os matou. Os reis estavam errados,
(•) Não era a “coragem de homem”, mas eles encontraram um homem motivado por Deus, que agora agia pela fé!
(•) Não era a “coragem de homem”, mas eles encontraram um homem motivado por Deus, que agora agia pela fé!
Quantas lições sobre os 300 guerreiros de Gideão e mesmo sobre os outros que não foram a luta ou sobre os inimigos. Onde está sua confiança? Acho que o convite de Deus hoje é para nós darmos aquele passo de fé. Quando compreendemos, como Gideão fez, que o Senhor é nossa primeira, última e única opção, estamos exatamente no lugar que Ele quer para operar os livramentos que precisamos.
Em Jz 8:28 está escrito (•) “Assim Midiã foi subjugado pelos israelitas, e não tornou a erguer a cabeça...” Depois de Jz 8, a Bíblia fala de Midiã mais três vezes (1Rs, Is, Hc) e todas elas apenas como referência geográfica. Seu povo se tornou inexpressivo, sem ameaçar mais ninguém.
Onde está sua confiança? em quem você tem depositado sua fé? A de Davi, no Deus do Salmo 3 (1-3 e 8) a quem poeticamente ele clama por socorro. Perceba como está a cabeça daquele que confia no Senhor: (•) Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará!" Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar DE CABEÇA ERGUIDA... Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.”
Minha avó contava de uma vez quando estava para dormir e ao apagar a luz da sala para ir ao quarto, na penumbra, ela viu alguém ao seu lado. Ficou paralisada de medo, e fixou o olhar no sapato preto, sem ousar olhar para cima. Ela disse que apenas ouviu uma voz tranquilizadora dizendo, “não temas”.
Na história de Gideão vimos que ter medo não é o problema, mas, considerando a vida espiritual, existe uma Providência que nos ajuda a vencê-lo, então “não temas” ele está com você.
Soli Deo gloria