Igreja dos Montes e dos Vales
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Passagens Bíblicas
Passagens Bíblicas
Mateus 17.1–8 (RA)
1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. 5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. 7 Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! 8 Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
Mateus 17.14–21 (RA)
14 E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15 Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16 Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17 Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18 E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.
19 Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20 E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. 21 [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]
Introdução
Introdução
Três acontecimentos precedem o nosso texto:
1. Mateus 16.13-22 - Confissão de Pedro
2. Mateus 16.21-23 - Anúncio de Morte e Revelação e repreensão
3. Mateus 16.24-28 - afirmação de Jesus acerca do seu reino e glória
I - A Igreja do Monte
I - A Igreja do Monte
1. Lugar onde o desassossego do coração humano encontra consolo na revelação divina
1. Lugar onde o desassossego do coração humano encontra consolo na revelação divina
Dilema dos discípulos - “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16) versus “é necessário sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto...”
Lc 9.30-31 “30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, 31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.”
2. Lugar onde se experimenta a glória de Cristo
2. Lugar onde se experimenta a glória de Cristo
Mt 16.27-28 “27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.”
Mateus 17.2 “2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.”
Mateus 17.3 “3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”
Mateus 17.5 “5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.”
3. Lugar onde a morte não impede a continuidade da vida
3. Lugar onde a morte não impede a continuidade da vida
Moisés e Elias
4. A revelação é proporcional ao tempo dedicado à oração
4. A revelação é proporcional ao tempo dedicado à oração
Lucas 9.28 “28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.”
A oração de Moisés para ver o resto do Pai foi respondida mais de 1.500 anos depois.
5. Lugar de gozo, mas não de estagnação
5. Lugar de gozo, mas não de estagnação
Mateus 17.4 “4 Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.”
II - A igreja do Vale ou Planície
II - A igreja do Vale ou Planície
1. Lugar de crescimento no conhecimento da palavra
1. Lugar de crescimento no conhecimento da palavra
Mateus 17.9-13 “9 E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos. 10 Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? 11 Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. 12 Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. 13 Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.”
2. Lugar onde pouca fé não afugenta os demônios que promovem e causam dor, sofrimento, desespero, instabilidade e despersonalização do ser criado à imagem de Deus
2. Lugar onde pouca fé não afugenta os demônios que promovem e causam dor, sofrimento, desespero, instabilidade e despersonalização do ser criado à imagem de Deus
um jovem que, desde a infância, é vítima de uma atuação satânica destruidora;
um pai que sofre a dor do filho e que, para não deixá-lo morrer, desiste de sua vida para manter a do filho, por pior que seja a existência daquele jovem
Mateus 17.14-15 “14 E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15 Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.”
Marcos 9.21 “21 Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu;”
Mateus 17.16 “16 Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.”
Jesus aponta a causa do fracasso: Mateus 17.20 “20 E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”
3. Lugar propício à manifestação da graça
3. Lugar propício à manifestação da graça
Mateus 17.17 “17 Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.”
Conclusão
Conclusão
Igreja dos montes
Igreja dos montes
Lugar onde o desassossego do coração humano encontra consolo na revelação divina
Lugar onde se experimenta a glória de Cristo
Lugar onde a morte não impede a continuidade da vida
A revelação é proporcional ao tempo dedicado à oração
Lugar de gozo, mas não de estagnação
Igreja dos vales
Igreja dos vales
Lugar de crescimento no conhecimento da palavra
Lugar onde pouca fé não afugenta os demônios que promovem e causam dor, sofrimento, desespero, instabilidade e despersonalização do ser criado à imagem de Deus
Lugar propício à manifestação da graça