INCENSÁRIO DE OURO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Apocalipse 8.1–6 RA
Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
O livro do Apocalipse é um dos mais lindos da Bíblia, e um dos menos lidos da Bíblia. Talvez porque a palavra Apocalipse é frequentemente associada a tragédias e mortes, e constrói uma barreira do leitor para com o livro. Ou talvez seja a dificuldade de se entender o gênero literário apocalíptico, que com seus muitos símbolos e figuras por vezes incompreensíveis, causa desinteresse na leitura.
Mas quero dizer-lhes que o Apocalipse é o livro da esperança, e precisamos quebrar o preconceito para com ele. Para facilitar isso, sugiro que você o observe na perspectiva de uma história só, contada e recontada em seções progressivas. O livro conta a história de Jesus desde sua primeira vinda até a segunda em glória para levar os Seus para o novo céu e a nova terra.
Essa mesma história é contada em seções, e a cada nova seção, ela é recontada acrescida de outros símbolos e personagens. O Apocalipse é o livro da esperança, que conta e reconta a história do JESUS VENCEDOR QUE DÁ VITÓRIA A SUA IGREJA.
Nosso texto está no capítulo 8, mas observe o final do capítulo 7
Apocalipse 7.17 (RA)
pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Os capítulos 4 a 7 falam de grandes tormentas que a Igreja enfrentará, mas tudo terminará bem em um novo céu, sem choro ou tristeza. Cristo venceu e a Igreja venceu com Ele. Agora, no capítulo oito, veremos a mesma história, com ingredientes diferentes.
Posto isso, vamos ao texto básico, que vai recontar a mesma história. Ele começa falando da abertura do sétimo selo. Seis já trouxeram provações para a Igreja, mas o que está sentado no trono garantiu a vitória, enxugando dos olhos as lágrimas e dando alegria eterna.
Agora existe uma expectativa sobre o que estará contido nesse último selo aberto pelo Cristo glorificado, e a surpresa é grande quando não acontece nada, ou melhor, acontece um silêncio no céu (v1). O silêncio incomoda e traz maior expectativa.
Essa pausa sinaliza que a mesma história será contada iniciando com o elemento da reverência diante do trono. Em meio àquele silêncio ensurdecedor, o versículo dois mostra que 7 anjos ficam em pé diante do Trono de Deus. Alguém distribui uma trombeta para cada anjo. O foco de todos está nas trombetas. A imagem é tão extraordinária que a ânsia é enorme em saber o que acontecerá ao tocarem as trombetas. As ocorrências do soar das trombetas são juízos sobre os ímpios, e serão contadas a partir do versículo 7, com as quatro primeiras trazendo destruição para a terça parte das coisas naturais como matas, mares, rios, céu e seus astros, e as outras 3 afetando diretamente aos homens e mostrando que as coisas vão piorar.
Mas não quero falar sobre isso. Quero lançar luz a uma figura que fica apagada no Apocalipse diante da grandiosidade das trombetas. Uma figura que fica apagada no próprio capítulo, pois passamos por cima desse objeto crucial na história sem lhe dar a devida atenção. Uma figura que fica apagada na nossa vida diária.
Falo do versículo 3 do capítulo 8. Antes das trombetas tocarem, tem um outro Anjo, em pé junto ao trono, com um INCENSÁRIO DE OURO. Esse objeto perde de goleada das trombetas, mas é fundamental na história. Não há como falar ou se preocupar com as trombetas, sem falar ou se preocupar com o INCENSÁRIO. Muito incenso é dado ao Anjo para colocar no objeto; Aroma agradável sai do incensário, toma todo ambiente e se mistura com as ORAÇÕES DOS SANTOS, que são os eleitos, que fazem parte da família de Deus.
As orações que sobem ao céu são cheias de imperfeições, mas recebem o aroma agradável e são aceitas por Deus (v4). O Anjo enche o incensário do fogo do altar e o atira a terra, gerando barulho no céu. Trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. O barulho da resposta de Deus ao clamor da Igreja que está sofrendo. O JUÍZO DE DEUS CONTRA OS PERSEGUIDORES ESTÁ LIBERADO.
A situação do mundo é de verdadeiro caos. Guerras, mortes, injustiças, fome, desespero; tudo isso gerando inquietação em nossa alma. A única saída contra as investidas do inferno sobre a Igreja é o INCENSÁRIO DE OURO. É elevarmos nossa voz ao céu, que misturadas ao aroma agradável do incenso, são aceitas pelo Senhor. Em outras palavras, nossa única saída é a ORAÇÃO. Muitas vezes nos encantamos e nos preocupamos com as trombetas, e não damos a devida atenção ao que vai estartar o toque delas, trazendo juízo sobre os nossos inimigos.
Irmãos, suas vozes estão misturadas às vozes dos Santos no trono de Deus? Você é um homem de oração. que conduz sua família, empresa, vida para a oração? Você é uma mulher empoderada do poder do Espírito e vive uma vida de oração? Jovens e adolescentes, vocês estão conectados ao trono de Deus em oração? O INCENSÁRIO DE OURO TEM FALTADO EM NOSSAS IGREJAS. A MOBILIZAÇÃO DOS SANTOS EM ORAÇÃO TEM MINGUADO. QUE SERÁ DE NÓS SE NÃO ORARMOS? QUE SERÁ DE NÓS SE CONTINUARMOS TEMENDO A PRESENÇA DOS FLAGELOS DAS TROMBETAS E NÃO TEMENDO A AUSÊNCIA DO INCENSÁRIO DE OURO, SÍMBOLO DAS ORAÇÕES?
Ore sem cessar! A vida de oração perseverante é que vai nos fortalecer diante do juízo de Deus sobre o mundo. A última trombeta revela algo terrível para os que não se encontram com Cristo, mas para os que são Dele, e O buscam incessantemente, tem uma mensagem consoladora.
Revelation 11:15 (RA)
O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Você reinará com Ele? Busque o incensário de ouro, busque viver uma vida de oração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more