O INFALÍVEL SOCORRO DE DEUS

Sermões Nos Salmos de Degraus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

SALMO 121.1-8

Os salmos são cânticos, hinos ao Senhor, louvores a Deus. E esse salmo não é diferente, mas, tem existe algumas características que diferenciam um salmo de outro, fora o seu texto, mas o contexto em que eles eram cantados. Esse salmo 121 por exemplo, era um cântico cantado pelo povo judeu que iam para a cidade de Jerusalém para as festas anuais, e são chamados de salmos de romagem ou salmos de degraus. E isso é porque a cidade de Jerusalém é uma cidade que está localizada no centro de montanhas, em redor de Jerusalém existe muitos montes, e assim, o salmista clama e diz: Elevo os olhos para os montes, e de onde me virá o socorro?
Queridos, todos nós passamos por dificuldades, por provações, por angustias, por momentos difíceis e nós clamamos e gritamos no nosso íntimo, onde eu encontro socorro? onde eu encontro descanso? onde eu encontro o socorro que eu preciso? E nesta ocasião, eu quero falar com você sobre tema:
O Socorro de Deus é infalível
E quero te ver com você algumas razões porquê o socorro de Deus é infalível.
Porque o socorro de Deus é infalível.
1° razão: PorqueEle vem de Deus (V.2)
Não vem de homens, não vem de maquinas, não vem de deuses, não vem de você mesmo, de suas capacidades, não vem do médico, não vem da polícia, do corpo de bombeiros, mas, o meu, o seu, o nosso socorro, vem de Deus.
Na caminhada cristã, nós vivemos muitas lutas, difíceis, complicadas, e laços de morte nos cercam, e há momentos no dia a dia nosso, em que nós não conseguimos resolver os nossos problemas, e os meios de socorro, sejam eles públicos, particulares, de nenhum modo, nós conseguimos resolver o nosso problema.
Mas, eu lhes digo, o socorro que vem de Deus, esse socorro é infalível. E n’Ele você deve buscar o socorro no Senhor, e você pode confiar nesse socorro, porque esse socorro vem de Deus.
E se vem de Deus é confiável, e se esse socorro vem de Deus é um socorro certo, seguro, e n’Ele você encontra a solução do seu problema.
Porque o socorro de Deus é infalível.
2° razão: Porque Ele não permite que seus pés vacilem (V.3)
Seus pés não vacilarão. Uma vez que os pés representam fundamento ou apoio, o versículo indica que Deus guardará seus filhos fiéis de escorregarem ou caírem. Uma linguagem que cai bem para o contexto, em que os peregrinos, os servos de Deus estavam caminhando de volta a Jerusalém.
Certa vez, eu estava passando pano na casa, e aí eu percebi que o piso estava muito escorregadio, mas, eu precisava levar os materiais de limpeza para guardar, e mesmo eu sabendo que eu corria o risco de cair, eu confiei em mim mesmo e na minha capacidade e pensei comigo mesmo: eu vou bem devagar e vou pisar com os pés bem firmes e vou chegar lá e vou voltar tranquilamente.
E assim eu fiz, levei os produtos cuidadosamente na ida, e não cai, e isso me deu segurança em mim mesmo, e eu então, na volta, eu pensei, se na ida fui com peso nas mãos e não cai, agora na volta será mais fácil, vou voltar normalmente sem cuidado algum, eu já peguei o jeito, eu consigo sozinho, e não vou cair.
E adivinha, o que aconteceu? na volta eu levei uma grande queda, e a pense numa queda grande. E como doeu.
Assim somos nós, muitas vezes na nossa vida, nós confiamos em nós mesmos, e nós achamos capazes, nós achamos autossuficientes, e parece que não precisamos de ajuda de ninguém, e assim levamos nossa vida sem auxilio de Deus, mas, chega um momento que nós caímos, nós vacilamos. E levamos um grande tombo na nossa caminhada.
Você precisa de socorro, eu preciso de socorro, e esse socorre vem de Deus, e o Socorro de Deus é infalível ao ponto que Ele não permite que nós venhamos vacilar, Ele não permite que nós caíamos.
Porque o socorro de Deus é infalível.
3° razão: Porque Ele não dorme (V.3b-4)
Os deuses das antigas religiões eram muito parecidos com os seres humanos, e os seus adoradores tinham muito medo e eram muito inseguros, pois, os seus deuses em certos momentos estavam repousando, tirando um cochilo, contudo, o Deus verdadeiro, não é como esses deuses humanos, o nosso Deus é vivo e não dorme, Ele sempre está atento para ouvir e tender o nosso pedido de socorro.
Enquanto você dorme, Deus não dorme, e enquanto você trabalha, Deus não dorme, e enquanto você vive, Deus não dorme. E porque isso? porque o guarda de Israel não descansa, Ele não dormita, Ele não tira cochilo, mas, Ele trabalha enquanto nós descansamos.
Muitas vezes nos desesperamos, e parece que Deus dormiu, e parece que Deus não nos escuta, e parece que Deus está tirando um cochilo, mas, não se desespere, Deus está mais acordado do que nunca. Ele não pisca os olhos, os olhos do Senhor estão sobre todo lugar, Ele está em todo lugar, Ele sabe de tudo que está acontecendo, Ele conhece as angustias do seu coração, Deus sabe das suas dores, de suas lutas, Ele conhece o íntimo do nosso ser, e sabe que necessitamos d’Ele, por isso, não se desespere, mas, persevere, Ele te ouve, e Ele está acordado, e ao contrário do que diz o nosso coração, quando parece que Deus está parado, sem fazer nada, não se engane, Ele está trabalhando para que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Ele.
Deus não dorme. O seu socorro vem do Senhor que não cochila.
Aquele povo caminhando rumo a Jerusalém, e vendo ao seu redor grandes montanhas, passando por diversos perigos de assalto, de morte, eles se perguntavam de onde me virá o socorro? e eles encontravam a reposta dessa pergunta quando eles olhavam além das circunstâncias e diziam: o meu socorro vem do Senhor. E quando eles olhavam aquele silencio do caminho e pensavam, será que estamos sozinhos, será não tem ninguém nos olhando, e eles se lembravam que o Deus a quem eles serviam não era baal, não era uma estátua morta, não era um deus qualquer, mas era o Deus de Israel, o Deus que não dorme. Por isso eles afirmam: é certo que não dormita, nem mesmo dorme o guarda de Israel.
Porque o socorro de Deus é infalível.
4° razão: Porque Ele te protege você pessoalmente de todo mal (V.5-7)
Poque o socorro de Deus é infalível.
Porque Ele está a nossa direita, como o nosso defensor, o nosso protetor.
Como diz no Salmo 73.23: Contudo, sempre estou contigo tomas a minha mão direita e me susténs.
E no Salmo 110.5: O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.
Deus está sempre ao seu lado, pessoalmente, te protegendo, te guardando de todo mal.
Porque o socorro de Deus é infalível.
5° razão: PorqueEle te guardará do início ao fim (v.8)
Em qualquer dia e horário, Deus te guarda, o socorro de Deus é infalível. Os seguranças não podem guardar a nossa casa, a nossa vida para sempre. Nada, nem ninguém nesse mundo de nos guardar por toda a vida, em todo tempo.
Se eu perguntasse qual o sistema de segurança que nunca falha, você me responderia, nenhum, todos eles tem falhas, podem errar, podem falhar. Mas, hoje nós sabemos que Deus é onde nós colocamos a nossa confiança em todo tempo, pois, Ele nos guardara desde a entrada até a nossa saída. Desde o início até o fim. Deus é o nosso guarda, e o socorro de Deus é infalível.
E é infalível porque é para sempre, o socorro de Deus não é movido a bateria, não é movido por oxigênio, o socorro de Deus não é conectado via cabo de energia ou mesmo via internet wi-fi. O socorro de Deus é conectado por meio de Jesus. Ele é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por Ele.
Jesus é o meio pelo qual podemos ter o socorro de Deus. Todo aquele que o pai me der, o maligno não o toca. Jesus disse que é o nosso pastor, e que Ele deu a vida por nós.
Jesus é o nosso socorro diário. É Jesus.
Em meio as lutas, corra para Jesus. A mulher que estava há doze anos sangrando, correu para Jesus e tocou nas vestes d’Ele, e ele a salvou. Os amigos do paralítico o levaram até Jesus, e pediram o socorro de Jesus, e Ele perdoou os seus pecados e o fez voltar a andar.
Portanto, o socorro de Deus é infalível, não falha, não tem ninguém na Bíblia que tenha buscado o socorro de Deus em que Deus não o ouviu, em que Jesus não atendeu o seu pedido.
Portanto, confie no socorro infalível de Deus.
E sobre isso, eu falo para você que infelizmente tem vivido angustias continuadas, tem vivido dias difíceis, não esqueça que Deus está pronto para te socorrer e quando você recorrer ao socorro de Deus, Ele não vai te desamparar, Ele não vai te deixar sem resposta, Ele não vai te abandonar. Pode até demorar um pouco, mas, saibam, que Deus está trabalhando por você, e você pode descansar, n’Ele você pode confiar.
No mundo onde a segurança está no dinheiro, a segurança está em ter um plano de saúde, em ter uma boa casa para morar, em ter um carro para se deslocar, no mundo onde a segurança está em morar em uma cidade que tenha bons médicos, bons hospitais, no mundo onde a segurança está um certo político ser eleito, no mundo onde os concursos são desejados para trazer segurança de emprego, Deus nos fala, que isso tudo é fútil, é passageiro, é inserto e inseguro.
E que somente podemos ter segurança no Senhor que fez os céus e a terra.
Para encerrar, eu quero falar que Jesus está pronto para ouvir o seu socorro.
Pedro, quando estava no barco e andou sobre as águas, ele não duvidou, e terminou caindo na água, mas, mesmo assim, quando Pedro caiu na água, ele gritou: Jesus Salva-me!
E Jesus estava pronto para ouvir o pedido de Pedro, e o atendeu pelo seu de socorro.
E Jesus está neste momento, pronto para ouvir o seu clamor de socorro. E se você nestes últimos tempos, tem vivido angustiado com muitas provações, tribulações, peça por socorro. O Mestre está a te ouvir. Mesmo que em dias difíceis, mesmo sem conseguir falar, mas, apenas com um sussurro do seu coração ou da sua boca, diga, salva-me, socorre-me. E Ele vai ouvir o seu pedido, e vai te atender. Te guardando, te livrando do mal, e livrando diariamente das ciladas, Ele vai estar contigo em todo tempo para todo o sempre.
Jesus está pronto para perdoar os seus pecados. Ele é o único que você pode ter segurança de proteção. Pois, os falsos deuses desse mundo não te garantem a salvação. Cristo Jesus, o Deus de Israel, Ele pagou pelos seus pecados, Ele pagou a divida sua, e agora, você é uma joia d’Ele, agora você é uma ovelha d’Ele, você é propriedade de Deus, e maligno não mais te roubará das mãos de Jesus.
No mundo onde a segurança está no dinheiro, a segurança está em ter um plano de saúde, em ter uma boa casa para morar, em ter um carro para se deslocar, no mundo onde a segurança está em morar em uma cidade que tenha bons médicos, bons hospitais, no mundo onde a segurança está um certo politico ser eleito, no mundo onde os concursos são desejados para trazer segurança de emprego, Deus nos fala, que isso tudo é fútil, é passageiro, é inserto e inseguro.
E que somente podemos ter segurança no Senhor que fez os céus e a terra.
Related Media
See more
Related Sermons
See more