Lições que até uma mula pode te ensinar!

0 ratings
· 397 views
Notes
Transcript
Lições básicas que até uma mula pode te ensinar!
Contexto: O Rei dos Moabitas, Balaque, estava com medo porque os Israelitas derrotaram os amorreus, mas foi frustrado em todos os seus desígnios.
Pedido de Balaque para Balaão.
Nm 22.6 “Venha agora lançar uma maldição contra ele, pois é forte demais para mim. Talvez então eu tenha condições de derrotá-lo e de expulsá-lo da terra. Pois sei que aquele que você abençoa é abençoado, e aquele que você amaldiçoa é amaldiçoado”.”
Balaque oferece muito dinheiro para o vidente amaldiçoar o povo de Israel. Balaão podia se comunicar com os deuses, inclusive com Deus
Nm 22.22-35 “Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o Anjo do Senhor pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho. Então o Anjo do Senhor se pôs num caminho estreito entre duas vinhas, com muros dos dois lados. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, encostou-se no muro, apertando o pé de Balaão contra ele. Por isso ele bateu nela de novo. O Anjo do Senhor foi adiante e se colocou num lugar estreito, onde não havia espaço para desviar-se, nem para a direita nem para a esquerda. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes?” Balaão respondeu à jumenta: “Você me …”
Aprendendo com a história do Jumento
Aprenda:
· A vontade de Deus está acima da vontade do ser humano.
· Balaão sem “poder”: Quando Deus manda até os servos do inimigo obedecem.
· Sobre a mula. Nm 22.23 “Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho.”
Existe uma realidade espiritual invisível mas real: Não é porque você não vê que as coisas não estão acontecendo.
· Deus pode usar pessoas ou circunstâncias pouco prováveis para te abençoar. Inclusive a mula do seu marido!
· As vezes, um caminho pode te parecer certo, mas se as coisas não caminharem bem, acredite, PODE SER LIVRAMENTO DE DEUS. Creia que Deus sempre está no controle!
· Balaque frustrado: Em Cristo Jesus o que é para ser maldição se torna em benção:
Dt 23.5 “No entanto, o Senhor, o seu Deus, não atendeu Balaão, e transformou a maldição em bênção para vocês, pois o Senhor, o seu Deus, os ama.”
Dt 23.5 “No entanto, o Senhor, o seu Deus, não atendeu Balaão, e transformou a maldição em bênção para vocês, pois o Senhor, o seu Deus, os ama.”
· Sobre o povo de Deus não vale encantamento, feitiço ou adivinhação Nm. 23.23Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!’”
A História poderia acabar aqui, mas....
__________
· Feitiçaria e maldição não valeu, mas sedução e o amor ao dinheiro pode nos levar a nos inclinarmos ao pecado:
Não se deixe seduzir pelo dinheiro: Balaão mais tarde se deixou corromper por Balaque e deu a estratégia para atacar o povo de Israel. Jd 11 “Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro caíram no erro de Balaão, e foram destruídos na rebelião de Corá.”
Estratégia de Balaque para seduzir o povo: Enviaram as Miss Moabitas: Apocalipse 2.14 ““No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.”
Nm 25.1-2 “Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses.”
Os israelitas se renderam as mulheres Nm 31.16 ““Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.”
Balaão não desobedeceu a Deus, abençoou o povo mas usou de outros artifícios para fazer o povo cair e teve sua recompensa. Quando queremos atalhar o salário do pecado será a morte!
Josué 13.22 “Além dos que foram mortos na guerra, os israelitas mataram à espada Balaão, filho de Beor, que praticava adivinhação.”
Balão consultou ao Senhor pelo ao menos quatro vezes (1 em sua terra 3 em frente ao acampamento do povo de Israel) e em todas as vezes Deus mandou abençoar o povo de Deus!
Conclusão queira sempre estar nas mãos de Deus e compreenda que o poder de Deus está acima de todas as coisas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more