Os beneficios da justificação.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 63 viewsNotes
Transcript
introdução.
Romanos 5.1–2 (NAA)
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, 2 pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
antes de expor os 3 benefícios da justificação, eu devo dizer oque é a justificação em cristo.
a justificação é um ato declaratório de Deus, ele declara que nos somos inocentes.
a justificação não é um processo, e sim um ato legal, forense e judicial de Deus no qual ele declara, sobre a base da justiça de Cristo, que todas as demandas da lei estão satisfeitas com respeito ao pecador. (Romanos 8.1-2)
2 verdades da justificação.
a justificação é recebida por fé somente. (5.1 justificado pois mediante a fé) somos justificados com base na fé, mas em virtude do sacrifício perfeito de Cristo. A fé é o instrumento de apropriação dos benefícios da morte de Cristo na cruz.
A fé é a mão estendida de um mendigo a tomar posse do presente de um Rei.
a justificação é por intermédio de Cristo somente. (5.1 justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus)
a base da justificação é o sacrifício de Cristo na cruz.
não somos justificados por obras que fazemos para Deus e sim com base na obra que Deus fez por nós.
portanto; justificação não é algo que Deus faz em nos; é algo que ele faz por nós.
não acontece dentro de nós; mas fora de nós.
não existe grau de justificação...
portanto, justificação é o ato de declarar o injusto, justo diante de Deus.
ai você pergunta; porque nos somos injusto?
quando Adão cai, nos caímos com ele. ele era o nosso representante (Romanos 5.12) … por um homem veio o pecado no mundo...
tendo explicado oque é a justificação, vamos discorrer o texto abordando 3 benefícios da justificação em Cristo.
beneficio (v 1 b) paz com Deus.
não é simples ausência de guerra/ adversidades ate porque João 16.33
João 16.33 (NAA) 33 Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
Paz de Deus é um sentimento
Paz com Deus é um status/ posição um relacionamento diante de Deus.
é a paz da reconciliação com Deus por intermédio do sacrifício de Cristo na cruz.
é diferente de paz de Deus (filipenses 4.7) E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Geoffrey Wilson disse: que essa paz com Deus significa que a ira de Deus não mais nos ameaça, porque somos aceitos em Cristo (Rm 5.9) Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Cranfield destaca que essa paz com Deus não designa sentimentos subjetivos de paz, mas o estado objetivo de estar em paz em vez de estar em inimizade.
John Murray enfatiza que não se trata apenas de serenidade e tranquilidade de nossa mente e coração, mas de um estado de paz que flui da reconciliação (Rm 5.10,11) Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida! 11 E não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.
A paz com Deus é uma bênção coordenada à justificação.
paz com Deus é o resultado do que Cristo fez por nós na cruz.
colossenses 2.14 Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. 15 E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
em outras palavras:
a ideia é essa de paz Deus:
2 aspectos, presente e futuro.
presente: a ira de Deus é retirada dos salvos, aquele que foi justificado portanto tem paz com Deus e já pode desfrutar aqui e agora. Romanos 5.17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
futuro: todos compareceram diante de Deus...
benefício (v 2 a) acesso, pela fé, a esta graça.
a paz com Deus se refere ao passado, acesso a graça se refere ao momento presente e continuo;
antes a graça era só para os Judeus herdeiros de Abraão mas ele se estendeu aos gentios por intermédio de Cristo.
11 Então eu pergunto: será que eles tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes. 12 Ora, se a transgressão deles resultou em riqueza para o mundo, e a diminuição deles resultou em riqueza para os gentios, quanto mais a plenitude deles!
13 Dirijo-me a vocês que são gentios. Visto que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso fazer com que os do meu povo fiquem com ciúmes e alguns deles se salvem. 15 Porque, se o fato de eles terem sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? 16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não se glorie contra os ramos. Mas, se você se gloriar, lembre que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz que sustenta você.
19 Então você dirá: “Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.” 20 Correto! Eles foram quebrados por causa da incredulidade, mas você continua firme mediante a fé. Não fique orgulhoso, mas tema. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.
22 Considere, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para com você, a bondade de Deus, desde que você permaneça nessa bondade. Do contrário, também você será cortado. 23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24 Pois, se você foi cortado daquela que, por natureza, era uma oliveira brava e, contra a natureza, foi enxertado numa oliveira boa, quanto mais esses, que são ramos naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
prosagoge: tem significado duplo.
introduzir alguém no palácio diante do rei.
aproximação para adorar a Deus.
beneficio (v 2 c) esperança da glória de Deus.
a paz de Deus tem a ver com o passado
acesso a graça tem a ver com o presente.
esperança da gloria de Deus tem a ver com o futuro
A morte impõe medo, pode ser a pessoa mais forte do mundo, na hora da morte ela teme.
A bíblia diz que a morte é o último inimigo a ser derrotado.1 Co 15-26
A morte é sempre vista como muito temor...
-- mas pra nos cristãos, nos devemos ter um outro entendimento da morte
-- quando jesus morre ele entrou nas entranhas da morte e matou a morte
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gênesis 3:15
o apostolo Paulo diz que jesus arrancou os aguilhoes da morte, o poder da morte, o triunfo da morte.
ele diz: oh morte onde está a tua vitória, onde está o teu aguilhão, tragada foi a morte pela vitória do cordeiro. 1corintios 15.25
-- a morte agora pra nos ela não tem mais a última palavra.
-- pois está vencida, derrotada.
--ela vai ser lançada no lago de fogo como uma entidade.
Apocalipse 20:14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
-- então quando o crente morre não tem mais pavor, não tem mais incertezas, não tem mais desespero.
*por isso o apostolo Paulo diz: nos gloriamos na esperança da gloria de Deus.
O apostolo Paulo entendeu isso.
Vou te dar 2 exemplos disso:
*Dr. Martyn Lloyd Jones
Um dos maiores pregadores do séc. 19
Falecido em 1981
- Ele teve câncer já na velhice e ficou muito tempo nesta situação, num dado momento ele diz: não orem mais por mim, para minha cura “não me detenha da gloria de Deus”.
* o apostolo Paulo
Atos 21 12 -13 um profeta chamado agabo foi ter com Paulo e os outros e disse pra ele não subir a Jerusalém pois ele seria amarrado e morto lá
Resposta de Paulo: por que fazeis isto chorando e magoando meu coração? estou pronto não só pra ser amarrado em Jerusalém como também para ser morto pelo nome de Jesus Cristo.
quem foi justificado não teme o futuro, A morte já não mais o apavora. O porvir é seu anseio e a glória, sua expectativa mais gritante. A palavra traduzida por “gloriamos” significa um regozijo exultante, uma alegria triunfante, uma firme confiança em Deus, inspirada pela certeza de que “temos paz com Deus”
aplicação:
no passado você tem paz com Deus.
no presente você tem acesso a graça
e no futuro você tem esperança.