Gn 1.1-8: O Deus que se Revela por meio da Criação
O Deus que se Revela • Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsA Criação revela um Deus Eterno e sem Limites
Notes
Transcript
Captação
Captação
“Deus é tão grande, mas tão grande que criou todas as coisas, mas tão pequeno, tão pequeno que mora em meu coração”.
O Deus criador se importa com sua criação
O Deus criador se importa com sua criação
Vamos perceber agora o quanto este Deus descrito por uma criança é imensurável.
Deus criador – Soberano e todo poderoso (1.1)
Deus criador – Soberano e todo poderoso (1.1)
Revela seu poder e soberania, afinal ele criou a partir do nada. Deus sempre é o agente.
Palavra hebraica – Criar, moldar, escolher.
Criação tem um propósito – Não é fruto do acaso, Deus planejou e organizou o universo com um propósito e interfere na história, ou seja, é um Deus próximo de sua criação.
Assim fica evidente que Deus é todo poderoso, soberano e não depende de nada e nada é comparável a ele.
Deus eterno – sem início ou fim (1.2)
Deus eterno – sem início ou fim (1.2)
Deus vive de forma plena anterior à criação, sua existência não é limitada ao tempo/espaço. Ele é eterno, ou seja, sem início ou fim.
Um conceito difícil de compreendermos plenamente Deus não tem início ou fim e está além da criação, como não temos nenhuma referencia lógica nos perdemos na complexidade da divindade. Ele é eterno e criou todas as coisas e não está limitado a ela ou qualquer outro ser.
Ainda que tenhamos a “vida eterna” ela não se compara a eternidade de Deus, afinal temos um início. Esse aspecto é importante para toda a teologia impactando a cristologia, teontologia pneumatologia. A trindade é eterna e em cada uma de suas pessoas.
Podemos não compreender plenamente como, mas essa é a revelação das escrituras que impacta nosso cotidiano na medida em que compreendemos o seu ser.
Deus criou o tempo (1.3-5)
Deus criou o tempo (1.3-5)
Deus criou a luz e separou as trevas, chamou a luz dia e trevas noite, deste modo criando o tempo.
O sol, lua e estrelas aparecem em um outro momento. Desse modo compreendo que nesse momento da criação Deus não estava fazendo apenas uma fonte de luz ou separando a percepção de dia e noite na terra. Me parece que na revelação de modo a ser inteligível a seus ouvintes Deus descreve a criação da “grandeza física” tempo que é tão difícil de compreendermos até mesmo entre os cientistas.
Alguns dizem que é a única grandeza que não é possível voltar e geralmente aparece como uma grandeza absoluta e não relativa. A velocidade é em função do tempo e não o contrário, assim Deus não se limita ao tempo de modo que está no passado, presente e futuro, de fato um ser além da nossa compreensão
Deus criou o espaço e os limites do universo (1.6-8)
Deus criou o espaço e os limites do universo (1.6-8)
Deus criou a “expansão” que separou as águas (cima e baixo) e deste modo criou a noção de espaço e leis físicas para que o mundo funcionasse. Alguns afirmam que separou a água do céu da terra compreensão impossível para aquele momento.
A expansão chamou de céu. Organizou e separou as águas do planeta Terra e do espaço onde ficariam os seres celestes, revelando a grandeza de seu poder.
Por muito tempo os cientistas viam o universo como infinito, mas em pesquisas mais recentes já sabemos que o universo tem um fim, e um dos argumentos da existência de Deus é que tudo o que é finito precisa ser criado por algo ou alguém alheio a isto. Portanto se o universo é finito ele só pode ter sido criado. Este argumento na filosofia grega que foi adotado pela igreja na idade média se chama de causa não causada.
Deus não está limitado ao espaço e criou todas as coisas colocando os seus limites, e o que vem além desses limites? Essa é a pergunta que sempre surge e não temos a resposta, fato é que compreendemos que há um limite definido por Deus.
Conclusão – Fp 2.5-11
Conclusão – Fp 2.5-11
O mais incrível desse Deus todo poderoso é que ele não ficou alheio a sua criação, na revelação bíblica percebemos o quanto ele se importa com cada uma de nós.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Não importa o que eu enfrente Deus não perdeu o controle.
Deus é poderoso para me apoiar em qualquer situação independente do que seja.
Deus não está sujeito ao tempo ou espaço, seu poder é ilimitado.
Deus está no passado, presente ou futuro, portanto posso confiar nele em qualquer circunstancia.
Deus não apenas está fora do tempo, como ele foi o criador do tempo. Ele criou um dos conceitos mais difíceis de compreendermos. Ele é capaz de fazer qualquer coisa em meu favor.
Deus não é limitado ao tempo isso garante que ele pode me conceder a eternidade.
Deus criou o espaço e não está limitado por ele, outro conceito impressionante visto que o espaço é imenso e nem com tanta tecnologia o dominamos, Deus o criou com a sua voz.
Se ele não é limitado ao espaço físico e suas leis ele tem capacidade para fazer qualquer coisa.
O Deus criador se importa com sua criação
O Deus criador se importa com sua criação
Desafios
Desafios
Compartilhe essa semana com alguém a respeito do paradoxo do evangelho, um Deus grandioso criador de todas as coisas que se torna homem para redimir a criação.
Ore para que Deus nos ajude nesse natal a compreender o paradoxo pleno que nos salvou e nos motiva dia após dia.