Parte do plano

Os céus dominam  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Daniel 1:1–2 RA
No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

Jeoaquim, Judá e o Senhor

Jeoaquim foi o 18º rei de Judá e foi colocado no trono pelo faraó Neco. Segundo está escrito ele faz parte daquele grupo de reis que fizeram o que o “Senhor reprova” (2Cr 36:5).
O arqueólogo Amihai Mazar diz por ocasião da queda de Judá todas as fortalezas e as cidades do Negueb setentrional, e a fortaleza de Cades Barne foram devastadas, talvez por edomitas que invadiram a região após as conquistas babilônicas no coração de Judá.1
Quanto ao Senhor, veja o que está escrito em 2Cr 36:15-16 O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação. Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

Nabucodonosor, Babilônia e o seu deus

Gardner em seu livro Quem é Quem na Bíblia Sagrada diz que no livro de Daniel O quadro que surge é de um monarca extremamente inteligente e sofisticado (1.18-20), mas igualmente um tirano iracundo (2.12; 3.13), cujo ego era tão enorme quanto seu poder (4.30).6
Babilônia era uma importante cidade de uma região conhecida como Mesopotâmia. Um famoso personagem bíblico era dessa região, Abraão. Essa cidade ficou muito famosa na época de Hamurabi (1810-1750 a.C.), que a constituiu como capital de um império. Depois houve declínio. Em 612 a.C. a cidade voltou a ser a capital do império com as conquistas de Nabonido.
Quando uma nação ganhava de outra, o deus vencido era um deus menor. A vitória dos babilônios foi interpretada assim por eles porque desde muito tempo a visão humana é sempre limitada ao episódio, quando Deus controla a história.
Daniel 1:17–21 RA
Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro.

Deus está no controle?

Como pode ser se os Caldeus invadiram a terra do povo de Deus? Como perceber Deus no controle se as coisas dão errado ao meu redor?
Deus no controle, apesar de...
Um rei ao serviço de Deus. Até para o profeta Habacuque foi difícil de aceitar...

Conclusão

Hoje nós começamos a estudar no livro de Daniel uma história de como Deus transforma vidas. Começamos entendendo o cenário em que as coisas estavam acontecendo.
O relato de Daniel é o de alguém que passou por tudo isso e escreveu no final de sua vida os acontecimentos. Às vezes é o momento de entender as coisas que passamos. Mas vamos pensar como se Deus estivesse dizendo
REFERÊNCIAS: DOUKHAN, Jacques B. Secretos de Daniel: sabiduría y sueños de un príncipe hebreo en el exilio. Tradução de Claudia Blath. Buenos Aires, Argentina: Asociación Casa Editora Sudamericana, 2007; FEYERABEND, Henry. Daniel, verso por verso: revelações de Deus para os nossos dias. Tradução de Delmar F. Freire. 3. ed. Tatuí - SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012; GARDNER, Paul ed. Quem é quem na Bíblia Sagrada: a história de todos os personagens bíblicos. São Paulo: Vida Nova, 1999; LOPES, Hernandes D. Estudo em Daniel 01. Youtube, 27 jan. 2015. (41m39s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=giz8L EcbvWc>. Acesso em 11/jul/20; MAXWELL, C. Mervyn. Uma Nova Era Segundo as Profecias de Daniel. 2ª ed.Tatuí-SP: CPB, 2002; MAZAR, Amihai. Arqueologia na Terra da Bíblia: 10.000-586 a.C; NICODEMUS, Augustos. Augustos Nicodemus – Daniel 1. Youtube, 2018. (47m08s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v =D9d_qKQ5IjY&t=1271s>. Acesso em: 11/jul/20; OLIVEIRA, Arilton. Bíblia Fácil Daniel – Daniel, um livro para nossos dias. Youtube, 2014. (53m57s). Disponível em <https://www.youtube .com/watch?v=NTMuQYeJiL0> Acesso em 11 jul. 2020; WHITE, Ellen G. Patriarcas e profetas: o conflito entre o bem e o mal, ilustrado na vida de homens santos da antiguidade. Tradução de Carlos A. Trezza. 8ª ed. Tatuí - SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007; REINKE, André Daniel. Os Outros da Bíblia: história, fé e cultura dos povos antigos e sua atuação no plano divino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019; TORRES, DARIUS & HOSOKAWA orgs. Arqueologia: história, textos e escrita. Engenheiro Coelho-SP: Unaspress, 2018; ZUCK, Roy B. ed. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Related Media
See more
Related Sermons
See more