ESPERANÇA PARA O INSENSATO (FINALIZADO)
Sermão Textual • Sermon • Submitted
0 ratings
· 54 viewsMostrar que em Cristo há esperança para o insensato.
Notes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Mostrar que em Cristo há esperança para o insensato.
TEXTO PRINCIPAL: Pv 26.10-12
INTRODUÇÃO
Ao fazer uma rápida pesquisa, me deparei com esta definição de insensato.
“Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes. O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável.”
O que me chamou atenção, é que o texto menciona que o insensato é “uma pessoa de difícil trato e entendimento”.
E a Bíblia, constantemente fala sobre o insensato. Contudo, quem são eles? Onde vivem?
E a pergunta principal, há esperança para eles?
Como um flecheiro que a todos fere,
assim é o que assalaria os insensatos e os transgressores.
Como o cão que torna ao seu vômito,
assim é o insensato que reitera a sua estultícia.
Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos?
Maior esperança há no insensato do que nele.
PARTE I - PARALELISMO
Quando falamos de poesia hebraica, uma característica muito comum na mesma é o paralelismo. O que é paralelismo? Paralelismo na poesia hebraica é o paralelo entre uma frase ou verso com outro em seguida. Dentro do paralelismo há diversos tipos; paralelismo sintético, antitético, semântico, emblemático, etc. Estes paralelismos auxilia a compreensão do leitor, visto que, este evidencia a ideia principal do verso.
Quando olhamos para Pv 26, vemos inúmeros paralelismos. Evidenciando a ideia principal, que é o insensato.
Nos versos que lemos, especificadamente, observamos algumas imagens que o texto traz, os quais são fortes.
Em Pv 26.10
Como um flecheiro que a todos fere,
assim é o que assalaria os insensatos e os transgressores.
Ou, "o Poderoso, que formou todas as coisas" (ACF). Há grande controvérsia em relação ao sentido deste versículo. A palavra hebraica para "grande" pode significar "flecheiro" ou talvez "flecha" (ver Jr 50:20).
A mesma palavra traduzida por "formou" (ACF) pode significar "ferir", como na ARA.
A lição do texto parece ser que empregar insensatos e incompetentes coloca em risco tanto o empregador quanto os funcionários, assim como a flecha envenenada põe em perigo quem a usa, bem como o indivíduo por ela atingido.
JANELA: Talvez eu esteja falando para alguém que muitas vezes já foi ferido por alguém. Talvez com palavras ou atos. Ou eu esteja falando para alguém, que feriu alguém. Quero dizer há esperança para sua vida. Seus ferimentos podem ser curados, os ferimentos que você causou, podem ser curados. Mas esta cura, vem através de duas coisas.
E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Se alguém lhe feriu, perdoa-lhe. Assim como Deus te perdoa. Se você fez alguma coisa para alguém, e machucou esta pessoa, peça perdão. Deus perdoa a todos nós. Agora, a sabedoria está em perdoar e pedir perdão. É difícil? É extremamente difícil, se fizermos com nossas forças.
PARTE II - O CÃO QUE TORNA AO SEU VÔMITO Pv 26.11
Como o cão que torna ao seu vômito,
assim é o insensato que reitera a sua estultícia.
Esta imagem, na minha opinião, é muito forte. Para aqueles que me conhecem de perto sabem que eu tenho o estomago muito fraco para certas coisas. E para quem possui um estomago fraco, só de ler este verso já causa repulsa. E não é por acaso que Pedro utiliza esse provérbio em 2Pe 2.22
Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.
Pedro estava muito preocupado com o ensino dos falsos mestres que estavam tendo exito no meio do povo de Deus. E muitos estavam abandonando o evangelho puro e verdadeiro e aderindo a práticas antigas e até mesmo abandonando a fé. E observando isso, Pedro querendo estava querendo chocar as pessoas, para mostrar a gravidade do que estava ocorrendo.
O insensato, enquanto permanecer nessa condição, tende a retornar para seus caminhos de insensatez. Somente uma mudança completa de coração e perspectiva é capaz de curá-lo, por mais que professe a intenção de ser mais sábio.
JANELA: Talvez eu esteja falando para alguém, que estava no caminho de Deus e se afastou, e assim como o cão que voltou ao seu próprio vômito, ou como a porca que voltou ao lamaçal, você voltou ao lamaçal do pecado, e agora não sabe como voltar. Quero te dizer uma coisa. Deus te aceita de volta, Ele limpará seu pecado, limpará a lama ou o vômito do pecado que está em você, e te adotará, novamente, como filho Dele. Basta, simplesmente, você se entregar completamente a Ele.
PARTE III - QUEM É SÁBIO? Pv 26.12
Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos?
Maior esperança há no insensato do que nele.
Não sei quantos de vocês conhecem ou já conheceu alguém que acha que sabe de tudo. Certa vez conheci alguém assim. Tudo que falava, qualquer assunto, a pessoa fazia questão de dar alguma contribuição. E as vezes, era algo tão absurdo, que obviamente era mentira.
Um ditado que desde criança ouvi era, “com louco, não se discute”.
E este verso segue justamente esta linha. Há maior esperança no insensato, que sabe que é insensato, do que em uma pessoa, que ao seus próprios olhos, se acha um sábio.
Não adianta falar, para alguém que não quer ouvir.
ILUSTRAÇÃO PESSOAL
Um exemplo de alguém que reconhece sua pequenez, é o apóstolo Paulo. Há certas declarações que ele apresenta que me impressionam. Um exemplo é quando ele escreve a segunda carta aos Coríntios. Ela foi escrita no intuito de combater as falsas acusações contra ele e seu ministério. E em uma de suas defesas, aos quais diziam que ele não possuía uma boa oratória e uma teologia superficial, ele diz
E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,
E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto.
A palavra para humilde no verso 1, é melhor traduzida como “tapado”. E em 2Co 11.6 o termo “falto no falar” seria idiota. Neste texto Paulo claramente diz, que embora seja idiota, não é no conhecimento.
Porém, das duas cartas enviada aos Coríntios, o verso que resume as duas, está em 1Co 2.2
Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
JANELA: Que ser sábio? Siga o que a Palavra de Deus diz; saiba de “Cristo e este crucificado”.
CONCLUSÃO
Hoje vimos que há esperança para o insensato. E esta esperança é advinda em Cristo. Há esperança para aquele que está ferido ou feriu alguém. Há esperança para aquele que voltou para o lamaçal do pecado. E há esperança para aquele que reconhece que é insensato e precisa de Cristo.
APELO