2ª Dia do Advento de Natal - Lc 1.26-38

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Contexto:

O anjo Gabriel, mensageiro de Deus, apareceu para Zacarias, enquanto este estava fazendo seu serviço como sacerdote dentro do templo, para anunciar o nascimento do profeta João, que prepararia o povo para a vinda do Senhor. Seis meses depois, o mesmo anjo aparece trazendo boas notícias a Maria em Nazaré da Galileia, parente de Isabel, esposa de Zacarias, que estava grávida de João!

Grande Ideia:

“A virgem Maria, noiva de José, é agraciada por Deus com a notícia trazida pelo Anjo Gabriel que ela daria a luz ao Filho do Altíssimo, descendente de Davi, que reinará para sempre.”

Resposta desejada:

Que venhamos a nos humilhar sobre a mão de poderosa de Deus, e nos tornarmos dia após dia mais humildes e mansos.

Como começa (v.29):

Com Maria perturbada com as palavras ditas pelo Anjo

Como termina (v.38):

Com Maria se submetendo as palavras ditas pelo Anjo
O que fez com que Maria ficasse perturbada e confusa? E o que foi que ela ouviu e que a fez se submeter?

1 - A dúvida de Maria (26-34)

O que faz com que Maria fique com dúvida? SUA CONDIÇÃO!
1 - Primeira dúvida: O que quer dizer essa saudação (v.29)
v.28: Alegre-se, agraciada (aquele que recebe a graça (favor) de Deus - recebe algo (presente) de Deus pela graça)! O Senhor está com você - ao seu favor!”
Sua condição de pecadora! “O que eu fiz para merecer estar alegre e ter o favor de Deus?”
Quem se estima demais, aceita qualquer boa notícia por se achar, de alguma forma, merecedor. MAS quem reconhece sua real condição pecaminosa, se espanta com qualquer boa notícia, pois se vê como indigno.
Por isso que o evangelho é só pra pecadores, e não pra quem se acha justo!
Qual é a boa notícia?
v.30-33: Dentre todas as mulheres, Maria foi escolhida para dar a luz ao Filho do Altíssimo, aquele que receberá o trono de Davi e Reinará para sempre sobre o seu povo. O nome dele será: Jesus (Deus é a Salvação).
Filho (4vz)
v.31 -A virgem Maria dará luz a um filho
v.32, 35 -Será chamado Filho de Deus (Altíssimo)
Maria iria conceber e não gerar, Pois esse filho já existia antes de Maria
v.32 “Seu pai Davi”; José descendente de Davi v.27 - Maria teria que casar com José! (2Sm 7)
Conclusão: Maria estava na condição que Deus preparou para trazer o seu Filho ao mundo!
2 -Segunda dúvida: Como isso vai acontecer?
Maria olha pra sua condição, e ver empecilho!
A condição de Maria: Noiva e Virgem (Aflição pelas consequências desse chamado! Abandono!)
Ao olhar pra si mesmo, Maria se viu incapaz de participar dessa “missão”. É essa a condição ideal para Deus nos usar para a sua obra magnífica!
A autossuficiência, autoconfiança, autoestima, são empecilhos para Deus nos usar em suas mãos. Ele procura pessoas humilhadas, incapazes! Pois aí vemos a condição ideal para que o poder de Deus seja reconhecido! O poder de Deus se aperfeiçoa em minha fraqueza! (2Co 12.9)

2 - A submissão de Maria. (35-38)

Respostas as dúvidas de Maria de como ela ficaria grávida já que ela era virgem!
3 argumentos para Maria para de olhar pra si mesma, e olhar para Deus.
1 - Não será por meio de José, mas pelo Espírito Santo
Não é concepção natural, mas pela ação poderosa do Espírito de Deus.
“Gerado pelo espírito santo, concebido pela virgem Maria”
Santo, e Filho de Deus (não é descendente de Adão, ou seja, não herdou o pecado, por isso ele é Santo e Filho de Deus).
2 - Poder do Altíssimo cobriria Maria com sua sombra!
Sombra: Sl 36.7 “Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.” ; Sl 57.1 “Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.” Sl 91.1-2 “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.”
Faz sentido a aflição de ser virgem e noiva, e ter o Deus altíssimo a cobrindo com a sua sombra. O conflito interno é acalmado pela presença e proteção de Deus! Ele vai garantir que isso aconteça como também garantir a segurança de Maria, já que ela poderia ser despejada e humilhada por ser encontrada gravida.
3 - As condições de Isabel para se ter um filho são muito mais improváveis do que as condições de Maria, mostrando assim que “Nada é impossível para Deus”.
Conclusão de Maria:
Uma atitude humilde de Maria: Não se reconhece como mãe de um Rei, mas como serva dele.
Ela não vê condições em si mesma, mas confia no poder de Deus, se submete a sua Palavra e descansa em sua sombra!

Teologia Bíblica:

Deus dos fracos e não dos fortes;
Ele é Deus dos fracos para confundir os fortes revelando a sua força!
Abraão e Sara - Deus escolheu um casal idoso que não tinha condições de gerar filhos pois Sara era estéril, e faz deles vir um grande povo, uma grande descendência mais numeroso que os grãos de areia da praia. (assim como faz com Isaque e Rebeca);
José, um simples escravo, prisioneiro, mas que é usado por Deus para salvar o Egito da fome, assim como outros povos vizinhos;
Moisés, fugitivo e pastor de ovelhas, é usado por Deus para tirar seu povo da escravidão do Egito. Deus humilha uma grande nação e seus deuses por meio de um povo que era escravo mas foi libertado pelo poder de Deus.
Josué nos muros de Jericó. Algo improvável como um grito poderia desabar aquelas muralhas. Isso foi pra evidenciar o poder de Deus.
Um povo que morava no deserto em barracas, vence as batalhas contra os cananeus, e habita na terra prometida por Deus.
Davi, um jovem adolescente que luta contra um enorme guerreiro Golias, e o vence.
Assim como Isabel, uma idosa e estéril, e Maria, uma virgem da galileia.
Isso tudo aponta para a vitória de Cristo na cruz. Ele vence a morte e traz salvação ao mundo por meio da sua humilhação.
Deus é Deus dos fracos e não dos fortes!

Aplicação e Implicação:

1. Maria é mãe de Deus? Maria é, obviamente privilegiada entre todas as mulheres. O catolicismo acredita que pelas obras de muita humildade de maria, Deus a exaltou sobre todos e acima dos anjos, e lhe concedeu o título de Rainha, Mãe de Deus (porque Deus “precisava” de uma mãe e ele não tinha). Porém, ela mesma não se enxerga dessa forma! Ela se põe como serva. O problema dessa declaração em dizer que Maria é mãe de Deus, é apenas considerar Jesus como unicamente Deus. Jesus não é unicamente Deus, ele é 100% Deus e 100% Homem. Ela é mãe de Jesus nos termos da natureza humana de Jesus, mas antes de Maria existir, ele sempre era Deus. Alguns ainda afirmam que Maria nasceu santa e pura, porque algo puro não poderia vir de algo impuro (Então quem são os pais de maria?). Ela mesmo se vê como pecadora, necessitada da graça de Deus (agraciada). Tornar maria um objeto de veneração é um perigo desastroso! Como vemos o desastre que se alastrou na igreja católica! Temos que tomar cuidado com as falsas interpretações! Recorrer sempre a Palavra de Deus e sermos honestos nas interpretações!
2. O que podemos aprender com Maria é a sua humildade! Pois ela mesmo não se enxergava digna do favor de Deus, mas se dispõe como serva do Senhor. Diante disso, concluímos que Deus é Deus dos humildes e não dos orgulhosos. Sl 138.6 “Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.”; Pv 3.34 “Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.”; Sl 34.2 “Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão.”; Mt 5.3 ““Bem-aventurados os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus.” 1Co 1.28 “Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”.
Quem Deus está procurando? Os fracos!
Os olhos de Deus estão sobre aqueles que reconhecem sua real condição diante de Deus!
Os orgulhosos escondem os seus erros que gostam de se promover entre os outros. Mas de longe Deus os reconhece. Is 2.12 “O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado, para que eles sejam humilhados;” Por isso Tiago traz uma alerta a todos nós: Tg 4.10 “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”
3. Olhemos pras nossas condições neste momento. O que podemos fazer para Deus? Como ele pode usar nossa vida, nós que somos fracos? O que temos a oferecer ao Senhor? Temos que lembrar que a força não está em nós, mas no Espírito que habita em nós. Ele é capaz de nos usar como vasos de honra em suas mãos! e não temos nada a temer, se estamos em Cristo Jesus, pois a sombra do altíssimo está sobre nós e ele é o nosso refúgio. Se confessamos os nossos pecados e cremos em Cristo, o que pode ser ameaça para nós. Não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Rm 8.3 “Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” !Por isso, existem perdas ao seguir Jesus! Existe um custo para isso! Assim como foi para Maria, para nós existe um preço!
Seguir a Jesus pode envolver muitas perdas, mas nenhuma perda pode se compara com o que já recebemos em Cristo Jesus. Nem se que a perda da nossa própria vida! Se passamos por qualquer tipo de provação, estaremos sempre em vantagem, pois a sombra do onipotente nos envolve!
Servir ao Senhor envolve tempo, dinheiro, força, saúde. Você pode ficar mais pobre ao servi-lo, pode perder seu conforto, pode perder oportunidades de ter seus sonhos realizados. Pense em Maria que tinha seus planos para sua vida, como simplesmente casar-se e ter uma vida normal de Esposa e Mãe (sem contar com outras coisas que sabemos), mas o curso da sua história foi mudada, ela mesmo renuncia a sua vida e se dispõe como serva do Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more