Sem título Sermão (4)
Temático • Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Handout
A MORTE NAO É O FIM
PROPOSITO: Entender que a esperança além da morte.
Passagem principal:
Romanos 5:12
Romanos 5.12 RA
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
INTRODUÇÃO
Falar sobre morte não é um assunto fácil, mas necessário, pois muitas pessoas têm dúvidas sobre o estado da morte, principalmente quando encontramos alguns textos difícil de ser interpretado.
O principal objetivo do apóstolo parece ter sido enfatizar os resultados de longo alcance da obra de Cristo, comparando e contrastando as consequências de Seu ato justificador com o efeito do pecado de Adão.
PARTE I- A morte por causa da desobediência
“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Ao lermos Gêneses 2: 16- 17 encontramos uma ordem expressa para o primeiro casal Edênico: Gen. 2:16-17 A ordem de Deus foi clara e objetiva para o casal, eles não deveriam comer o fruto do conhecimento, do bem, e do mal. O mandamento relacionado nestes versos pressupõe que o homem compreendia a linguagem falada por Deus e a distinção entre "comerás" e "não comerás". A ordem começa positivamente, dando permissão para que comesse livremente de todas as árvores do jardim - com exceção de uma. O direito de livremente desfrutar todas as outras árvores são ressaltadas pela expressão idiomática intensiva "comendo, comerás", 'alwl to l~el. Até na proibição divina há um aspecto positivo. O fruto em si era inofensivo, mas a explícita ordem de Deus para que Adão e Eva não o comessem distinguia essa árvore como o ponto de teste de lealdade e obediência. Como seres morais, eles tinham a lei de Deus escrita em sua consciência. Mas, a fim de esclarecer os princípios dessa lei, aplicando-a a uma situação específica, e assim fazer um teste justo da lealdade ao Criador, foi dada uma ordem ao homem. Janela: Quando obedecemos às ordens divina, estas ordens nos trazem benção, pois as ordens de Deus sempre têm um fundo de benção. Após comer o fruto do conhecimento do bem, e do mal, o casal ficou sujeito a morte, e abrindo assim uma “porta” para que a morte passasse a todo ser humano.
PARTE II - A primeira morte
O cordeiro que foi morto no Jardim, tipificava a Cristo que mais tarde morreria na Cruz do calvário para nos salvar. A primeira morte que encontramos na bíblia está registrada em Gen. 3:21 “Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.” A primeira morte que encontramos na bíblia foi um cordeiro, morto no Jardim para cobrir a nudez do casal, este cordeiro de acordo com Apo 13:8 Antes de expulsar Adão e Eva do jardim, Deus lhes forneceu roupas mais duráveis, adequadas ao difícil trabalho que se encontrava à frente, e que servissem de proteção contra os extremos de frio e calor que se seguiram à queda (Patriarcas e Profetas pág. 61). As peles também eram uma constante lembrança de sua inocência perdida, da morte como salário do pecado e do prometido Cordeiro de Deus, que por Sua própria morte vicária tiraria os pecados do mundo. Aquele que havia sido comissionado como protetor dos animais infelizmente se viu tirando a vida de um deles. Eles precisavam morrer para que ele pudesse viver. Esta primeira morte a parti daquele momento daria início a várias mortes de animais que permearia todo o antigo testamento. A morte traz dor, separação, e sofrimento, imagino que foi uma dor muito grande para o casal ter que matar um animal inocente para cobrir a vergonha do pecado,” Ao matar Adão a inocente vítima, pareceu-lhe estar derramando o sangue do Filho de Deus por sua própria mão. Sabia que se tivesse permanecido firme em Deus e leal à Sua santa lei não teria existido a morte de animais nem de homens. Todavia, nas ofertas sacrificais, que apontavam para a grande e perfeita oferta do amado Filho de Deus, aparecia a estrela da esperança para iluminar o escuro e terrível futuro e aliviá-los desta completa desesperança e ruína”. História da Redenção - Pag. 50 Janela: Assim como a morte do cordeiro que representava Cristo foi tão ofensivo, e triste para Adão, o pecado deveria causar tristeza e arrependimentos para todos os pecadores.
PARTE IV- Cristo resolveu o problema da morte
A tragédia da morte teria sido muito pior se Cristo se o cordeiro não tivesse sido morto no Éden, más a palavra do Senhor diz em Gal 4:4 “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” Cristo veio no tempo determinado por Deus para morrer a morte que nós deveríamos morrer para nos dar vida, e vida eterna. I Ped 1:18-19 “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. Na Cruz do Calvário Cristo morreu a nossa morte, para vivermos a Sua vida. Quando o Senhor voltar, a morte será extinguida para sempre.1Co 15.53-5 “53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.” Nossa maior esperança é que no céu não haverá mais morte. Apo 21:4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”
Janela: Você já teve que sepultar alguém muito querido? Deseja encontrá-lo(a) no dia da ressurreição? Você quer ressurgir na primeira ressurreição e ter a vida eterna? “Esta é a vida eterna: que conheçam o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo”. João 17:3
CONCLUSÃO
Que felicidade é saber que um dia seremos revestidos da imortalidade, pois Cristo já morreu em nosso lugar, Ele morreu a morte que nós deveríamos ter morrido.
Meu amigo(a), a chance de escolher o destino eterno é só nesta vida, e você não sabe quando ela termina. “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8:36