A RECOMPENSA EM TEMER AO SENHOR (FINALIZADO)
Textual • Sermon • Submitted
0 ratings
· 4 viewsLevar a igreja a intender a importância de testemunhar sobre Deus.
Notes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Levar a igreja a intender a importância de testemunhar sobre Deus.
Passagem principal: SALMO 112.1-3
“Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.”
INTRODUÇÃO
O salmo Salmo 112 está associado ao anterior e possui semelhante construção em acrósticos e apresentam um “vocabulário parecido”. (ver Introdução ao ,. Salmo lll). O segredo e a fonte de toda verdadeira felicidade e prosperidade é o temor do Senhor. Esse temor conduz à obediência completa e prazerosa aos mandamentos de Deus. A palavra bem-aventurado no vs 1 em Hebraico é: אַשְׁרֵי (ʾašrê) feliz; abençoado, caracterizado pela felicidade e ser altamente favorecido (como pela graça divina).
Não devemos tomar este salmo como base para concluir que todos os cristãos terão, automaticamente, saúde, riquezas, sucesso e felicidade se obedecerem ao Senhor, pois este salmo não tem como objetivo ensinar a teologia da prosperidade. Aliás, o justo descrito neste salmo passava por momentos difíceis.
O que é o temor do Senhor que todos os que o tem são objetos de tantas promessas sobre as quais lemos? O que significa "temer o Senhor"? Será que significa ter medo, ficar aterrorizado de pensar em Deus? Será que este assunto "o temor do Senhor" não é válido hoje sendo que a bíblia está tão relativizada?
PARTE I- A felicidade em temer ao Senhor
Bem-aventurado o homem. Em linguagem que faz lembrar o
Sl 1:1, apresenta-se a felicidade do homem temente a Deus. Um homem que teme ao Senhor naturalmente encontra prazer na guarda dos mandamentos divinos. Seus filhos vêm a ser os herdeiros de suas bênçãos espirituais e materiais. Observe que a frase, sua justiça permanece para sempre, aplica-se a Deus no salmo precedente.
Aqui o Salmista aludiu o temor ao Senhor como princípio do sucesso, prosperidade ou felicidade que acompanha o verdadeiro adorador. A característica da verdadeira piedade se encontra no prazerem em obedecer aos mandamentos de Deus.
A pessoa descrita neste salmo louva ao Senhor em adoração e o reverencia, sente prazer em ter comunhão com ele e procura lhe obedecer. Esse tipo de vida traz bênçãos para toda a família Se nossa vida não causar impacto em nosso lar, entre aqueles que conhecemos e amamos, não fará muita diferença no mundo em geral, onde as pessoas blasfemam contra o nome do Senhor.
Janela: Você deseja ser feliz? Então tema ao Senhor, entenda que Ele é o seu Deus, o todo poderoso é o seu Senhor.
PARTE II O caráter é modelado pelo temor
O caráter de uma pessoa boa é um reflexo do caráter de Deus. "O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro.
Cada faculdade do homem é um operário a construir para o tempo e a eternidade. Dia a dia a estrutura vai subindo, embora o dono não se aperceba disso. É uma construção que tem de figurar ou como farol de advertência por causa de sua deformidade, ou como estrutura que Deus e os anjos admirarão, por sua harmonia com o Modelo Divino.
As faculdades mentais e morais que Deus nos concedeu não constituem o caráter. Elas são talentos que devemos aproveitar e que, se devidamente aproveitados, formarão um caráter reto. Pode um homem ter na mão sementes preciosas, mas essas sementes não são um pomar. A semente tem de ser plantada, antes de se tornar árvore. A mente é o terreno; o caráter é o fruto. Deus nos deu as faculdades para as cultivarmos e aperfeiçoarmos. Nosso próprio procedimento determina nosso caráter. No educar essas faculdades de modo que se.
Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2) pag 545
Janela: O caráter é transformado a medida que você passa tempo com Deus, quanto tempo você tem passado com Ele?
PARTE III - A recompensa
As bênçãos estão preparadas para os que são fiéis e os filhos de seus filhos. E verdadeiras riquezas lhes são outorgadas, tanto quanto lhes for proveitoso. Nas horas mais difíceis, de aflição e provas, a luz da esperança e a paz brotarão dentro deles, e o alívio oportuno transformará o lamento em gozo.
Vs 2, “Seus descendentes serão fortes nesta terra” . Distinguido por suas virtudes, influência e sucesso na vida. Isso se refere ao que os hebreus consideram um objeto de grande anseio e é consistente com as promessas encontradas nas Escrituras.
A melhor garantia para a virtude e o sucesso dos filhos é a virtude e a piedade dos pais em temer a Deus, pois a herança mais segura de felicidade, respeitabilidade e utilidade na vida é aquela que vem do exemplo, das orações, dos conselhos de um pai e de uma mãe piedosos. "Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor”.
Salmo 128:1-4
CONCLUSÃO
O temor do Senhor, não se trata de uma relação
simples, como o respeito que semelhantes mostram entre si, nem significa ter medo de Deus ou pavor dEle. Em contraste, o temor do Senhor é o respeito profundo que é devido ao nosso Deus. Finalmente, entendemos não haver temor de Deus sem se fazer a vontade dEle.
Deus tem bençãos reservadas para você, você só precisa temer a Ele, entender que Ele quer cuidar de você e sua família, este entendimento só pode permear o coração daqueles que temem aos Senhor, são obedientes a sua palavra.