Até quando SENHOR? O diálogo entre Deus e seu profeta.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Introdução

Habacuque 1.2-4
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 1)
Até quando, SENHOR,clamarei pedindo ajuda,e tu não me ouvirás?Até quando gritarei: “Violência!”,e tu não salvarás? Por que me fazes ver a iniquidade?Por que toleras a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há litígios e surgem discórdias. Por isso, a lei se afrouxa e a justiça nunca se manifesta.Porque os ímpios cercam os justos,e assim a justiça é torcida.
Esse não é um simples diálogo, é na realidade um lamento, repleto de queixas contra Deus, pois a situação na qual a nação de Judá encontrava-se era extremamente complicada, insegura e incerta. Haviam desviado-se completamente de Deus e dos seus preceitos.
Guia Cristão de Leitura da Bíblia Panorama > Habacuque: As Perguntas Difíceis

Habacuque faz perguntas difíceis da parte de Deus, perguntas sobre injustiça e corrupção em sua sociedade. Ele recebe respostas ainda mais difíceis. O profeta, de início, fica chocado com Deus. Depois, conforme espera, as respostas começam a fazer sentido. Finalmente, chega a entender os propósitos de Deus e encontra a fé mais uma vez, a despeito do que parece ser um futuro incerto.

O livro de Habacuque em sua estrutura tem:
3 - Capítulos
56 - Versículos
1.021 - Palavras
e está inserido na categoria dos Profetas Menores; o autor é o próprio Habacuque; foi escrito no período bíblico de declínio de Judá; Aproximadamente entre 609 -598 a.C.

Habacuque um homem com muitas perguntas.

Pouca coisa sabe-se sobre a origem deste profeta, alguns comentaristas bíblicos afirmam que:
Nem as Escrituras nem outras fontes extrabíblicas fornecem informações substanciais a respeito da vida de Habacuque. Da mesma maneira que Elias, bem como João Batista, o profeta por excelência da Nova Aliança, Habacuque aparece meramente como uma “voz” e nada mais. Ele deve ser ouvido porque é o portador da mensagem de Deus, não por causa do que ele era pessoalmente.
Palmer Robertson, Naum, Habacuque e Sofonias, org. Cláudio Antônio Batista Marra, trad. Neuza Batista da Silva, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 175–176.

Habacuque não era um egoísta que se preocupava apenas consigo e com o conforto e a segurança de sua família. Patriota convicto, inquietava-se profundamente com a condição moral e espiritual ao redor. Amava seu povo e sabia que este caminharia para a destruição caso continuasse transgredindo as leis de Deus. Em razão de sua preocupação com essas questões angustiantes, duas perguntas brotavam de seus lábios: “Até quando?” e “Por quê?”.

Richard W. De Hann

Habacuque, como a maioria dos outros profetas da Bíblia, detestava os modos perversos de sua sociedade. Sua principal preocupação era com a violência, a injustiça e o conflito ao seu redor. Os perversos não eram levados à justiça e o sistema estava sendo administrado pelos ímpios. Alguns profetas, como Isaías ou Jeremias, falaram diretamente para a sociedade corrupta em que viviam. Habacuque parece pedir intervenção divina.
Guia Cristão de Leitura da Bíblia O Protesto contra a Injustiça

A mensagem do livro é que Deus ouve esses protestos contra a injustiça. Ele não fica passivo: seus propósitos, em longo prazo, serão revelados àqueles que o buscam de todo o coração.

Entretanto, ao aplicarmos a situação em que se encontrava o profeta com os nossos dias, fica fácil perceber, não ficamos, muitas das vezes, satisfeitos com as respostas de Deus para nossos questionamentos, somo imediatistas, não nos contentamos com a respostas de Deus, diante das situações que enfrentamos de injustiça ou provações.
O livro tem como propósito encorajar os fiéis a serem pacientes esperando o tempo de Deus, porque o plano perfeito de Deus acontecerá no tempo determinado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.