Até quando SENHOR? O diálogo entre Deus e seu profeta.
Introdução
Habacuque faz perguntas difíceis da parte de Deus, perguntas sobre injustiça e corrupção em sua sociedade. Ele recebe respostas ainda mais difíceis. O profeta, de início, fica chocado com Deus. Depois, conforme espera, as respostas começam a fazer sentido. Finalmente, chega a entender os propósitos de Deus e encontra a fé mais uma vez, a despeito do que parece ser um futuro incerto.
Habacuque um homem com muitas perguntas.
Habacuque não era um egoísta que se preocupava apenas consigo e com o conforto e a segurança de sua família. Patriota convicto, inquietava-se profundamente com a condição moral e espiritual ao redor. Amava seu povo e sabia que este caminharia para a destruição caso continuasse transgredindo as leis de Deus. Em razão de sua preocupação com essas questões angustiantes, duas perguntas brotavam de seus lábios: “Até quando?” e “Por quê?”.
Richard W. De Hann
A mensagem do livro é que Deus ouve esses protestos contra a injustiça. Ele não fica passivo: seus propósitos, em longo prazo, serão revelados àqueles que o buscam de todo o coração.