A fé e seus efeitos de outros heróis da fé (Hb 11:30-40)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
Nesta última parte do estudo de Hebreus 11, eu gostaria, primeiramente, de fazer um resumo do que foram os dois primeiros estudos.
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.
O v. 1 é uma das partes centrais, que nos fala sobre a fé ser a certeza do que se espera, que foi o caso de Abel, Enoque e Noé. É somente pela fé em Deus que nossos sacrifícios de louvor, nossa vida e nossa salvação se tornam uma forma de estabelecermos relacionamento íntimo com Ele.
A fé é certeza do que se espera quando provamos de milagres e proteção divina para não perecermos, assim como aconteceu na vida de Moisés.
Além disso, a fé é convicção do que não se vê quando confiamos em um futuro que não estaremos vivos para prová-lo, assim como aconteceu com os patriarcas (Abraão, Isaque, Jacó e José) que puderam provar dessa fé.
A partir do v. 30, podemos observar muito presente a ideia da certeza do que se espera e a convicção do que não se vê.
30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.
Os israelitas em Canaã viveram pela fé quando viram as muralhas de Jericó caírem.
20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. 21 Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos.
Por meio deste texto, vemos que o povo de Israel marchou sete vezes em volta de Jericó até as muralhas caírem. Eles confiaram na promessa de Deus contida no v. 2:
2 Então o Senhor disse a Josué: — Olhe! Estou entregando em suas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus valentes.
Que fé tremenda estava em seus corações, a ponto de, mesmo diante de uma grande muralha, persistir até o fim obedecendo a Deus e confiando que Ele iria fazer acontecer, e a cidade seria conquistada. Esta é uma certeza de algo que se espera.
Eles receberiam a posse da terra que vai desde o Líbano até o deserto do Neguebe, e do rio Eufrates até o Mar Mediterrâneo, e foi por tudo isso que Deus encorajou Josué a ser forte e corajoso.
31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Raabe, pela fé, acolheu os espias, não foi destruída. Ela foi obediente a Deus no processo de proteger os espias do povo de Israel, que haviam entrado na terra de Canaã para verificar as condições da terra e voltar informar ao seu povo. Ela teve sua vida poupada. Observe o que Tiago fala a respeito dela:
25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
Raabe entrou na aliança do Senhor, demonstrando que Ele salva aqueles que possuem um coração arrependido, que não há barreiras quando Deus quer perdoar e salvar. O Evangelho de Mateus coloca ela na genealogia de Jesus:
5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;
Logo Raabe, que antes era uma mulher pagã de Canaã e prostituta, ela foi uma das ancestrais de Jesus, ela creu no Deus de Israel. Seus compatriotas foram destruídos, mas ela sobreviveu. Tudo isso demonstra o que Paulo declara em Gl 3.28
28 Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus.
A salvação, mesmo aqui, estava disponível a todos os povos.
Do v. 32 em diante, vemos um resumo dos outros homens e mulheres que viveram pela fé. Viveram coisas excelentes com Deus, provaram das maiores bênçãos e conheceram o poder soberano do Senhor.
32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
Nestes versículos, compreendemos que viver pela fé não é somente ter vitórias nesta vida, mas em tudo permanecer firmes naquele que sustenta. Dos vs. 32 a 34, homens conquistaram grandes coisas em nome de Deus, triunfaram sobre inimigos, a promessa de Deus foi concretizada sobre suas vidas.
Vamos observar alguns detalhes, primeiramente no v. 35:
Hebreus 11.35a (RA)
35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.
Gostaria de ler dois textos que tratam a respeito disso:
22 O Senhor atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. 23 Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive.
36 Então Eliseu chamou Geazi e disse: — Chame a sunamita. Ele a chamou. Quando ela chegou, Eliseu disse: — Pegue o seu filho. 37 Ela entrou, lançou-se aos pés de Eliseu e prostrou-se em terra; pegou o seu filho e saiu.
Aqui, mulheres provaram da fé em Deus e seus filhos foram ressuscitados, o que não aconteceu com outros:
Hebreus 11.35b (RA)
35 Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
36 outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. 38 O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Todos, aqui, caminham com base em promessas do Deus que está lá no fim aguardando Seus escolhidos. Os mártires da igreja sabiam que, se a promessa não se cumprisse nesta vida, estava preparada para eles algo muito maior:
10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
É o verdadeiro descanso da alma, quando toda a aflição tem um fim, quando não há mais pecado, quando todos os filhos de Deus habitam com Ele no Reino Celestial. O v. 37 nos fala a respeito de Isaías, que de acordo com a tradição dos escritos, que foi serrado ao meio.
39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
Estes homens e mulheres que viveram pela fé não provaram da maior promessa nesta vida: a salvação, o que poderão provar somente na eternidade com Cristo.
Que maravilha é poder provar de uma fé sobrenatural, não é mesmo? Dificilmente nós provaríamos dos mesmos milagres que a maioria viveu, pois os contextos eram outros, mas lembre-se que o Deus é o mesmo, Ele nunca muda, e a Sua Palavra é viva e eficaz para nos transformar!
Louvo a Deus por ver que temos o privilégio de estarmos aqui para falar de fé, da fé em coisas que já passaram, da fé no que estamos vivendo e, principalmente, da fé naquilo que está reservado para nós no porvir. Nossos olhos estão na eternidade, esta vida é passageira.
Descanse no Senhor e viva pela fé, tendo consciência de que Ele te conhece e sabe o que você precisa.
Que o Senhor Jesus abençoe sua vida poderosamente!