TENTANDO ENGANAR A DEUS (FINALIZADO)

Expositivo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 69 views

Levar os ouvintes a compreender que somos constantemente levados aos perigos das más escolhas e motivações enganosas, criando uma barreira que limita nosso relacionamento de criatura/criador.

Notes
Transcript
Handout
(TAYSSON, VOCÊ CONSEGUIU FUGIR COMPLETAMENTE DAS CARACTERÍSTICAS DE UM SERMÃO EXPOSITIVO, ONDE O MESMO SE BASEIA EXCLUSIVAMENTE NO TEXTO E NÃO BUSCA NENHUMA OUTRA REFERÊNCIA OU HISTÓRIA NA BÍBLIA).
PROPOSIÇÃO: Levar os ouvintes a compreender que somos constantemente levados aos perigos das más escolhas e motivações enganosas, criando uma barreira que limita nosso relacionamento de criatura/criador.
TEXTO PRINCIPAL:
Atos dos Apóstolos 5.1–11 (RC95)
Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas.
INTRODUÇÃO:
No princípio da igreja, Jesus pensava em uma Igreja atuante, missionária, que fosse pura, que não se corrrompesse com as vontades e costumes deste mundo de pecado. Inclusive, tratando desse assunto, o apóstolo Paulo fala desse objetivo no livro de Efésios. Abra sua Bílbia:
Efésios 5.25–27 (RC95)
Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Apesar disso queridos irmãos, a pergunta que deve surgir em nossas mentes é: será que é assim que minha Igreja se encontra hoje? Se olharmos ao nosso derredor, encontraremos a Igreja de _______ como uma igreja gloriosa, sem mácula e irrepreensível?
Infelizmente, em muitos momentos, nosso comportamento como filhos de Deus, tem maculado e distorcido a natureza da Igreja. No texto que lemos, observamos dois elementos, que em razão de uma visão distorcida a respeito do Reino de Deus, tentaram macular a simplicidade e sinceridade que deve permear a vida da Igreja que Jesus começou.
Amigos, temos um Deus que é amor, que se compadece dos pecadores, “MAS NÃO dos seus atos pecaminosos”! Hoje, precisamos entender que no decorrer de nossa vida cristã, servir a Deus não é uma brincadeira! É algo sério e Deus não tolera os pecados contra Sua Igreja e age de forma implacável.
Por isso querido irmão (a), vamos conhecer “ALGUNS PECADOS QUE PODEM TRAZER SÉRIOS RISCOS ÀQUELES QUE OS ALIMENTAM”:
PARTE I – O ENGANO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A OBRA DE DEUS
Amigos, lemos no início que Ananias e Safira, quiseram usar sua contribuição como um meio de promoção pessoal ali dentro da Igreja, que, muito provavelmente tenham gostado da ideia satânica de serem destacados no meio dos irmãos pela quantia que haviam ofertado. Eles haviam ficado com inveja quando perceberam a reação das pessoas ao receberem a contribuição do irmão Barnabé com sua oferta significativa conforme relatado em At 4.36-37, que gostaria de ler com vocês, mas antes, precisamos fazer duas perguntas para refletirmos nesse momento.
A primeira delas é: Quantas vezes temos contribuído para obra de Deus tentado fazer manipulações através do que temos ou do que somos?
A segunda pergunta: Será que Deus precisa mesmo do que temos oferecido para Sua Obra, como um meio de nos alto promover dentro da igreja, esperando ser reconhecido e destacado entre os demais irmãos?
Bem amigos, não sei qual é resposta que permeia na sua mente aí agora, mas, sei que se nos permitimos poderemos aprender boas lições aqui hoje! Esse é teu desejo? É para isso que veio aqui hoje? Amém! Deus seja louvado, você está no lugar certo. Voltemos para o relato bíblico;
Atos dos Apóstolos 4.36–37 (NVI)
José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.
Bem meus amados, percebemos que depois de retratar a conduta exemplar de Barnabé, o autor descreve a conduta avarenta de Ananias e Safira, e sem fazer qualquer rodeio ele narra que esse casal decidiu vender um campo, e logo depois de receber o dinheiro, o levaram aos apóstolos. Quando eles fazem isso, Ananias e Safira estão querendo que todos olhem para eles não pelo que os motivaram a fazer aquela entrega, mas pelo o valor monetário que entregavam.
O casal segue com a entrega, passando a saber aos apóstolos que sua oferta ali era corresponde ao valor total recebido pela venda do campo. Mas como lemos, eles furtivamente, decidem reter parte do dinheiro para si. Em outras palavras meus irmãos, Ananias e Safira estavam roubando de Deus (comparar com Js 7.1). E aqui podemos tirar a primeira lição amigos. Ei! Amigo (a), entenda que contribuir para a obra de Deus é algo muito sério! Envolve nossos dons, envolve nosso tempo, nossa família, nosso trabalho, nossos recursos e principalmente nossa FIDELIDADE A DEUS. Eis então minha preocupação como líder espiritual dessa igreja, será que hoje, aqui, eu estou falando com alguém que tem roubado a Deus em algum desses aspectos? Será que você amigo irmão, (a) tem buscado reter parte do todo de Deus? A grande e boa vontade do Senhor para você, é que sua resposta seja não! O Senhor, quer o melhor de cada um nós, Ele quer tudo aquilo que O corresponde com uma entrega sincera e verdadeira, sem que haja segundas intenções, sem que você deseje algo em troca, entende? Não deturpe sua entrega para a obra de Deus como fez Ananias e Safira.
Ele nunca está interessado no “valor monetário” de nossas contribuições, mas sim, em nossa motivação correta ao contribuirmos para seu Reino. Vejamos alguns exemplos a respeito na Palavra de Deus:
- A contribuição dos “ricos e da viúva pobre”,
Marcos 12.41–43 (NVI)
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.
Enquanto os ricos davam de suas sobras, a viúva deu tudo o que tinha. Enquanto os ricos davam para ser observados pelos outros, a viúva deu com seu coração, ainda que correndo o risco de ser ridicularizada pela insignificância de sua oferta aos olhos dos homens.
Ao contribuirmos com nossos dízimos e ofertas para a Casa de Deus, devemos fazê-lo de todo o nosso coração e não para sermos destacados no meio dos irmãos. Os ricos davam querendo ser notados, a viúva não podia ser notada considerando a quantidade de sua oferta. Porém Jesus se agradou da oferta da viúva e desagradou da oferta dos ricos, em virtude da motivação errada de suas contribuições.
Esta foi a razão, porque Deus recebeu a oferta de Abel, e rejeitou a oferta de Caim, Gn 4.3-5.
Quando Deus rejeitou a oferta de Caim foi pela a forma que ele decidiu assim fazer, uma entrega de forma relaxada e superficial. Buscou aproximação do Senhor com intenções deturpadas. Querido irmão (a), tudo quanto dermos ao Senhor, deve ser dado de coração, Cl 3.23. A contribuição deve ser espontânea, e nunca motivada por qualquer pressão externa, II Co 9.7.
Nossas contribuições devem ser feitas de forma correta, para glória de Deus e não para a nossa, pois Ele não se agrada, e até mesmo abomina, quando queremos fazer de nossas contribuições, um trampolim para nossa exaltação pessoal, ou status no meio dos nossos irmãos. Vamos contribuir para o Reino Celeste, usando a motivação correta.
II – O ENGANO ACERCA DA MENTIRA
Ananias e Safira estavam levando seu plano adiante. Para isso, o casal precisou fazer o que muitos de nós temos feito a muito tempo, “maquinado o mal” para satisfazer nossas vontades da carne. Era uma mentira que não iria prejudicar ninguém, afinal o dinheiro que estavam entregando cobriria tudo, uma vez que os “fins justificam os meios”, não é isso que vemos muito por aí? Estavam dando uma “grande oferta” para Deus, e uma pequena mentira, não faria mal algum, Vs. 1-2.
Quantos filhos de Deus têm sido vítimas de Satanás, tem caído em suas artimanhas, porque suas bocas proferem “mentirinhas”, que não fazem mal a ninguém? A Palavra de Deus, nos alerta contra a mentira de uma forma severa: O Diabo é o “Pai da Mentira”, ainda que o mentiroso não admita isso.
João 8.44 (NVI)
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
O grande autor da mentira é Satanás, e todos aqueles que vivem na mentira, estão servindo a ele, tendo a recompensa de tê-lo como pai. É isso que você tem buscado para sua vida e para sua família? Tem preferido viver uma vida como se fosse um faz de contas, mas no final tudo que você tem ganhado é dor e solidão?
A mentira tem uma afinidade com o engano. Ananias e Safira, quiseram enganar os apóstolos, porém um coração que age assim, é uma presa fácil de Satanás, Vs. 3, “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?”.
Foi assim com Judas, o traidor de Jesus, quando o traiu com um beijo. Ficou confirmado o engano e a mentira, o que proporcionou a entrada do Diabo em seu coração. Jo 13.2.
A traição de Judas ao Senhor começou quando ele permitiu que o Diabo falasse ao seu coração. Devemos lembrar que a tentação ocorre primeiramente na mente e só depois de alimentada desce ao coração. Judas começou a articular, juntamente com os principais religiosos da época, um ato de falsidade e mentira para trair Jesus. Foi por esta razão que o Diabo “entrou nele”. Temos aqui um tipo de “falsidade premeditada”, “mentira consciente”, que acaba sendo um veneno em nosso relacionamento com Deus.
Amigos, Dt 19.17-20, nos mostra que no AT a mentira era tratada de forma muito séria. Quando uma falsa testemunha, era pega por sua mentira, recebia a mesma pena que estava sendo imposta ao réu. Não havia espaço para coincidir com o engano e a mentira, logo vinha a consequência. Logicamente, hoje não é mais assim, muitos tem procurado ganhar a vida e conquistar espaço na sociedade com mentiras e enganos.
Mas hoje aqui, estamos buscando ser diferentes, ser não como Ananias e Safira foram. Estamos aqui, porque escolhemos ser crentes verdadeiros, amigos da verdade, e não ficar se apoiando as mentiras influenciadas por Satanás. Amigo irmão (a), independente das circunstâncias, escolha sempre falar a verdade, Mt 5.37, “Seja o vosso falar sim, sim e não, não, o que disso passar vem do maligno”.
III – O ENGANO ACERCA DA ONISCIÊNCIA DE DEUS
Ananias e Safira, foram infantis ao tentar encobrir a verdade dos apóstolos. Mal sabiam eles que os olhos de Deus, acompanhavam toda a maquinação do plano diabólico. Talvez, conversaram: “Ninguém vai saber, fica só entre nós”. Puro engano! Ao mesmo tempo da trama, o Espírito Santo, estava revelando tudo a Pedro. Que surpresa para eles! Veja a ocorrência dos fatos:
A Morte de Ananias:
Atos dos Apóstolos 5.3–5 (RC95)
Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
A morte de Safira:
Atos dos Apóstolos 5.7–10 (NVI)
Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade?”
Respondeu ela: “Sim, foi esse mesmo”.
Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.
Naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido.
Caíram no mesmo pecado de Acã, Js 7. Há um grande erro no meio do povo de Deus, em achar que Deus não está atento às nossas ações. A Palavra de Deus nos fala sobre isto: Jó 34.21, “Nada escapa aos olhos de Senhor”. Eles estão atentos a todos os nossos atos. Meus amados, Deus conhece não somente as suas palavras, mas os meus pensamentos e as intenções do seu maldoso coração. É puro engano achar que nossas intenções malignas ficam escondidas de Deus.
Fisicamente, também, não há como nos esconder de Deus, pois sua presença, está em todos os lugares. Deus está nas alturas, nas profundezas do mar, nas profundezas da terra, nos confins do universo. Deus não somente te conhece, mas também te vê, Jr 12.3: “Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês, e provas o meu coração para contigo; arranca-os como as ovelhas para o matadouro, e dedica-os para o dia da matança”.
Então amigo, por que escolher se esconder de quem não pode se esconder? Porque achar que você pode fazer o que quiser, usando do livre arbítrio para satisfazer suas próprias vontades? O que Deus tem para você aqui e agora é muito maior, vai além das tuas expectativas e sonhos, acredite amigo, você ainda não foi longe demais. Ainda não é tarde para você… contar experiência pessoal.
CONCLUSÃO
Queridos irmãos(ãs), quando nossas motivações e visões estão deturpadas, certamente nossos caminhos acompanharão nossas visões. As consequências são desastrosas, e vimos isso com a história de Ananias e Safira, quando morreram fisicamente, e é possível que morreram também espiritualmente, Hb 10.31, “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo”. Por isso amigo, precisamos sair daqui tendo em mente que o fruto colhido será sempre do mesmo tipo e natureza da semente plantada, Gl 6.7-8, “7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. Vamos fazer uma correção nos nossos caminhos? Deus quer realizar um concerto contigo hoje, agora!
APELO
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.