DESCANSANDO A SOMBRA DO ONIPOTENTE (FINALIZADO)

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 50 views

Levar os ouvintes a desenvolverem uma confiança inabalável em Deus.

Notes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Levar os ouvintes a desenvolverem uma confiança inabalável em Deus.
TEXTO BÍBLICO: O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Salmos 91:1 – 2
INTRODUÇÃO
Salmos, é um livro que geralmente todas as pessoas apreciam e gostam de sua leitura por se tratar de uma leitura simples e que nos traz muitos ensinamentos. Você por acaso já foi na casa de algum parente, vizinho ou colega de trabalho e encontrou a Bíblia aberta em algum salmo? Então, geralmente nós vemos isso acontecer com alguns salmos como o salmo 23 e 91, normalmente esses são os mais usados e colocados na estante de casa. Não que isso seja errado, mas acontece em muitos lugares.
Logo, algo que é muito importante é que você não deve deixar só sua Bíblia lá aberta pegando poeira, até porque você não irá conhecer a Deus só tendo a mesma aberta na sua sala, você precisa estudar e meditar na Palavra de Deus.
Além disso, o salmo 91 é um hino solene que nos fala a respeito sobre a segurança daqueles que confiam no Senhor. E algo interessante a esse respeito é que diversas imagens de proteção dão ênfase ao tema que o mesmo retrata que é; abrigo, sombra, refúgio, fortaleza, escudo e assim por diante. Irmãos, Deus é fiel e cuida de seus filhinhos.
I – A necessidade de descansar no Senhor: Salmos 91:1
A vida do ser humano é repleta de dificuldades, complexidades e batalhas. Em nosso cotidiano constantemente estamos enfrentando desafios e barreiras que nos são impostas, mas as vezes nós não conseguimos vencer todos os desafios e barreiras e quando isso acontece, sabe qual é a nossa reação? Isso mesmo, nós nos desesperamos ao ponto de nos inquietarmos e nos alimentar de dúvidas, nos levando assim a pensamentos pessimistas. Irmãos, por ventura em algum momento de sua vida você já teve dúvidas quanto ao futuro e você passou a pensar negativamente a respeito da vida? – Sabe, eu me lembro perfeitamente bem de quando eu comecei a colportar. Em 2019 no mês de dezembro eu fui para a cidade de Tangará da Serra – MT, colportar e acontece que foi a minha primeira vez. No primeiro dia naquele ambiente a primeira coisa que eu pensei foi “o que eu estou fazendo aqui?”, aquela realidade era muito desconfortante para mim, mas eu fui para o campo e trabalhei muito, porém, eu não vendia nada! Resumindo, acontece que eu passei 2 dias sem almoçar e 3 noites sem jantar... Desesperador, não?
Na colportagem eu passei por muitas dificuldades, porém foi onde eu mais aprendi com a vida e até hoje aprendo com essas lições. Sabe o que me motivou a continuar caminhando? Foi olhar para Isaias 41:10 que diz: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Pensar que tem um Deus ou um Altíssimo em quem eu posso habitar foi o propulsor para que a minha missão continuasse e, foi essa missão que me trouxe até aqui! Isso mesmo meu querido e minha querida, você, eu e todos nós temos um esconderijo em que podemos descansar! Perante isto eu te pergunto, você tem descansado à sombra do Onipotente?
Oh, queridos! Só é possível dizer: “...Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”, se nós estivermos descansando na sombra do Onipotente. No entanto, o que seria esse descansar? Queridos quando nós vamos a Cristo é que nós conseguimos ser aliviados dos nossos fardos!
O evangelho de Mateus no capítulo 11:28 – 30 nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Aqui está a fórmula de como descansar em Jesus, que é ir a Ele e se relacionar com Ele.
II – A necessidade de reconhecer O Senhor como Deus: Salmos 91:2
Quando lemos o (v.2) do salmo 91, a primeira coisa que precisamos fazer é reconhecer a Esse Deus como sendo o Nosso Deus. É somente através do reconhecimento que passamos a confiar em algo, por isso, se nós procuramos a Ele é porque confiamos nEle. Quando penso em “confiar” logo me lembro de uma história um tanto interessante que é a história de Eduardo que tinha ido com seu pai a uma loja. À tarde eles desceram da montanha onde moravam em sua casinha, e caminharam na planície até à cidade. Havia muito que ver, e muitas compras a fazer na grande loja, onde se encontrava tudo que se queria.
Eles jantaram num restaurante, para alegria de Eduardo, e finalmente se puseram a caminho de casa. A escuridão cobria a Terra quando chegaram ao sopé da montanha. Eduardo procurou cuidadosamente no bolso o precioso canivete e a corrente que seu pai lhe havia comprado. Estavam em segurança. Depois, ele começou a difícil tarefa de subir o trilho daquela áspera e escura montanha.
E a cada minuto que se passava, escurecia mais. O pai, um pouco adiante, carregava um saco nos ombros. O saco continha as compras que eles haviam feito na loja. Eduardo desejava poder andar com pés tão seguros como o pai. Ele tropeçava, porque suas pernas estavam trêmulas. Seus olhos, acostumados a estar fechados àquela hora da noite, doíam e ele tentava enxergar os troncos e pedregulhos antes de cair neles. Mas quanto mais olhava, menos via.
Finalmente, Eduardo segurando a mão livre do pai, pôs nele a sua confiança para guiá-lo no caminho. Isto melhorou a situação e finalmente viram a luz brilhante de sua própria casa no cimo da montanha. Eduardo não tinha falado muito, até agora. Ele tinha que economizar fôlego para andar. "Papai", disse ele com admiração, "eu desejaria poder andar pelo escuro sem tropeçar e cair. Como é que o senhor consegue?"
O pai parou imediatamente. Eduardo percebeu que estava olhando para ele com seus olhos bondosos. "É assim, meu filho. Você tropeça porque olha sempre para seus pés". E pôs o saco no chão, tomou a cabeça de Eduardo em suas duas mãos voltando-a para cima. "Olhe para lá. Você vê onde o Céu está mais claro? É porque cortaram as árvores ali para fazer a estrada. Eu olho sempre para cima quando ando. Torna o caminho mais fácil."
Sim, torna o caminho mais fácil o olharmos para cima. A estrada está muito escura hoje. Se só olharmos em nosso redor ficaremos desanimados. O olhar para cima é o olhar de fé em Deus. "Olhar para cima" é confiar nEle para obter direção quando tudo se acha em trevas e não vemos o caminho e as dúvidas nos assaltam, sentimos "medo do escuro". Nós nunca olharemos em vão, quando sinceramente olharmos para cima.
CONCLUSÃO
Sabe, no mundo nós podemos passar por aflições, dificuldades, desafios ou quem sabe passar dois dias sem almoçar e três sem jantar, porém, Cristo diz: “eu venci o mundo” (Jo 16:33). Esse é o Deus a quem nós servimos, alguém que se importa conosco e que nos protege de todo mal. E quer saber mais? Ele nos protege até mesmo quando hesitamos a fim de nos mostrar quem Ele é. É isso mesmo, o Senhor precisa ser e continuar sendo o nosso refúgio e baluarte, Deus nosso, em quem confiamos! Essa é a mensagem do Senhor para mim e para você meus amados. Ele quer que nós olhemos para cima!
APELO
Related Media
See more
Related Sermons
See more