A MULHER ADÚLTERA (FINALIZADO)
Expositivo • Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsEstimular os irmãos a fazer uma avaliação de consciência e buscar alívio em Jesus.
Notes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Estimular os irmãos a fazer uma avaliação de consciência e buscar alívio em Jesus.
TEXTO BÍBLICO: Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. João 8:1 – 11
INTRODUÇÃO
Você já passou por momentos difíceis, no qual você não sabia o que fazer? Esses momentos são muito complicados. Em sua vida aqui na terra o nosso Senhor Jesus passou por muitos momentos assim. E a historia que veremos hoje é um desses momentos.
Era a festa dos tabernáculos em Jerusalém, essa que é uma das principais festas dos Judeus, mas de acordo com João 7:1 sabemos que os fariseus, procuravam matar a Jesus. Buscavam pensando entre si, uma maneira de o silenciar. Dentro do capitulo 7 vemos que até mandaram soldados para o prender. Mas os soldados ao ouvir Jesus se impressionaram com Ele, e não o prenderam. Por esse motivo os fariseus, montaram o plano da mulher adultera. Na mente deles, esse era o plano perfeito para pegar Jesus. Vamos ao texto e buscar extrair dele o máximo de ensinamentos que ele nos traz, nessa história espetacular.
DESENVOLVIMENTO
I – Buscar o poder que vem do Alto: Jo 8:1,2
Sabemos que Jesus sabia que os fariseus tentariam o matar, por isso Jesus ao chegar à noite, vai buscar Poder de Deus, no local onde estava acostumado. Foi ali no monte das oliveiras que Jesus muitas vezes em seu ministério foi fortalecido por Deus. Foi nesse monte que Ele chorou ao ver Jerusalém. Foi também nesse monte que Ele suou gotas de sangue. E nesse momento, Ele estava a procurar poder de Deus até a madrugada para ensinar e ser guiado pelo Espirito de Deus. Você tem buscado o poder de Deus antes de sair e pregar? Antes de sair para o seu dia a dia? Se Jesus, sendo nosso salvador e nosso Deus precisou buscar poder de Deus, quanto mais eu você querido irmão e irmã. Precisamos do Poder de Deus para nos desviar do mal, como também para seguir à vontade Dele.
Então Jesus volta para o templo e com o Poder de Deus ensina as multidões. Mas saiba meus queridos irmãos, sempre que sairmos com o Poder de Deus para cumprir a vontade dEle, se levantara oposição. Preste atenção no que ocorre a seguir.
II – A armadilha sendo revelada: Jo 8:3-6
Interessante meus irmãos, como os fariseus tinham quase certeza de que Jesus não sairia dessa armadilha. De fato, era muito bem elaborada, pois se Jesus liberasse a mulher, Ele estaria indo contra a lei de Moisés descrita em Dt 22:22-24. Em contrapartida, se Ele condenasse ela ao apedrejamento, os fariseus o acusariam de ter se colocado acima do poder de Roma. A armadilha era perfeita, apenas não contavam com a sabedoria Divina que Jesus tinha por intermédio do Espirito Santo. Pois Jesus sabia o que eles carregavam em seus corações. Jesus conhece a minha e a sua natureza, ele sabe o que vai em nossos corações.
III – Uma avaliação de consciência: Jo 8:7,8
Ao Jesus demorar para responder os fariseus, eles chegaram mais perto e insistiram com Ele, buscando arrancar de Jesus uma resposta. Estavam com pressa de o prender. Mas ao chegarem perto, percebem que Jesus estava escrevendo os pecados deles ao chão. Então o Salvador olha fixo para eles e fala para os que não tivessem pecados atirarem a primeira pedra. Como atirar uma pedra? Os pecados estavam ali, descritos ao chão. Cada um deles fez uma avaliação de sua própria consciência. Estavam perante os seus pecados, mas também estavam diante daquele que pode perdoar os nossos pecados.
Queridos, quando tomamos consciência de nossos pecados, somos chamados ao arrependimento. Devemos fazer uma avaliação de nossas consciências. E então somos chamados a abandonar o pecado e nos entregar a Cristo. Pois Ele pode perdoar e salvar o perdido. Não existe pecado que Jesus não possa perdoar. Não importa o que você tenha feito, Jesus nos diz “vinde a mim todos que estais cansados e Eu vos darei descanso (Mt 11:28) “. Você esta cansado? Va ate Jesus, pois Ele te dará descanso. Ele esta te chamando nesse momento.
IV – Uma virada impressionante: Jo 8:9-11
É impressionante a oportunidade que esses fariseus perderam, pois estavam cegos em seus pecados. Estavam a frente daquele que pode perdoar pecados, Jesus os deu a oportunidade, mostrando que dEle nada podia ser escondido. Mas os fariseus, fazendo o que já estava descrito em Jo 3:20, preferiram ir para longe da Luz que é Cristo, para manter seus pecados escondidos.
Que imagem impressionante vemos agora. Aqueles que chegaram pensando estar cheios de justiça, ficaram como se fossem nus, e fugiram por vergonha de seus pecados. E aquela que estava ali, muito possivelmente quase nua fisicamente, pois tivera sido pega no ato e trazida perante Cristo, agora é vestida pela justiça de Cristo.
Esse, foi o primeiro momento a sós com Cristo da mulher adultera. Agora ela estava limpa e aliviada. Seus pecados haviam sido perdoados, e ela estava vestida da justiça de Jesus. Olha que maravilha meus irmãos, em apenas um encontro, Jesus fez tudo isso por essa mulher. Cristo quer fazer tudo isso em nos também. Devemos ir a Jesus e Ele nos limpara de nossos pecados. Ele nos aconselha em Ap 3:18 a adquirir dEle vestiduras brancas para não manifestar a vergonha de nossa nudez. Quer vestir as vestes de justiça de Cristo?
CONCLUSÃO
Jesus nos diz em Jo 6:37 "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora", Ele cumpre essa promessa na vida dessa mulher. Consegue enxergar o que acontece quando vamos até Ele? Somos sarados, somos aliviados de nossos fardos, Ele nos livra de nossos acusadores, até quando o principal deles é a nossa própria consciência. Você crê nisso? Cristo quer te libertar hoje. Você aceita a liberdade que Ele te oferece?
APELO