Conquistando a União
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Prólogo
Prólogo
Tema: União
Título: Conquistando a União
Propósito Geral: Promover a união
Propósito específico: Orientar o grupo sobre como gerar união
Introdução:
Você já se sentiu traído? Aquele arrependimento de ter confiado em alguém que depois lhe passou para trás? Aquele grupo que deveriam ter feito algo em prol de você, porém o que aconteceu foi exatamente o oposto. Um sinônimo de traição é infidelidade.
Na sociedade em que vivemos a traição se tornou algo comum. Há, inclusive, aplicativos voltados para amantes. No slogan de um se lê “A vida é curta. Tenha um caso”. Esse mesmo aplicativo experimentou um crescimento acelerado durante a pandemia. Conta com uma base de 70 milhões de usuários e o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países. O Brasil registrou 137.611 novas contas por mês no site, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Porém, como mencionava no início, a traição não ocorre somente entre pessoas num relacionamento amoroso. Pode-se trair a um amigo, parente, colega, uma entidade como empresa ou igreja. Podemos ser infiéis porque em determinado momento prometemos algo e, depois, descumprimos.
Agora, creio que isso dificilmente ocorrerá com as pessoas da igreja. Não acredito que seremos traídos pelas pessoas que compõe a igreja. Isso te parece ingenuidade ou ignorância? Eu lhe explico o motivo: não podemos ser traídos quando nem se quer confiamos. É como uma mulher que, ao se decidir pelo casamento, prefere desistir porque prevê uma traição.
Por que temos tão pouca confiança? Porque não temos união. Agora, sem união, uma igreja pode até parecer funcionar, mas na primeira estrada esburacada, seus pneus vão furar e teremos que abandoná-la.
Como, afinal, conquistamos a união?
Proposição:
Pergunta de transição: Como conquistamos a união?
Palavra reguladora: Conquistas
Unidade Doutrinária
Unidade Doutrinária
Lição:
A Igreja Adventista do Sétimo Dia conta com 6 doutrinas, dentro dessas, ao todo, 28 crenças fundamentais. Tais crenças não são dogmas, os quais são seguidos cegamente. A Igreja tem apenas um credo: “A Bíblia, e a Bíblia somente”. Logo, as mencionadas crenças estão firmementes estampadas nas escrituras.
Ser um adventista significa crer na trindade, na criação literal em seis dias, no grande conflito, salvação pela graça, no remanescente e sua missão, nos dez mandamentos, nos alimentos puros e imundos, na segunda vinda de cristo, na ressurreição, no Espírito de Profecia.
Porém, apesar da unidade no fundamental é essencial a diversidade. Os discípulos chamados por Cristo eram diferentes. Num mesmo grupo estava Mateus, cobrador de impostos, e Simão, o zelote (nacionalista).
Texto bíblico:
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
Ilustração:
Aplicação:
Não necessitamos concordar em todas coisas, mas com respeito aos pontos fundamentais devemos ter unidade. Não conseguiremos conduzir a embarcação da igreja sem estarmos acertados de que essas são nossas bases.
Desconhecer o porque somos adventistas é impossibilitar a união. Desconhecer nossas crenças fundamentais é perder a cola que nos une.
Logo, podemos até discutir ferrenhamente sobre a cor da parede da igreja, mas, quando em busca do crescimento, jamais perder tempo com aquilo que é nossa base.
Respeito e Amizade
Respeito e Amizade
Lição:
A igreja primitiva estava cheia de defeitos, faltava-lhe técnica e treinamento certamente. Porém, em claro momentos se nota respeito e amizade. Ao perseverarem unânimes no templo, compartilhando refeições, demonstraram companherismo.
Não somente isso, mas oravam uns pelos outros. Conheciam as lutas e dificuldades de cada um. Era nos momentos difíceis que confirmavam a irmandade.
Texto bíblico:
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Em todo tempo ama o amigo,
e na angústia se faz o irmão.
Ilustração:
Notícias de duas mulheres que morreram em seus apartamentos e ficaram mais de dois anos sem serem descobertas.
Aplicação:
Nenhuma igreja sobreviverá e crescerá sem respeito e amizade. Isso não significa ser melhor amigo de todos, mas nos darmos bem o suficiente para evitar falta de comunicação, estereótipos sobre o outro e conflitos.
Quando obtivermos isso, de repente cumprir nossas funções já não será tão difícil. Comparecer a comissões não será um tormento. Um culto será um momento agradável que anseamos, não um compromisso.
Infelizmente em muitas igrejas existem estranhos que se encontram semanalmente. Amigos são vulneráveis, estranhos se resguardam; amigos dão o benefício da dúvida para o outro, estranhos são cautelosos e desconfiados; amigos debatem, estranhos discutem.
Unidade filosófica
Unidade filosófica
Lição:
O apóstolo Paulo rogava para que a igreja de Corinto tivesse união, na qual não poderia haver divisão. União tal que terminariam concordando em suas decisões.
Decisões a respeito de como proceder. A respeito do que seriam suas prioridades e como alcançariam seus objetivos. As palavras de Jesus ainda estavam em suas mentes: a prioridade seriam discípulos!
Quando surgisse algum tema difícil, discutiriam.
Texto bíblico:
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem.
Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
Ilustração:
Aplicação:
Nem todas as discussões na igreja são teológicas.