Pregação Tiago CAP 1
Sermon • Submitted
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Tiago 1.1 “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.”
Antes de dar inicio a Palavra, o autor se identifica como Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Esse Tiago, que escreveu essa carta, é o irmão de Jesus. Tiago foi um dos lideres da igreja de Jerusalém, era um dos colunas da igreja primitiva junto com Apostolo Pedro e o Apostolo João, uma das maiores autoridade da igreja do primeiro seculo. E ele escreve essa carta para os cristãos que estavam vivendo fora da região da palestina, que estavam vivendo duras provações, perseguições, conflitos dentro da igreja, e ele escreve essa carta para encoraja-los a perseverar na caminhada com Deus.
PERSEVERANDO EM MEIO A PROVAÇÃO
PERSEVERANDO EM MEIO A PROVAÇÃO
Tiago 1.2-8;
Quem nunca passou por uma tribulação, um momento difícil durante a caminhada com Deus? Jesus disse que no mundo teríamos aflições, Apostolo Paulo diz em AT 14.22 “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. Paulo diz tbm em 2TM 3.12 “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” A bíblia esta repleta de passagens que falam que os cristãos irão passar por provações, Jó diz que “O Homem nasce para a tribulação, assim como as faíscas voam” ou seja, é algo natural, que irá acontecer com todos. A Diferença é quem esta com a gente nesses momentos.
Tiago, começando dizendo: “Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” O Interessante que essa palavra “diversas” no grego Poikilos, significa diversas cores ou multicolorido; Que da a entender que as provações tem varias “cores”, provações azul, rosa, verde, vermelha; provações leves, pesadas, momentâneas, duradouras. Mas para cada cor de provação, cada estagio, existe a graça suficiente de Deus para nos sustentar.
E Tiago, fala para os crente considerarem motivo de grande alegria quando passar por provações, mas isso as vezes é algo fora da realidade, quando a gente esta passando por um momento difícil nossa tendencia as vezes é reclamar, chorar e não se alegrar, por que muita das vezes a gente não entende o motivo e nem o por que disso esta acontecendo com a gente. Mas Tiago, esta querendo dizer que existe um proposito nisso tudo, nas provações da vida, nossa fé é testada para mostrar se nossa fé é uma fé genuína ou não, Deus sempre nos prova para produzir o melhor em nós.
Tiago, está querendo mostrar que a provação ela vem pelos seguintes motivos na vida do crente:
( 1 ) Provar a nossa fé.
Uma das evidencias que nossa fé, é uma fé verdadeira, é o fato da gente passar pela provação, “Aquele que começou a boa obra é fiel para completar” Quando a nossa fé esta no autor e consumador da nossa fé, Jesus, ela nos sustenta e nos capacita a passar por toda e qualquer dificuldade, isso é chamada de Graça capacitadora, que é uma graça que vem de Deus que nos capacita a passar pelas provações.
( 2 ) Produz perseverança.
Deus é tão maravilhoso, gracioso e misericordioso que até o fato da gente perseverar é uma ação Dele, é a graça Dele agindo em nós, em Atos mostra Estevão um homem cheio de fé, cheio do Espirito Santo e cheio da graça de Deus, quando ele é apedrejado ele se ajoelha e ora ao Senhor: Senhor Jesus, recebe o meu espirito, Senhor, não os consideres culpados deste pecado. “ O Ato de ser martirizado pelo nome de Cristo, ser perseguido, ser caluniado, de sofrer todas as coisas pelo nome de Jesus só conseguimos sofrer e perseverar nessas situações por que Deus nos sustenta e nos fortalece pela sua GRAÇA.
( 3 ) Nos torna maduros e íntegros.
Um tempo atrás estava conversando com Jeremias, quando uma pessoa chega até a gente pedindo um conselho, uma ajuda em oração e tals, por que esta passando por um momento difícil, e a gente já Passou por isso, a gente tem autonomia pra aconselhar essa pessoa, porque a gente passou por esse estagio. Ou seja, um dos motivos pela qual o Senhor nos prova é para sermos maduros e íntegros, e com isso ajudar os nossos irmãos aconselhando, encorajando.
Verso 4; E a perseverança deve ter ação completa.
O que significa ação completa?
Tiago, está querendo dizer que a provação ela deve ter um inicio, meio e fim. E como seria isso na pratica? A provação ela vem pra todo crente, todo homem, vem pra todo mundo; esse é o inicio. O Meio, é quando a gente esta vivendo a provação, isso também é pra todos, a tribulação sempre ira ter um inicio na nossa vida, e um meio, só que o que muda é o fim, a forma como iremos terminar a provação. Tiago nos disse que se a nossa fé é uma fé verdadeira ira produzir em nós perseverança para chegarmos ate o fim, mas de uma forma que glorifique a Deus. Se no meio do caminho, no meio da provação, nossos olhos estiverem no homem, se nossa fé estiver no homem e não em Jesus, iremos perecer no meio do caminho, iremos nos desviar. Um exemplo disse é Pedro andando sobre as águas, Jesus chama Pedro para andar sobre as águas, Pedro começa a andar mas quando repara no vento, fica com medo e começa a afundar. Jesus estende a mão e o segura e fala: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?” O que demonstra nessa passagem, a falta de fé de Pedro, o medo quando olhou para as circunstâncias. Todos nós estamos sujeitos a isso que aconteceu com Pedro, mas o Senhor ele é tão misericordioso que mesmo quando nossa fé falha, ele estende a mão dele para nos socorrer e nos colocar no caminho de volta.
A Chave para caminhar na provação
A Chave para caminhar na provação
Tiago 1.5-8;
O que é a sabedoria? sabedoria é mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Conhecimento nesse contexto pode ser como conhecer bem a bíblia. Ou seja, sabedoria é usar bem a bíblia. Em qual sentido? Sabedoria é olhar a vida com os olhos de Deus, pelas lentes da Palavra, a sabermos aplicar o que Deus nos fala na sua palavra na nossa vida. Um breve testemunho pessoal, final do ano passado eu estava passando por uma apatia espiritual e emocional muito grande, estava passando por uns momentos difíceis no meu antigo relacionamento e isso tava me consumindo por dentro, pensei que estava com depressão de tão anestesiado que eu estava com as coisas ao meu redor. Durante esse momento eu me apeguei a uma Palavra, que está em Salmos 42 “ Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” esse recitava essa passagem todos os dias, e o Senhor cumpriu essa palavra na minha vida, eu depositei a minha esperança no Senhor e hoje eu o louvo. Gloria a Deus.
Mas por que Tiago, fala pra nos pedirmos sabedoria quando estivermos na provação? Ao invés de pedir para que Deus nos livre dela, não é mais fácil? Por que como já foi dito, a provação ela vem por que existe um proposito. Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos á maturidade. A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para a gloria de Deus.
Essa é a chave para triunfarmos, primeiro passo é pedir a Deus, Palavra diz que o Senhor não rejeita aqueles que o buscam, devemos então buscar e pedir a Deus sabedoria. Mas existe condições para isso: Pedir com fé, sem duvidar. Tiago, compara o homem que ora a Deus, mas duvida, a uma onda do mar, uma pessoa que fica oscilando entre fé e incredulidade. E no verso 7, ele fala de dois resultados negativos ao crente que ora duvidando: primeiro, fracasso na oração. Segundo, inconstância espiritual, ele não vai chegar á maturidade. Acabamos de ver isso na vida de Pedro, a duvida, a duvida faz com que a gente caia no momento dificil.
Deus nos tenta?
Deus nos tenta?
Tiago 1.13-18;
A Resposta a esse tópico, é não !
Quando passamos por dificuldades somos tentados a questionar o amor e o poder de Deus. Então, Satanás oferece um caminho para escaparmos das provas. Essa oportunidade é uma tentação. Quando Jesus estava jejuando e orando no deserto, Satanás o tentou, sugerindo a ele que transformasse pedras em pães. As tentações são armadilhas enviadas por Satanás. Tiago está querendo dizer que quando estamos passando por provações, o diabo coloca portas de tentações para fazer com que a gente falhe na prova com Deus, ele nos oferece um caminho mais fácil, caminho esse que nos leva a morte.
A Gente, pode escolher essas portas de tentações quando damos ouvido a Satanás, Palavra diz que somos tentados pelo mau desejo do nosso coração. Quando estamos passando por uma prova, e Satanás nos oferece um escape, nosso coração se volta a isso Palavra diz que somos então arrastados e seduzido, não por algo que Satanás coloca em nosso coração, por que a tentação é externa, caímos na tentação por algo interno, nosso coração desejando o pecado. Vemos que Tiago, usa a figura de um pescador, que joga a isca e então somo seduzidos por essa isca, quando mordemos a isca somos arrastado. E a figura de um nascimento de um bebê, chamado PECADO. Então esse desejo, tendo concebido, ou seja, colocado em pratica, dá a luz o pecado e o pecado após ser consumado, gera a morte. Paulo em romanos, diz que o salario do pecado é a morte.
Mas devemos enxergar a boa dádiva de Deus em meio a toda essa situação, enquanto Satanás tenta nos arrasta para o pecado através das tentações, o Senhor no concede as portas certas para entrarmos. A Bondade de Deus é o grande escudo contra a tentação do diabo. Quando sabemos que Deus é bom, não precisamos cair nas armadilhas do diabo para suprir nossas necessidades. Quando Satanás ofereceu um escape para Jesus no deserto falando pra transforma pedras em pães, Jesus responde dizendo que Nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Uma coisa é ser tentado, outra coisa é ceder a tentação. Tiago nos diz que tudo o que Deus dá é bom, ate as provações. O espinho na carne de Paulo, foi algo que ele não entendeu no começo, mas que ele reconheceu depois que foi algo bom, que o poder de Deus iria aperfeiçoar na fraqueza dele. Toda boa dádiva procede de Suas mãos. Ele muita das vezes, não nos dá o que pedimos. mas o que precisamos.
Uma Escritora americana ele fala algo sobre o paradoxo da oração:
“ Pedi a Deus força, mas fiquei enfermo para que eu pudesse aprender a depender de Deus. “
As vezes não endentemos o que Deus está fazendo, mas devemos ter em mente, de que tudo o que ele faz é bom. Deus é bom e o seu amor e a sua misericórdia dura para sempre. O choro ele dura uma noite, mas a alegria ela vem pela manhã. Pela Palavra da verdade ele nos gerou, Pela Palavra da verdade ele nos sustenta, Pela Palavra da verdade ele nos dá vida.
Para encerrar quero deixar aqui algumas coisas que aprendemos que temos que colocar em pratica:
(1) A Provação ela vem para todos, mas a provação ela não dura para sempre, ela é passageira.
(2) A Provação ela vem na nossa vida por que existe um proposito: nos faz crentes maduros.
(3) No momento da provação, no momento difícil, peça a Deus sabedoria e reconheça a bondade Dele.
(4) E por fim, existe uma promessa maravilhosa para aquele que persevera: Tiago 1.12
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.