Casamento – uma aliança radical

Casamento  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views

Apologia ao casamento como instituição divina, que tem sido bombardeado e banalizado na história humana. É tempo de voltar ao propósito de Deus para a família.

Notes
Transcript

Malaquias 2.14-16

Casamento! Quanto vale o seu? Uns têm preço, outros têm valor. Tudo que é banalizado ou tratado com pouco caso acaba se deteriorando, inclusive o casamento.
Ct 8.7 “Não há água que apague a chama do amor; nenhum rio é capaz de levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse toda a fortuna da sua casa para comprar o amor, seria totalmente desprezado”.
Quem inventou o casamento foi o próprio Criador. Vendo que o homem estava só, concluiu: isso não é bom. Se não é bom, é preciso tornar ele bom. De forma inteligente, fez alguém que completasse o homem, ficando assim, muito bom. Então, para o macho fez a fêmea. Um se completa no outro.
Apesar disso, devemos considerar oito pontos fundamentais no tocante ao casamento:

1) Casamento não é para todos

Casamento não é para experiência de aventureiros, para frouxos, nem irresponsáveis, tampouco para fuga da casa dos pais, ou meramente porque é um ciclo normal da vida, porque colocaria em risco outras pessoas e famílias. Salomão aconselha em Provérbios 24:27 “Cuide primeiro de seus negócios, defina sua situação financeira e depois comece a construir sua casa e formar sua família”.
Provérbios 24.27 BEARA
Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.

2) A importância e necessidade do casamento

Deus disse: “não é bom que o homem viva sozinho...”;
Salomão disse: “Melhor é serem dois do que um...”;
Paulo disse: “Melhor é casar-se do que abrasar...”;
Jesus disse: “O que Deus ajuntou não separe o homem”;
Pedro disse: “marido, viva com sua esposa com entendimento...”;
Deus disse a Israel, quando comparada a sua esposa: “Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer” (Os 11:4);
Salomão disse: “o que encontra uma esposa encontra uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor”;
A esposa diz: “coloque-me como um selo sobre o teu coração; como um selo sobre o teu braço”. A verdadeira demonstração de valorização da aliança matrimonial está como uma marca do cônjuge no coração e no braço – amor e proteção, fidelidade interna e externa.
Deus disse: seja fiel à mulher da tua aliança...
Salomão disse: goza a vida com a mulher que amas todos os dias... esta é a tua porção nesta vida (casamento traz prazeres e satisfações únicos e incomparáveis aos cônjuges enquanto viverem).
Então, quando você detectar algo que não está satisfatório em seu casamento, procure resolver com bom-senso, consulte o Manual do Criador, a Bíblia Sagrada, faça orações, seja criterioso, mas busque a orientação segura de um líder espiritual. Não deixe morrer um projeto tão maravilhoso!
Quando se celebra a união: Prometemos amar em qualquer circunstância, nível ou tempo.

3) Quem ama vive uma experiência de risco, 1Co 13.1-8

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, não é invejoso, não se irrita, não se ensoberbece, não suspeita mal.
· Alguns casamentos apenas sobrevivem – não tem mais do que o necessário, o trivial. Mantém-se porque tem um compromisso. Deixa como está para ver como é que fica!
· Outros casamentos desfrutam ao máximo – cada um dá o melhor de si de forma mútua.
· Infelizmente, outros estão morrendo – decretaram a falência do relacionamento. É frustrante, decepcionante, vergonhoso e fracasso total.

4) Os princípios do casamento são radicais

· Deixar – renúncia, descolar dos pais,
· Apegar – arriscar-se ao novo, entrar na mesma embarcação e aventurar-se numa vida de cumplicidade e prazer, mas também de enfrentar juntos as tempestades.
· Ser uma só carne – Camuflar, como um purê de batata. Não é uma carne costurada na outra, nem recheada com outra – sangrou uma, sangra ambas, o prazer de uma é o prazer da outra.
Casamento não se trata de um duelo, mas de uma unidade composta, onde há cumplicidade, proteção mútua; não se trata de uma colagem, não são duas pessoas coladas uma na outra! O casamento sem observação dos princípios de Deus são colados e podem vir a ser descolados (apesar das marcas que ficam em ambos). O casamento instituído por Deus, trata-se de uma junção, onde não deveria haver disputa, traição, orgulho, maior ou menor, Efésios 5:29, 31.
Amar é alegrar com quem está a se alegrar, chorar com quem está a chorar. De modo figurado, amar é cantar as mesmas canções, andar no mesmo caminho, enfrentar as mesmas tempestades, sentir o mesmo aroma, celebrar as mesmas vitórias.
O apóstolo Paulo mostra o grau de comprometimento quando se relaciona sexualmente com uma pessoa: 1Coríntios 6:16-17 Vocês não sabem que, se um homem se unir a uma prostituta, é um corpo com ela? Porque está escrito: “Os dois se tornam uma só pessoa”. 17 Entretanto, se vocês se unem ao Senhor, vocês se tornam um espírito com ele. Isso significa uma aliança com a pessoa com a qual uniu, fora do casamento traz maldições, no casamento resulta em bênçãos.
1Coríntios 6.16–17 BEARA
Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
Salomão enfatiza: “goza a vida com a mulher que amas todos os dias”, ou seja, durante a vida toda, porque embora o casamento não seja eterno (no céu não terá casamento, seremos como os anjos), ele é vitalício – até que a morte os separe.

5) O casamento é uma dívida contraída, 1Co 7.1-5

O marido pague a mulher o que deve, da mesma forma a mulher pague o marido. Por causa da imoralidade, cada um deve blindar o outro não com ciúme impositivo, machismo ou feminismo, mas com investimentos na satisfação de seu cônjuge. Quem está satisfeito não vai procurar fora. Quem tem tempero em casa não vai buscar no vizinho.
Quem tem o real não necessita do virtual. Quem tem o real não precisa de figuras ou imagens. A pornografia enfraquece e frustra, porque é correr atrás do vento, nunca promove satisfação, mas escravidão, ilusão e fracasso.

6) O casamento possui deveres comprometedores

Ambos, marido e esposa possuem deveres comprometedores, mas que produzem harmonia e plenitude no relacionamento:
· Mulher, seja submissa ao seu marido como ao Senhor...
· Marido, ame a sua esposa como Cristo amou a igreja e deu a vida por ela.
· Marido viva seu relacionamento conjugal com entendimento, para não perder sua autoridade espiritual e suas orações sejam impedidas.
· Seja fiel à mulher com quem você se casou, porque Deus odeia o divórcio.
· Mulher, não se aparte do marido e vice-versa.

7) O casamento é uma apólice de seguro contra a imoralidade

O relacionamento sexual é apólice de seguro contra a imoralidade, “por causa da imoralidade, cada um tenha sua própria esposa e cada esposa seu próprio marido”.
No casamento é preciso aplicar o princípio da semeadura – só se colhe o que plantar. Não espere que seu cônjuge faça primeiro, tome você a iniciativa – semeia de manhã, semeia à tarde, semeia à noite... porque você não sabe qual semente germinará primeiro, se esta ou aquela...

8) O casamento é um manancial de prazer sem culpa

Salomão orienta a vivermos dentro do casamento de forma totalmente prazerosa, Provérbios 5:15-20. Vamos ler...
Não seja econômico ou mesquinho em dar carinho, amor, honra, bons tratos e respeito. Não ignore a importância dos pequenos gestos, pois eles fazem uma grande diferença. Use a inteligência na comunicação para não precisar gritar um com o outro. “Seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar”.
Ame e será amado. Perdoe quando for necessário. Pense antes de reagir.

9) O casamento dá legitimidade a multiplicação

“Crescei, multiplicai, enchei a terra”. Os filhos são bênçãos na vida do casal. herança do Senhor. Felicidade aos que possuem suas aljavas cheias - são flechas na mão do valente.

10) O casamento é uma escola de formação ministerial

A aprovação de um home ao ministério depende de seu treinamento e capacidade demonstrada na sua casa. Aqueles que não administram bem sua casa e família, não pode ser líder na casa de Deus.
Valorize a pessoa mais importante na vida de um casado – seu cônjuge.
Related Media
See more
Related Sermons
See more