DEUS SABE O QUE ESTÁ FAZENDO! Habacuque 2.2-20

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 110 views
Notes
Transcript
Grande ideia: O Deus soberano e gracioso exerce seu juízo sobre os inimigos do seu povo com o fim de expressar sua glória sobre toda a terra.
Estrutura:
1. Deus responde com uma sentença: “O justo viverá por sua fé”. (vv. 1-4) (a) “Escrever a visão” em tábuas lembra a aliança com Deus no monte Sinai: as tábuas da lei escritas pelo dedo de Deus. Mattew Henry: Aquilo que Deus queria que perdurasse às gerações futuras, não se tornou mera tradição oral, mas palavra escrita- menos suscetível a corrupção. (b) Mas aqui o profeta assume seu papel de intercessor pelo povo: e a sua mensagem era para ser vista de modo claro e legível: NVT: “Escreva minha resposta em tábuas, para que se possa ler depressa e com clareza. (c) Essa visão, o profeta adianta: seria para um tempo determinado. E aqui encontramos o eco da teologia dos Salmos, que é marcada pela “espera”. Salmos 40:1 1 - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Charles Feinberg corretamente diz que, a demora está apenas no coração do homem, pois da parte de Deus, Ele está elaborando os pormenores de acordo com o Seu próprio plano. É preciso ter paciência. Não podemos apressar o propósito de Deus nem retardá- lo. Ele cumpre na hora indicada. (d) Há um contraste que começa a ser delineado aqui: o arrogante e o justo 1.4,13 e 2.4. עפל ‘aphal uma raiz primitiva; DITAT - 1662,1663; v 1) erguer, inchar, ser erguido. 1a) (Pual) inchar. 1b) (Hiphil) ser atrevido, ser inchado. 2) presumir, ser descuidado. 2a) (Hiphil) ser descuidado, demonstrar descuido. Daniel 4:30 30 - Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? צדיק tsaddiyq
procedente de H6663; DITAT - 1879c; adj. 1) justo, lícito, correto. 1a) justo, correto (no governo). 1b) justo, reto (na causa de alguém). 1c) justo, correto (na conduta e no caráter). 1d) justo (no sentido de alguém justificado e vindicado por Deus). 1e) certo, correto, lícito, legítimo. (e) Por que esse verso é central no livro, e por que não dizer na história do cristianismo: “..., mas o justo viverá (será preservado) pela sua fidelidade (fé). Romanos 1:16-17 16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Gálatas 3:10-11 10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Hebreus 10:37-38 37 - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (f) Pense nisso: Warren Wiersbe estava certo quando disse que, ter fé não é crer apesar das evidências, mas sim obedecer apesar das consequências, descansando na fidelidade de Deus. 2. Deus responde com uma esperança: “A terra se encherá conhecimento da glória do Senhor”. (vv. 5-14) (a) Habacuque chega à mesma conclusão que Asafe: Salmos 73:17-20 17 - Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. 18 - Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. 19 - Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. 20 - Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. (b) Os ímpios jamais se fartam: ARA:
(Hab 2:5) Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos. Provérbios 27:20 20 - Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem. Heber Campos Jr.: A soberba nos domina de tal forma que perdemos a noção dos nossos pecados. Por isso é que a soberba da Babilônia foi comparada à embriaguez. (c) Entram em cena os “ais” “ais sarcásticos”: palavras condenatórias, maldições, também presentes em outras partes do Antigo Testamento (Isaías 5.8-30). Hernandes Dias Lopes fala da corrupção do poder econômico, a corrupção do poder social, a corrupção do poder político, a corrupção do poder moral e a corrupção do poder espiritual. (d) Mas, aqueles que são acumuladores de bens alheios, terão seus bens saqueados. Quem garante isso? O próprio Senhor! Jeremias 27:19-22 19 - Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca das colunas, e do mar, e das bases, e dos demais utensílios que ficaram na cidade, 20 - Os quais Nabucodonosor, rei de Babilônia, não levou, quando transportou de Jerusalém para Babilônia a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, como também a todos os nobres de Judá e de Jerusalém; 21 - Assim, pois, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, acerca dos utensílios que ficaram na casa do SENHOR, e na casa do rei de Judá, e em Jerusalém: 22 - À Babilônia serão levados, e ali ficarão até o dia em que eu os visitarei, diz o SENHOR; então os farei subir, e os tornarei a trazer a este lugar. (e) Riquezas conquistadas com preço de sangue! Os babilônios eram clássicos em violências, a história atesta isso! Gênesis 10:8-10 8 - E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9 - E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR. 10 - E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Warren Wiersbe diz que, a Babilônia foi construída com o sangue de vitimas inocentes. O império foi construído por prisioneiros de guerra, cujo trabalho escravo era explorado ao máximo. (f) Mas, em compensação, hoje tudo está entregue às ruinas. A herança de um histórico violento é a destruição sem precedentes. NVT:
Porque saquearam muitas nações, agora todos os sobreviventes os saquearão. Cometeram homicídio nos campos e encheram as cidades de violência. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1028 Tesouros da Babilônia Por Khalid al-Ansary BAGDÁ (Reuters) - Arqueólogos iraquianos descobriram 4.000 artefatos, em sua maioria da antiguidade babilônia, incluindo carimbos reais, talismãs e tabuletas de argila marcadas em escrita cuneiforme sumeriana, a mais antiga forma conhecida de escrita. O Ministério do Turismo e das Antiguidades anunciou na quarta-feira que os tesouros foram encontrados após dois anos de escavações em 20 lugares diferentes nas regiões entre os rios Tigre e Eufrates, a terra descrita pelos gregos da antiguidade como Mesopotâmia. Além de artefatos babilônios, foram encontrados artefatos do império persa da antiguidade e outros de cidades islâmicas medievais, mais recentes. "Os resultados destas escavações indicam que as antiguidades iraquianas não vão se esgotar no futuro próximo", disse um porta-voz do Ministério do Turismo e das Antiguidades, Abdul-Zahra al Telagani. "Eles também nos incentivam a continuar o trabalho de reabilitação de nossos sítios antigos, para convertê-los em atrações turísticas." Os artefatos serão transferidos para o Museu Nacional em Bagdá, que precisa ser reabastecido desde que saqueadores roubaram dele aproximadamente 15 mil artefatos após a invasão de 2003 liderada pelos EUA. Desde então, cerca de 6.000 dos itens roubados foram devolvidos. Situado no coração de uma região descrita pelos historiadores como berço da civilização, o Iraque espera que a redução da violência para níveis não vistos desde o final de 2003 incentive turistas a visitar seus sítios antigos. Alguns dos destaques potenciais incluem a cidade bíblica da Babilônia, famosa por seus Jardins Suspensos, a cidade assíria de Nínive, ao norte, relíquias de muitas cidadelas islâmicas medievais e alguns dos santuários e mesquitas mais sagrados do islã xiita. O Iraque recebeu o primeiro grupo de turistas ocidentais no mês passado, e as autoridades esperam que venham outros. Abbas Fadhil, chefe da equipe responsável pelas escavações, acha que alguns dos artefatos encontrados podem ter significado enorme.
Dos dois talismãs raros encontrados, um mostra um rosto esculpido em estilo sumeriano, emoldurado por um triângulo. O outro é uma pedra vermelha com um antílope correndo gravado nela. Qais Hussein Rasheed, diretor interino do comitê de antiguidades e patrimônio histórico, disse a jornalistas que o país ainda tem um problema sério com saqueadores assaltando sítios arqueológicos. "Esses sítios são vulneráveis a roubos intermináveis cometidos por ladrões, contrabandistas e quadrilhas organizadas, porque não são protegidos", disse ele. "Pedimos aos ministérios relevantes que mandem policiais para vigiá-los, mas não recebemos muitos até agora." (g) Mas, a firme esperança do profeta estava firmada na verdade de que a terra se encheria do conhecimento da glória do Senhor. A glória de babilônia chegaria ao seu ocaso, mas a do Senhor brilharia e atingiria toda a terra! Stephen Winward: A tirania é autodestrutiva: o opressor provoca a resistência que eventualmente traz a sua queda. Em menos de um século o novo império babilônico desapareceu. Aquele que estava inchado e não tinha a alma reta chegou ao fim de maneira inevitável. Heber Campos Jr.: Todas as glórias da civilização babilônica simbolizadas pelos jardins suspensos seriam substituídas pela glória do Senhor que encheria toda a terra. Salmos 72:18-19 18 - Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. 19 - E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém. Isaías 11:9 9 - Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. (h) Não tem como: Lloyd Jones afirma que grandes potências mundiais se levantam e conquistam por algum tempo, mas depois eles se embebedam com o seu próprio sucesso. (i) Por isso: “a terra se encherá do reconhecimento da glória de Javé, como as águas enchem o mar”. 3. Deus responde com uma constatação: “Mas o Senhor está no seu santo templo”. (vv. 15-20) (a) Habacuque tem uma visão correta da história: filosofia bíblica da história. Martyn Lloyd-Jones diz que nada há mais consolador ou tranquilizador, quando nos encontramos oprimidos pelos problemas da História, e quando desejamos saber o que deve acontecer no mundo, do que nos lembrar de que o Deus a quem adoramos está fora do fluxo da História. Ele precedeu a História; ele criou a História. Seu trono está acima do mundo e fora do tempo. Ele, o Deus eterno, reina na eternidade. (b) O cenário aqui é de bebedeira, nudez, desonra e vergonha. Isso se remete ao contexto de Gênesis, quando Noé depois da experiência de salvação pelo Senhor na arca, entrega-se aos delírios do vinho.
Gênesis 9:20-21 20 - E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. 21 - E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. (c) Repete-se somente nesta porção de 2.2-20 três vezes a palavra “violência” (חמס chamac, procedente de H2554; DITAT- 678a; n m, 1) violência, dano, crueldade, injustiça. Isaltino Gomes Coelho Filho: Uma inscrição arqueológica nos revelou uma oração caldaica a uma das suas divindades principais: “Ó Marduque! Confiando na tua palavra fiel que não muda: queira fazer minhas armas avançar, seja terrível e esmaga os braços dos inimigos.”. Curiosidades: Hino do Brasil: Mas se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme quem te adora ó própria morte. Hino da França: Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchemos, marchemos! Que um sangue impuro Ague o nosso arado (d) Agora, na parte final dessa porção, Habacuque “abre o jogo” sobre a idolatria babilônica. Lembrando o Salmo 115. NVT: “De que vale o ídolo esculpido por mãos humanas, ou a imagem de metal que só os engana? Como é tolo confiar em sua própria criação, num deus que nem sequer é capaz de falar! 19 Que aflição espera vocês que dizem a ídolos de madeira: ‘Despertem!’, e que dizem a imagens mudas de pedra: ‘Levantem-se!’. Acaso um ídolo pode lhes dizer o que fazer?
Apesar de serem revestidos de ouro e prata, não há vida dentro deles. Salmos 115:4-8 4 - Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 - Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. 6 - Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 - Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 - A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Warren Wiersbe com inteireza diz que, os ídolos são substitutos mortos do Deus vivo. I Coríntios 8:4
4 - Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Isaltino Gomes Coelho Filho: O caldeu confiava em Bel e Marduque, sem voz e sem vida, pra protege-lo. Eram divindades inexistentes. Iavé vive e fala. (e) O fechamento é apoteótico: o Senhor está no seu santo templo (palácio) e exige uma reverência apropriada. “Mas Javé está em seu santo templo; cale-se perante ele toda a terra”. BIBLIA DE JERUSALÉM: Mas Yahweeh está em seu Santuário sagrado: Silêncio em sua presença, terra inteira! Heber Campos Jr.: “Cale-se diante dele toda a terra” expressa assombro, por um lado, mas também é uma exortação para que os justos se aquietem ao saber do controle de Deus. Aqui Deus exorta-nos a esperar em silêncio. Salmos 46:10 10 - Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (f) Para terminar: Lloyd Jones: A Bíblia assevera que Deus é sobre todos. Ele começou o processo histórico, ele o está controlando, e ele vai conclui-lo. Nós nunca podemos perder de vista esse fato crucial.
4. Outras aplicações: (a) Deus não deixa seu povo sem respostas. A propósito, Ele é a própria resposta que precisamos: sua presença é a nossa maior esperança. Salmos 119:28 28 - A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.
Salmos 119:49-50 49 - Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. 50 - Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Salmos 119:107 107 - Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra. Salmos 119:154 154 - Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. Salmos 119:156 156 - Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos. (b) Homens e mulheres têm deixado “tábuas de Deus” em toda a história da humanidade. Deus não nos tem deixado sem seu testemunho. Isaías 8:19-20 19 - Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? 20 - À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Lucas 16:27-31 27 - E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 - Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 - Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 - E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31 - Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (c) A fé é mais do que um assentimento intelectual, é uma entrega apaixonada, uma rendição absoluta. Como Habacuque, precisamos “partir para o abraço” com Deus! Hebreus 10:36-39 36 - Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. 37 - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 - Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. John Legg: Nós precisamos de mais do que uma resposta filosófica ao problema do mal. Nós precisamos de uma fé que nos guardará em retidão e para a vida.
(d) Quando a Bíblia fala de “conhecimento da glória do Senhor”, isso realça forte senso de proximidade. É mais do que conhecimento intelectual, alcança também aquilo que pode ser chamado de conhecimento emotivo. Oséias 6:1-3 1 - VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. 2 - Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. 3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (e) Deus não está assistindo o desenrolar dos fatos históricos como quem está assentado em um camarote. Ele tem um trono, e está nele! Essa é a nossa convicção. Jonas 2:7-9 7 - Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 - Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. 9 - Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação. Ilustr.
Ainda na Holanda, ouvi falar no caso de Emile Ratelband, um simpático orador motivacional e formador na área da programação neurolinguística. Emile iniciou uma batalha nos tribunais holandeses, tentando mudar de idade. Nasceu em 1949 e quer que o autorizem a trocar a data, em todos os documentos de identificação, para 1969. Alega descriminação etária, algo que lhe coloca graves entraves na vida profissional e amorosa. Por exemplo, no Tinder, quando diz que tem 69 anos ninguém lhe responde. Emile alimenta a esperança de que quando tiver 49 anos conseguirá de novo alguma atenção. Os médicos dão razão ao holandês: depois de o observaram cuidadosamente, por dentro e por fora, concluíram que Emile tem o corpo de um homem de 45 anos. Ou seja, está até a ser humilde. Espero que Emile vença esta batalha. A principal interrogação do juiz responsável pelo caso foi de natureza filosófica: “Como é que os pais de Emile se irão sentir, caso o Estado concorde em apagar os primeiros 20 anos da vida do seu filho? Afinal, de quem é que esses pais cuidaram? Quem era aquele rapazinho?” Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/subindo-as-escadas-de-escher- 23225578#ixzz5WqFTgZNw Stest ARC:
20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?
NVT:
20 “Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho?’.
Related Media
See more
Related Sermons
See more