Pregação: O Jovem rico

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2,040 views
Notes
Transcript

A Salvação somente pela graça

Efésios 2.8–9 NVI
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Antes da dar inicio a mensagem principal que irei pregar, gostaria de falar acerca da salvação. Paulo, nos mostra aqui que o único meio pelo qual somos salvos é a FÉ. As nossas obras, por melhores que sejam, não nos capacita para salvação. A Salvação é um presente de Deus, a obra já foi plenamente realizada por Jesus Cristo na cruz. Não há mais a necessidade de sacrifico, pois o sacrifício já foi realizado na cruz do calvário. Essa discussão gerou a divisão entre a igreja católica. Os católicos acreditam que a salvação são pelas obras, por méritos do homem. Mas houve um homem no século 16 chamado Martinho Lutero, que defendeu que a salvação é somente pela graça, somente pela fé. Nessa discussão que surgiu o movimento protestante, a igreja evangélica, onde eu e você fazemos parte.
Comecei a falar sobre esse tema, pq quero falar hoje sobre a historia de um jovem, que tinha o entendimento errado sobre a salvação, a historia desse jovem é relatada nos 3 evangelhos, no evangelho de Mateus, Marcos e Lucas . Vamos nos atentar ao relato de Marcos.

O Jovem Rico

Marcos 10.17-27.
Essa passagem relata a historia de um jovem, no livro de Lucas nos mostra que ele é um homem importante: Apesar de ser jovem, ele era um homem importante na comunidade, provavelmente um líder da sinagoga, mas que era um homem que exercia grande influencia.
Vai nos mostrar também que ele é um homem alem de ser importante, é um cara muito rico, cheio de propriedades, tinha tudo que o dinheiro poderia oferecer: casas, conforto, luxo, tudo do bom e do melhor.
Vemos que mesmo tendo toda essa riqueza, sendo jovem, e um cara importante na sociedade; a alma dele ansiava por algo alem, algo que o dinheiro e nem o poder poderia comprar, a sua riqueza não preenchia o vazia do seu coração.
E a palavra nos diz que esse homem, ele corre, ele se prostra, se coloca de joelhos diante de Jesus. Ele fez a melhor decisão da vida dele, ele tinha um vazio na alma que a sua riqueza não preenchia, mas ele corre pra Jesus, aquele que é o AMOR em essência. Aquele que é o único capaz de preencher o nosso vazio. A Atitude que ele fez foi correta, ir para Jesus… mas o coração dele estava em outra coisa.

IDOLATRIA

Quero falar agora sobre a idolatria, João Calvino, um dos maiores pastores e teólogos da igreja no seculo 16, ele diz que “O coração do homem é uma fabrica de ídolo” Calvino, está querendo dizer que o ser humano, ele nasce religioso, que o ser humano tem a tendência a adorar alguma coisa, ou a si mesmo. No livro de Êxodo, Deus proibi a adoração a qualquer imagens ou ídolos. Um ídolo é aquilo que a gente serve, que a nossa vida passa a girar em torno daquela coisa que está sendo adorada. Em Mateus 6.24 Jesus fala: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” Jesus aqui coloca o dinheiro como um ídolo. Paulo diz em 1Tm 6.10 “pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” O Dinheiro não é o problema, a riqueza em si não é o problema, o pecado está em servir ao dinheiro, está em colocar o dinheiro como nosso “senhor”, deixar que o dinheiro governe a nossa vida. Isso é um ídolo, talvez o maior de todos os ídolos que toma o coração do homem.

Falso entendimento acerca da salvação

Continuando no versículo 17, o Jovem, se aproxima de Jesus e faz uma pergunta: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Vemos que ele faz uma pergunta sincera a Jesus, Jesus responde a ele: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Marcos 10.19-22
Marcos 10.19–22 NVI
Você conhece os mandamentos: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’”. E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”. Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Essa é a primeira vez na historia que alguém se aproxima de Jesus e sai triste… Vemos aqui o quão equivocado o Jovem estava acerca da salvação, achando que somente pela suas obras ele seria salvo. Jesus mostra ele a lei referente ao próximo: Não matar, não adulterar, não furtar, não dar falso testemunho, não enganar ninguém e honrar pai e mãe. E ele diz que tudo isso ele já cumpre. Mas Jesus conhecia o coração desse homem, e sabia que ele amava o dinheiro. Quando Jesus pede para o jovem vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres; esta se referindo ao segundo maior mandamento: “Ame o próximo como a ti mesmo”. E o primeiro maior mandamento: “Ame a Deus acima de todas as coisas”. O Jovem, se diz cumpridor da lei, ele fala: “Tudo isso tenho obedecido desde minha adolescência”
Jesus, mostra a lei para revelar o seu coração, e o jovem ele sai abatido, triste, por que ele amava a suas riquezas. A lei é como um espelho, quando enxergamos a lei, vemos que somos incapazes de cumprir todas as suas exigências e alcançar a salvação por si mesmo.
Paulo, em 2Coríntios 3.6
2Coríntios 3.6 NVI
6 Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
Vemos esse versículo sendo aplicado da forma correta aqui nessa passagem. Por “letra” Paulo está se referindo a lei, Paulo está dizendo que a lei por si só não produz salvação, por que ninguém pode satisfazer ás suas exigências, sendo assim todos ficariam sob condenação. A Letra mata, mas o Espirito vivifica, o Espirito Santo é responsável por aplicar a obra da salvação em nosso coração, o Espirito Santo nos habilita a ter fé em Jesus Cristo, e pela fé somos justificados, os nossos pecados já não nos condena, Jesus cumpriu a lei para que a gente não precisasse cumpri-la, pq não conseguiríamos. O Espirito Santo nos dá vida, enquanto que a lei apenas mostra o quão pecador nós somos e que precisaríamos do Cristo, para nos salvar. E Isso foi profetizado por Jeremias 31.31-33
Jeremias 31.31–33 NVI
31 “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. 32 Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor. 33 “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Esta nova aliança se cumpre na morte e ressurreição de Jesus Cristo, esta nova aliança é a forma como o Espirito Santo aplica a obra de Jesus no nosso coração. Não somos salvos pelas nossas obras, somos salvos pelas obras de Cristo.

Deus o Autor da salvação

Marcos 10.23–27 NVI
23 Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 26 Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more