ADORAÇÃO É RENDIÇÃO! Habacuque 3
Sermon • Submitted
0 ratings
· 168 viewsNotes
Transcript
Estrutura do Livro:
1.1-4 – Queixa de Habacuque.
1.5-11 – Resposta de Deus.
1.12-2.1 – Perplexidade de Habacuque.
2.2-2.20 – Confronto de Deus.
3.1-19 – Rendição de Habacuque.
Grande ideia do Livro: Diante das contradições do presente, o crente pode confiar na providência de Deus, mesmo sem compreender (ou ainda aceitar) os seus planos de atuação na história.
Verso Chave: 2.4
Grande ideia: “Quanto maior é a nossa privação, maior é o nosso deleite em Deus”. (D. A. Carson)
1. A intervenção de Deus. (vv. 1-16)
(a) Depois de uma “mensagem” (carga ou fardo), agora uma “oração” (oração poética ou litúrgica).
Heber Campos Jr: Habacuque vai da perplexidade ao canto, da tristeza à alegria, do questionamento à adoração, do temor à fé.
Salmos 30:5
5 - Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30:11-12
11 - Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
12 - Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.
(b) Habacuque fala de algo que viu (1.1) e ouviu (3.2). E isso provocou temor, que por sua vez gerou fé. Do temor à fé!
BIBLIA DE JERUSALÉM:
2Iahweh, ouvi a tua fama, temi, Iahweh, a tua obra! Em nosso tempo faz revivê-la, em nosso tempo manifesta-a, na cólera lembra-te de ter compaixão!
(c) Há sintonia aqui com o conceito bíblico de avivamento: algo que só pode ser feito na intervenção de Deus na história.
Lloyd Jones: O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma consequência natural em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.
(d) O hebraico dá um destaque interessante no verso dois:
Ouvi falar da tua fama, Javé;
temo diante dos teus atos (tua obra), Javé.
Repete-os, em nossa época,
Torna-os conhecidos em nosso tempo;
Em tua ira, lembra-te da misericórdia.
(e) Na proximidade do juízo divino sobre o seu povo em primeiro plano, e depois sobre os babilônios, Habacuque pede a Deus por misericórdia em meio à sua ira.
Isaías 54:7-8
7 - Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;
8 - Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.
(f) Temos aqui uma “visão” (não necessariamente literal) da grandeza de Deus em livrar o seu povo.
Robertson diz que “o profeta descreve o próprio processo da vinda do Senhor em toda sua glória, e os espantosos efeitos que a sua vinda tem sobre a natureza e nações. À medida que o Senhor em sua glória se aproxima mais e mais, os efeitos de sua presença se tornam mais e mais dramáticos.”.
Salmos 44:1
1 - Ó DEUS, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade.
(g) Ele é o Deus “que vem”. Para Habacuque essa vinda seria gloriosa em sua abrangência (v. 3b), em seu fulgor (v. 4) e em seus efeitos (vv. 5-7).
(h) Trata-se de uma exposição dos feitos do Senhor. E o profeta faz por meio da descrição de uma “teofania” (vv. 3-7), e depois no relato de uma “batalha cósmica” (vv. 8-15).
(i) Toda essa descrição do Deus guerreiro serviria de encorajamento para o povo judeu durante o período do cativeiro babilônico:
II Crônicas 32:8
8 - Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.
Êxodo 14:13-14
13 - Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
14 - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Josué 23:3
3 - E vós já tendes visto tudo quanto o SENHOR vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós; porque o SENHOR vosso Deus é que tem pelejado por vós.
(j) Agora, uma tradução (meio que ficcional) bem ilustrativa:
A MENSAGEM:
DEUS CAVALGA NA CRISTA DAS ONDAS
3: 1-2 Uma oração de Habacuque, com orquestra: Ó Eterno, ouvi o que nossos antepassados disseram de ti. Fiquei paralisado e caí de joelhos. Faz entre nós o que fizeste entre eles. Opera entre nós como operaste entre eles. E, quando executares algum juízo, o que é necessário, Lembra-te também da tua misericórdia.
3-7 O Eterno está a caminho outra vez, refazendo a antiga rota da salvação. Vindo do sul através de Temã, o Santo vem do monte Parã. Os céus resplandecem com seu brilho, louvores ressoam por toda a terra, A claridade das nuvens, como a aurora, explode e se expande, relâmpagos saem da sua mão — que poder escondido nesse punho! A praga marcha adiante dele, a peste segue seu calcanhar! Ele para e sacode a Terra. Ele olha em volta, e as nações tremem. Montanhas antigas viram farelo, e velhas colinas desmoronam como um balão murcho. Os caminhos que Deus escolhe são mais antigos que montanhas e colinas dos tempos passados. Olhei e vi todos preocupados, em pânico: Cuchã e Midiã, velhos adversários do deserto, Estavam aterrorizados, torcendo para que ele não os visse.
8-15 O Eterno, é do rio que estás com raiva? Estás irado contra o velho rio? Teu furor era contra o mar, quando cavalgaste com teus cavalos e carros vencedores? Estendeste teu arco e atiraste uma aljava de flechas. Tu repartiste a Terra com rios. As montanhas viram o que estava para acontecer e se contorceram de dor. As águas da enchente desceram. O oceano rugiu e levantou ondas enormes. O Sol e a Lua pararam nas suas órbitas. Tuas flechas reluzentes os interromperam, tuas lanças de fogo os atingiram. Irado, marchaste pela terra. Furioso, esmagaste as nações pagãs. Saíste para salvar teu povo, para salvar teu povo especialmente escolhido. Aplicaste uma surra no Rei da Maldade, Deixaste-o nu da cabeça aos pés, Suspendeste sua cabeça na mesma lança que ele usava, e eliminaste o exército dele. Eles foram espalhados pelos quatro ventos — e viraram comida de tubarão! Galopaste pelo mar sobre teus cavalos, cavalgando apressado sobre a crista das ondas.
(k) Pense comigo:
Leslie Allen: O Deus de Israel revelou-se a si mesmo como um guerreiro, armado com as forças da natureza, bem como aquele que intervém para defender o bem-estar do seu povo.
2. A explosão da fé. (vv. 16-19)
(a) Mais uma vez um dos sentidos é destacado aqui: “eu o ouvi”. E depois veio a “comoção”:
רגז ragaz
uma raiz primitiva; DITAT - 2112; v.
1) tremer, estremecer, enfurecer-se, tiritar, estar agitado, estar perturbado.
1a) (Qal) tremer, estar inquieto, estar agitado, estar perturbado.
1b) (Hifil) fazer estremecer, inquietar, enraivecer, incomodar.
1c) (Hitpael) agitar-se.
(b) Essa experiência lembra muito a de Daniel, quando de suas visões escatológicas:
Daniel 10:18-19
18 - E aquele, que tinha aparência de um homem, tocou-me outra vez, e fortaleceu-me.
19 - E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.
(c) O que seria esse “dia da angústia”?
Salmos 50:15
15 - E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
(d) Diante desse quadro em que o desconhecido é protagonista, o profeta decide confiar: “ainda que” (futuro que se vê agora, indicativo de acontecerá).
Heber Campos Jr.: Habacuque sabia que Deus traria os castigos da aliança, que incluía a destruição da agricultura e da pecuária resultantes de invasão inimiga. Mas ele continuava a confiar na aliança graciosa de Deus. As circunstâncias seriam as piores, mas existe um “todavia” no coração de Habacuque.
NVI:
(Hab 3:17) Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
(Hab 3:18) ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
(e) Em uma paráfrase proposta por R. C. Sproul:
“Ainda que a economia agropecuária fracasse, ainda que o mercado de ações quebre, ainda que a indústria automotiva se acabe, ainda que a indústria tecnológica exploda, ainda que todas estas coisas aconteçam, eu me regozijarei no Deus da minha salvação. Eu me alegrarei nele”.
(f) A alegria no Senhor é a essência de uma vida que confia na intervenção graciosa do Senhor.
Hernandes Dias Lopes: Essa alegria anda de mãos dadas com a confiança. Mesmo sem provisão, Habacuque confia no Provedor.
Filipenses 4:4-7
4 - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
5 - Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(g) Essa confiança gera força, velocidade e estabilidade.
Salmos 46:1
1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Salmos 18:33
33 - Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.
Chisholm: “Usando a linguagem muito semelhante ao Salmo 18.33, Habacuque se comparou a uma corça, que é capaz de se mover rápida e segurança em alturas rochosas, e íngremes. Assim como a corça passeia por terreno difícil sem tropeçar ou sofrer qualquer ferimento, assim Habacuque suportaria as dificuldades da invasão vindoura, sustentado pela sua confiança no Senhor soberano”.
(h) Ainda sobre a corça:
Heber Campos Jr.: Os passos da corça expressam leveza, graça e alegria. É assim que queremos nos sentir em meio à tempestade.
(i) Bom saber o que houve com o profeta nesse processo: do temor a fé.
Crabtree:
O mensageiro do Senhor não recebeu uma solução de todos os problemas relacionados com a vontade livre do homem e a misteriosa providência de Deus, na direção do seu reino espiritual neste mundo. Chegou, porém, a entender que o homem justo pode, pela sua fidelidade, viver na sociedade injusta. Além disso, o profeta recebeu um novo entendimento da grandeza e da glória do Senhor, o que fortaleceu e aprofundou a sua fé na santidade e na justiça de Deus, que triunfa sobre todos os inimigos.
03. Outras aplicações:
(a) O adorador não deve ser alienado, nem resignado, mas sim alguém com o coração rendido a Deus.
Salmos 73:28
28 - Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
(b) Conhecemos na Bíblia um Deus que sempre vem ao encontro do seu povo. Ele não é apático ou indiferente ao sofrimento dos seus.
Hebreus 10:35-39
35 - Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
36 - Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
37 - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
38 - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
39 - Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
(c) Em toda a história, Deus jamais perdeu uma batalha. Ele é um guerreiro vitorioso! Um dos seus nomes é: “Homem de guerra”.
Êxodo 15:1-3
1 - ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
2 - O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
3 - O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
(d) É natural sentir temor diante da santidade de Deus, e da iminência do “dia da angústia”. Por isso, devemos estar preparados para este dia.
Efésios 6:13
13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
(e) Jesus precisa ser a nossa maior alegria. Não tendo a Ele, não há nada que tenhamos que nos traga satisfação. Tendo a Ele, mesmo não tendo nada deste mundo, teremos tudo do que precisamos.
I Pedro 1:7-9
7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
8 - Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
9 - Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Ilustr..
George Müller, certa vez, estava contando a um amigo como sua fé se desenvolvera em vinte e cinco anos. O amigo estava curioso para saber o segredo. O Sr. Müller levantando bem alto uma velha Bíblia, respondeu: “Amigo, eu conheço o Livro e o Deus do Livro, porque o li acerca de cem vezes.”