O Muro de nossas vidas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Neemias 1.3

Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.

Um cenário triste nos é apresentado:

Muros derrubados
Portas queimadas (destruídas pelo fogo)

A grande questão aqui deste relatório desanimador recebido por Neemias, é que se refere ao povo de Deus.

O mesmo povo que vivenciou grandes milagres:

viu o mar se abrir
viu o sol parar

E a gente se pergunta o que fez com que este povo estivesse vivenciando este momento?

Simples é a resposta: Se afastaram dos caminhos do Senhor! Ou seja, Não protegeram (cuidaram) dos muros que protegem e guardam as suas vidas.

Mas deixe-me te apresentar Kátia, por que ela se acordava, e ainda pela manhã começava a entrar nas suas redes sociais, geralmente começava stalkeando as suas conhecidas mais próximas, e logo após começava a fazer as suas postagens, que eram do tipo: sou a pessoa mais feliz do mundo, tenho o namorado mais lindo de todos, colocava uma selfie (fazendo biquinho) e assim, começava o seu dia . Mas naquela manhã como em muitas outras ela se pegava chorando em frente ao seu smartphone, se lembrando do dia em seu pai o delegado Augusto chegou em casa dizendo que o bandido havia se homiziado na favela, e por ela não conhecer a palavra o pai lhe explicou que o bandido havia simplesmente se escondido na favela. E é aí que a Kátia caiu em si e percebeu que também vivia se escondendo atrás das suas redes sociais, fingindo ser o que na verdade não era, e percebendo que estava vivendo uma grande mentira, pois, era uma pessoa de poucos amigos, não tinha nem mesmo namorado e geralmente vivia sozinha e distante de todos. Foi ai que se lembrou do tempo em que era da igreja, que fazia parte dos desbravadores, e o quanto aquilo sim, era tão verdadeiro, ir para acampamentos e viver emoções reais. E agora vivendo longe da igreja e de Deus vivia um grande vazio.

Mas a pergunta que surge é: será que foi de repente que a Kátia abandonou os caminhos do Senhor? Voltando ao verso bíblico de hoje, será que o povo de Deus estava vivendo daquela forma: sendo envergonhados perante as outras nações, e isso aconteceu de repente?

Para ilustrar o que acontece, me lembro de um dia de sábado em que fui pra igreja pela manhã e sempre passava na av. Abel Cabral lá em Nova Parnamirim e via um longo e alto muro. Ao final daquele dia chuvoso, ao voltar para casa, percebi que aquele muro havia caído. Alguns dias depois, procurei saber o motivo da queda e descobri que algumas raizes de arvores havia se infiltrado na base do muro, fazendo surgir algumas rachaduras, e naquele dias de chuva a água foi se depositando e "De repente" o muro caiu?

Quero te dizer que não, tanto um quanto outro (Kátia e o povo de Deus), negligenciaram o cuidado com os muros que protegem e guardam as nossas vidas!

E que muro são esses?

O Primeiro deles é o muro da Oração. Como anda este muro na sua vida?

Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim – minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias. C S Lewis

Quando pedimos ajuda a ele, sabemos que ele vai nos dar por causa de seu nome, não porque merecemos. Sua ajuda a nós destaca suas riquezas.

A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro recurso da graça pode substituí-la, e a saúde da alma ser conservada. A oração coloca a pessoa em contato imediato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da experiência religiosa. Se o exercício da oração for desprezado ou ela for feita ocasionalmente, quando parecer conveniente, você perderá a firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem a vitalidade, a experiência religiosa não tem saúde e vigor. … Mensagem aos Jovens, 249 - Ellen White

Como anda o muro da oração na sua vida? só você e Deus é quem sabe!

O segundo muro é o muro da Leitura da Bíblia, Como anda este muro na sua vida? esta em pé ou está caído?

Porque a Bíblia nos diz: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Sl 119.105

#RPSP - Hoje 2 Reis 18

O maior Salmo, é uma exaltação a Palavra do Senhor. Nos aconselhando a amar a Bíblia. Pois, De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Salmos 119.9

A Palavra de Deus deve ser a base de todo estudo, e as palavras da revelação, atentamente estudadas, falam ao intelecto e ao coração, fortalecendo-os. A cultura do intelecto é necessária, para podermos compreender a revelação da vontade de Deus a nós. Manuscrito 16, 1896.

A Bíblia toda é uma revelação da glória de Deus em Cristo. Recebida, crida e obedecida, ela é o grande instrumento na transformação do caráter. É o grande estímulo, a constrangedora força, que vivifica as faculdades físicas, mentais e espirituais, dando à existência a devida orientação. MCP1, 94

Como anda este muro na sua vida? esta em pé ou caído? Ler a Bíblia é escutar Deus falando conosco.

O terceiro muro: Culto familiar

Se já houve tempo em que toda casa deveria ser uma casa de oração, agora é esse tempo. ...

… Pela sincera e fervorosa oração devem os pais construir um muro em torno dos filhos. Devem suplicar, com plena fé, que Deus entre eles habite, e santos anjos os guardem, a eles e aos filhos, do poder cruel de Satanás. ...

Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é reunirem os pais em redor de si aos filhos, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo! Testemunhos seletos v3, 92

O quarto muro: Ensino da palavra - dar estudos Bíblicos

O quinto muro: Frequência aos cultos

Hebreus 10.25

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

O sexto muro: Fidelidade nos dízimo e ofertas

O Sétimo muro: Envolvimento com a missão

Mas, e se um destes muros já caiu? e se pior ainda, todos já caíram? o que fazer?

Temos que voltar ao texto bíblico

Neemias 1.3 - Situação deplorável do povo de Deus

Neemias 1.4 - Neemias senta e chora

Quem era Neemias?

O nome Neemias significa “confortador dado por Deus ou aquele que consola”.

Neemias era um consolador, um homem de coração aberto e sensível aos problemas dos outros.

Neemias era um servo de Deus, servindo ao rei da Pérsia e disposto também a servir o seu desprezado povo.

Possivelmente, Neemias tenha nascido no cativeiro e tenha crescido num ambiente cercado por influências pagãs.

No entanto, mesmo cercado por ambiente hostil, cresceu como um homem comprometido com Deus

Hernandes Dias Lopes, Neemias: O Líder que Restaurou uma Nação, org. Juan Carlos Martinez, 1a edição, Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2006), 21.

Neemias 1. 5 - 10 - Oração de Neemias:

Neemias 2.17 - ele faz uma santa convocação para ir a ação

Neemias: O Líder que Restaurou uma Nação Um Homem que Está a Serviço de Deus e dos Homens (Ne 1.11b)

Neemias era um homem de visão e ação. Ele orava e agia. Tinha trânsito com Deus e com os homens. É conhecido o ditado: “Coragem mais obediência hoje, é igual a sucesso amanhã”.

Neemias: O Líder que Restaurou uma Nação A Reforma da Igreja Precisa de Mútua Cooperação (2.17b,18)

Neemias mostrou o exemplo pessoal. Ele não disse “vá e construa”, mas “vinde e construamos!” O líder precisa estar na frente. Neemias não tem interesses pessoais. Ele deixou seu posto, sacrificou-se. Só gente abnegada pode liderar um povo a se levantar e agir.

Neemias 3 - Todo este capítulo fala do trabalho duro para reconstrução do muro

Neemias 4.1 “Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus.” - Muitos não vão gostar quando você decidir reconstruir os muros

Neemias 6.15 “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias.” - O muro ficou pronto

Neemias 7.1 “Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas,” - Restabelecidos os que oficiavam no culto, os que cuidavam das coisas de Deus

Neemias 8. 2 “Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês.”

Neemias 8. 8 “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.”

A palavra do Senhor voltou a ser lida

Neemias 9.3 “Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do Senhor, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o Senhor, seu Deus.”

Neemias 12.43 “No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram; pois Deus os alegrara com grande alegria; também as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu até de longe.”

Independente da situação que você se encontra o Nosso Deus pode te ajudar a reconstruir os muros que protegem e guardam a tua vida, Ele quer te ajudar a voltar para os caminho dEle

Quero finalizar a mensagem de hoje te mostrando o que Deus tem pra sua vida...

Isaias 49. 15-16 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.”

Os nossos muros estão continuamente perante o Senhor

Related Media
See more
Related Sermons
See more