O orgulho é a porta de entrada para a destruição
Sermon • Submitted
0 ratings
· 341 viewsO orgulho de Nabucodonosor fez com que ele não escutasse o conselho de Daniel, pois ele mesmo começou a se achar o poderoso e foi humilhado pelo próprio Deus.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Você sabia que muitos cristãos são soberbos? Isso implica o “achismo”, ou seja, muitos pensam que sabem de tudo e se colocam superior às outras pessoas. Charles Spurgeon diz: “O orgulho penetra no coração do crente e o tenta a seguir seu caminho até que o Senhor o force a destruir espiritual; o orgulho deve impedir que o homem se volte para Deus”.
É muito importante falarmos a esse respeito, porque a Bíblia diz que o orgulho precede a ruína Pv 16.18 “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” E o orgulho nos afasta de Deus.
Vamos falar a respeito de um rei que foi humilhado por Deus,, pois o coração estava cheio de orgulho.
CONTEXTO DO LIVRO
O livro de Daniel relata a vida do povo de Judá no cativeiro Babilônico. O povo de Deus foi dividido em duas nações, o qual chamamos de reino do Sul (nação de Judá) e reino do norte (nação de Israel). O povo estava desobedecendo ao Senhor, desse modo, Deus enviou profetas para exortar ao povo dizendo: “abandonem o pecado e se voltem para mim”, mas Israel não deu ouvidos a essa mensagem, por isso Deus entregou Israel para os Assírios, a fim de castigá-los (2 Reis 17.3-6).
A nação de Judá também não deu ouvido a Palavra de Deus, visto que, eles desobedeceram a lei de Deus e viviam no pecado (Hc 1.2-4; 12-13). Por isso Deus permitiu que os Babilônios destruíssem a cidade de Jerusalém e levasse o povo para o cativeiro na Babilônia.
CONTEXTO DA PASSAGEM
O rei Nabucodonosor teve um sonho e não sabia qual era o significado, por isso chamou todos os magos, astrólogos, os encantadores e os adivinhos, mas nenhum deles souberam interpretar. Então, Daniel chegou a presença do rei e deu o significado do sonho.
TRANSIÇÃO
Veremos três características de um coração orgulhoso.
DESENVOLVIMENTO
1° O orgulhoso não escuta (vs 27-28)
Versículo 27
Daniel após interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, deu um conselho muito sábio para o rei. Dizendo para ele abandonar os seus pecados, praticar a justiça e ter compaixão dos pobres. A intenção de Daniel em dizer isso era para o rei abandonasse o pecado e talvez ele não sofreria o que Deus havia revelado, porém, se ele continuasse a viver no pecado, é certo que o Senhor iria fazer com que ele vivesse como um animal, isto é, seria humilhado por Javé (vv.25).
Nabucodonosor provavelmente estava governando com suas mãos pesadas, pois, ele não estava tendo compaixão dos pobres. É bem possível que esse rei oprimia os pobres e rejeitava pela situação que eles viviam. Esse rei tinha um coração cheio de orgulho, ou seja, cheio de si mesmo, o achismo estava presente na vida desse rei.
Versículo 28
Tudo o que Deus havia revelado aconteceu na vida de Nabucodonosor.
APLICAÇÃO: Quantas vezes as pessoas aconselharam você ou te exortaram. Mas você não deu ouvidos aos conselhos ou as exortações? O coração é enganoso, desse modo, achamos que sabemos tudo e o outro não sabe de nada. A palavra de Deus diz em Provérbios 15.31: “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios”.
2° O orgulhoso se acha superior a tudo (vs 29-30)
É explícito ver que o rei Nabucodonosor estava reinando com seu coração cheio de orgulho se colando superior a todas as coisas. O rei estava se colocando no centro de tudo, ou seja, porque ele afirmou que a grande cidade da Babilônia foi feita para a honra e a glória dele e com a força do seu próprio poder. Isso significa que Nabucodonosor havia se esquecido do poder grandioso de Javé ao tirar Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego da fornalha ardente (Dn 3.28-30).
APLICAÇÃO: Você se achar melhor que o seu irmão. Porque você canta bem, prega bem, dar bem aula de EBD, toca violão, porque faz parte da diretoria da igreja. Você ficou bravo porque o irmão(a) que você votou não está na diretoria da igreja? A palavra de Deus diz em Filipenses 2.3b: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”.
3° O orgulhoso é humilhado por Deus (vs 31-33)
Versículo 31
Nesse momento o orgulho do rei estava sendo quebrado pelo próprio Yahweh. Porque enquanto o rei estava admirando a Babilônia e falando que pelas forças dos seus braços ele construiu a Babilônia para a sua honra e glória; uma voz do céu diz a consequência do pecado do rei, onde ele perderá o trono e viverá como um animal comendo ervas assim como os bois. Isso implica que o coração orgulhoso é humilhado, ou seja, o próprio Deus rejeita o coração soberbo, assim como diz em Provérbios 8.13 b: “Odeio o orgulho e a arrogância, a corrupção e as palavras perversas”.
Versículo 32-33
O Senhor humilhou o rei Nabucodonosor por causa do seu orgulho. E Deus cumpriu com a sua Palavra dizendo que o rei iria viver com animal durante sete anos. Nabucodonosor viveu sete anos no campo, comendo ervas do campo como os bois e seu cabelo cresceu como os da águia e suas unhas como a dos pássaros. Isso implica que Javé estava mostrando-o não era nada sem Ele, o rei só estava governando na Babilônia pela permissão de Deus.
O Senhor Jesus deixou claro na Palavra que a pessoa que se exaltar será humilhada (Mt 23.12). Por isso, Deus humilhou o rei Nabucodonosor; o Senhor rejeita o coração soberbo.
APLICAÇÃO: Se você é filho de Deus e vive com o orgulho no seu coração, o Senhor irá te disciplinar, porque ama você e ele te levará ao pó, ou seja, ele irá te humilhar.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o rei Nabucodonosor foi humilhado pelo Senhor por causa do seu orgulho. O rei aprendeu que Deus tem o domínio sobre os reinos do mundo, ou seja, ele entendeu que o Altíssimo é mais poderoso (Dn 4.34), ele aprendeu que não é nada sem o Senhor. Ele reconheceu o tamanho poder de Deus para humilhar o soberbo (Dn 4.37).
É nítido ver que o orgulho leva a pessoa a ruína, assim como foi na vida do rei Nabucodonosor. A soberba é pecado e não agrada a Deus, por isso faz-se necessário abandonar esse pecado e buscar ao Senhor.
APLICAÇÃO
Pede ao Senhor para sondar o seu coração
Sl 139.24: “Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.
Pede ao Senhor para quebrantar o seu coração
Salmo 51.17: “O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido”.
Considere o próximo superior a você
Filipenses 2.3b: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”.
Se humilha diante do Senhor
Mateus 23.12: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.