Igreja na Dependência de Deus - Proclamação do Evangelho
Sermon • Submitted
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
Atos 3.11-26
Atos 3.11-26
Introdução:
• Dias atras ouvi uma notícia de uma pessoa que foi pega se passando por médica sem ser de verdade. Aquela pessoa não tinha curso de medicina, o que a desqualificava para o exercício daquele ofício. Mas, pensando em nós como cristãos, como nos qualificamos para o serviço de Cristo? Como estamos verdadeiramente prontos para a PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO?
11 Enquanto aquele homem ainda se mantinha ao lado de Pedro e João, todo o povo, perplexo, correu para junto deles no pórtico chamado de Salomão. 12 Quando Pedro viu isso, dirigiu-se ao povo, dizendo:— Israelitas, por que vocês estão admirados com isto ou por que estão com os olhos fixos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade tivéssemos feito este homem andar? 13 O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, o Deus dos nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, a quem vocês traíram e negaram diante de Pilatos, quando este já havia decidido soltá-lo. 14 Vocês negaram o Santo e o Justo e pediram que fosse solto um assassino. 15 Vocês mataram o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 Pela fé no nome de Jesus é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que vocês estão vendo e bem conhecem. Sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este homem saúde perfeita na presença de todos vocês. 17— E agora, irmãos, eu sei que vocês fizeram isso por ignorância, como também as suas autoridades o fizeram. 18 Mas Deus, assim, cumpriu o que tinha anunciado anteriormente pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. 19 Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados, 20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie o Cristo, que já foi designado para vocês, a saber, Jesus, 21 ao qual é necessário que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade. 22 Porque Moisés disse: “O Senhor Deus fará com que, do meio dos irmãos de vocês, se levante um profeta semelhante a mim; a esse vocês ouvirão em tudo o que ele lhes disser. 23 Quem não der ouvidos a esse profeta será exterminado do meio do povo.”24— E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos os que falaram depois dele, também anunciaram estes dias. 25 Vocês são os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com os pais de vocês, dizendo a Abraão: “Na sua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.” 26— Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês para abençoá-los, no sentido de que cada um abandone as suas maldades.
1. Oportunidades para pregação do Evangelho - vs.11-12a:
11 Enquanto aquele homem ainda se mantinha ao lado de Pedro e João, todo o povo, perplexo, correu para junto deles no pórtico chamado de Salomão. 12a Quando Pedro viu isso, dirigiu-se ao povo, dizendo:
• Tenho absoluta certeza que em nossas vidas, nos mais variados momentos, nos aparecem oportunidades de compartilharmos o Evangelho com aqueles que estão a nossa volta.
• E devemos aproveitar cada uma dessas oportunidades. Não devemos ser negligentes e preguiçosos.
2. A proclamação do Evangelho glorifica somente a Deus - vs.12b-13a:
12b Israelitas, por que vocês estão admirados com isto ou por que estão com os olhos fixos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade tivéssemos feito este homem andar? 13a O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, o Deus dos nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus,
• O foco em nosso anunciar Jesus é a Sua glória.
• Não é no homem, em nós mesmos, mas somente em Deus. Sem qualquer vaidade ou egoísmo humano.
3. A pregação do Evangelho acusa o pecado - vs.13b-15a:
13b a quem vocês traíram e negaram diante de Pilatos, quando este já havia decidido soltá-lo. 14 Vocês negaram o Santo e o Justo e pediram que fosse solto um assassino. 15a Vocês mataram o Autor da vida,
• Na dependência de Deus anunciamos o Evangelho é anunciado com coragem e o viver pecaminoso é diagnosticado para que haja arrependimento e cura.
• Mas só em Deus conseguimos fazer isso. Quando não, nos tornamos coach, pregadores de alto ajuda.
4. Na dependência de Deus o Seu poder é proclamado - vs15b-16:
15b a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 Pela fé no nome de Jesus é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que vocês estão vendo e bem conhecem. Sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este homem saúde perfeita na presença de todos vocês.
• Quando estamos cheios da presença de Deus em nós, é inevitável falar das Suas obras.
• Pois cheios de Graça e Fé salvífica, anunciamos os Seus grandes feitos, anunciamos a salvação em Cristo Jesus.
5. Na dependência de Deus, em Cristo o arrependimento é pregado - vs. 17-26:
17— E agora, irmãos, eu sei que vocês fizeram isso por ignorância, como também as suas autoridades o fizeram. 18 Mas Deus, assim, cumpriu o que tinha anunciado anteriormente pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. 19 Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados, 20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie o Cristo, que já foi designado para vocês, a saber, Jesus, 21 ao qual é necessário que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade. 22 Porque Moisés disse: “O Senhor Deus fará com que, do meio dos irmãos de vocês, se levante um profeta semelhante a mim; a esse vocês ouvirão em tudo o que ele lhes disser. 23 Quem não der ouvidos a esse profeta será exterminado do meio do povo.”24— E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos os que falaram depois dele, também anunciaram estes dias. 25 Vocês são os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com os pais de vocês, dizendo a Abraão: “Na sua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.” 26— Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês para abençoá-los, no sentido de que cada um abandone as suas maldades.
• Somente em Cristo, se arrependendo de verdade, o homem é salvo.
• Igreja, essa verdade não pode ser negligenciada.
Conclusão: As pessoas sem Cristo estão por aí a vagar sem esperança. O que a igreja fará diante dessa situação? Somente dependendo de Deus é que vamos com poder proclamar o Evangelho da salvação.