A Alegria de Receber a Jesus (2)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
A Alegria de Receber a Jesus
A Alegria de Receber a Jesus
Quando João ouviu, no cárcere,falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulosperguntar-lhe:
És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo:
os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.
1. És tu aquele que estava por vir?
A pergunta de João Batista é uma pergunta sólida. Quantos de nós, em algum momento da nossa história ou, quem sabe, ainda podemos fazê-la agora: Jesus tu és de fato o salvador que tanto precisamos?
Entendo, porém, que homens de Deus têm, também, seus momentos de fraqueza. Charles Spurgeon diz que pensamentos obscuros podem ficar mais avultados quando reprimidos em uma cela estreita.
Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 347.
Porém, em virtude de as circunstâncias não mudarem, João envia dois de seus discípulos a Jesus, para saber se ele era mesmo o Messias, ou haveria de esperar outro.
Não deixe de procurar a resposta. Assim como João Batista, busque-a, peça ajuda para abtê-la. Vá na direção de Jesus. Em nenhum momento Jesus respondeu a João bravo por ele ter perguntado, mas respondeu evidenciando os sinais que confirmavam que ele é o Messias.
Não peça para ver Deus no fogo da sarça ardente, nem no relâmpago no Monte Sinai; fique satisfeito em vê-Lo no homem Cristo Jesus, pois ali Deus é manifestado. Nem toda a glória do céu e do mar, nem todas as maravilhas da criação e da providência, podem apresentar a divindade como o faz o Filho de Maria, que da manjedoura foi à cruz, e da cruz à tumba, e da tumba ao Seu trono eterno à direita de Seu Pai na glória.
Charles Spurgeon
2. O que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
Primeiro, a mensagem de Jesus mostra que o reino de Deus abre as portas para que os rejeitados sejam aceitos. Ninguém era mais discriminado na sociedade do que os cegos, os coxos, os leprosos e os surdos. Eles não tinham valor. Eram feridas cancerosas da sociedade. Eram excesso de bagagem à beira da estrada. Mas a esses que a sociedade chamava de escória, Jesus valorizou, restaurou, reciclou, curou, levantou e devolveu a dignidade da vida. Jesus manda dizer a João que o reino que ele está implantando não tem os mesmos valores dos reinos deste mundo.
Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 350.
Segundo, a mensagem de Jesus mostra que no reino de Deus a sepultura não tem força e a morte não tem a última palavra. O problema do homem não é o tipo de morte que enfrenta, mas o tipo de ressurreição que o aguarda. Se Jesus é o nosso Senhor, então a morte não tem mais poder sobre nós. Seu aguilhão foi arrancado. A morte foi vencida.
Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 350.
Terceiro, a mensagem de Jesus mostra que no reino de Deus há uma oferta gratuita de vida eterna. O reino de Deus é para o pobre, que se considera falido espiritualmente, não importando sua condição social. Enquanto João está pedindo a solução do temporário, Jesus está cuidando do eterno.
Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 350.
3. Felizes são os que não achar em mim motivo de tropeço.
Sobre a fé:
A base fundamental da fé e do conhecimento é a confiança em Deus. Não podemos acreditar nem saber de nada, a menos que confiemos nas leis da crença que Deus implantou em nossa natureza.
Charles Hodge
Como é sua fé, assim será sua esperança. A esperança nunca está doente quando a fé está bem, nem forte se a fé está fraca.
John Bunyan
Cântico de Maria:
Então, disse Maria:
A minha alma engrandece ao Senhor,
e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
porque o Poderoso me fez grandes coisas.
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia vai de geração em geração
sobre os que o temem.
Agiu com o seu braço valorosamente;
dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Derribou do seu trono os poderosos
e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos
e despediu vazios os ricos.
Amparou a Israel, seu servo,
a fim de lembrar-se da sua misericórdia
a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre,
como prometera aos nossos pais.
Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.
Você deseja dispor de um seguro fundamento para sua fé e esperança? Nesse caso, jamais perca de vista a divindade de seu Salvador. Aquele em cujo sangue você foi ensinado a confiar é o Deus Todo-Poderoso. Toda a autoridade foi dada a Jesus Cristo, no céu e na terra. Ninguém poderá arrancar você da mão dele. Se você é um verdadeiro crente em Jesus, não permita que seu coração se perturbe ou atemorize.
Você deseja contar com um doce consolo nas ocasiões de sofrimento e tribulação? Nesse caso, nunca perca de vista a humanidade de seu Salvador. Ele é o ser humano Jesus Cristo, que se deitou nos braços da virgem Maria quando era um pequenino infante e que conhece os corações humanos. Ele se deixa sensibilizar pelo senso de nossas fraquezas. Ele experimentou, pessoalmente, as tentações lançadas por Satanás. Ele precisou enfrentar a fome. Ele derramou lágrimas. Ele sentiu dor. Confie nele o tempo todo, em todas as suas aflições.
J. C. Ryle
Conclusão:
Você está chegando às celebrações de natal com o coração frio, desesperançado, esquecido do que ele significa? Deixa Deus entrar na sua vida novamente, alegra-lo com sua presença e realizar os feitos de Jesus em você. Receba a Jesus e deixe a alegria novamente te tocar.
Abandonar a fé em Cristo é abandonar a fé na humanidade; acreditar nele é acreditar na redenção e na glorificação final dos homens; e esta fé é a melhor inspiração para uma vida santa e útil para o bem de nossa raça e para a glória de Deus.
Philip Schaff
2. Quero convidar você a orar pela alegria de Maria.
Então, disse Maria:
A minha alma engrandece ao Senhor,
e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,