Elimeleque e Noemi: Da fartura à amargura, quando tudo podia ser diferente
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Ruth 1:1–2 (ARA)
Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Quero refletir sobre a vida de um casal próspero, que vivia com muita fartura e bens, mas viu essa posição ruir por conta de decisões erradas. De forma sucinta quero falar sobre Elimeleque e Noemi: Da fartura à amargura.
Há 13 anos conheci um casal, que, apesar de ter tido contato somente naquela ocasião, eles nunca mais saíram de minha memória; e eu explico o motivo.
Eu estava em uma atividade com casais, e um amigo me apresentou os organizadores do evento. Chamou o rapaz e disse: “Hércules, venha aqui que quero te apresentar um amigo”. O Hércules veio, muito simpático, e depois de demonstrar a alegria em me conhecer, disse que precisava apresentar também a esposa. Olhou para o salão, com olhar atento e ancioso, até que avistou sua amada. O motivo de nunca terem saído de minha memória vem agora. O Hércules chamou sua amada pelo nome dizendo: “XENA, meu amor, venha aqui”. A julgar pelo nome do casal, podemos afrimar que NASCERAM UM PARA O OUTRO.
O casal do texto, a julgar pelos nomes, também nasceram um para o outro. Elimeleque significa DEUS É MEU REI, e Noemi AGRADÁVEL. Deus é meu rei não se encaixaria com rixosa, briguenta, chata. Nem AGRADÁVEL daria certo com SERVO DE BAAL ou de outro ídolo. O casal está bem conectado. Porém, enfrentam duas situações complicadas. Vivem nos dias dos Juízes, em que cada um fazia o que achava melhor, e nesse tempo houve fome na terra. Normalmente a fome era sinal do desprazer de Deus com o Seu povo, e a decisão mais acertada em períodos assim seria confissão e arrependimento. Contudo, o “DEUS É MEU REI”, chefe dessa família, que vivia na terra prometida, e habitava em Belém, que significa CASA DO PÃO, tomou uma decisão errada (“um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos”). Ele dirigiu sua família para MOABE, povo inimigo e depravado desde sua origem.
Algumas considerações para os maridos aqui:
1 - NÃO TENHA DEUS COMO REI APENAS DE PALAVRAS, MAS DE FATO E VERDADE.
2 - MANTENHA SUA FAMÍLIA PERTO DE DEUS
Lá em Moabe, Elimeleque morreu, bem como seus dois filhos depois de casados. Ficaram 3 viúvas, solitárias e necessitadas.
Algumas considerações para as esposas aqui:
1 - NÃO DESPERDICE AS AMARGURAS. EXISTEM PROPÓSITOS DIVINOS NA JORNADA.
A AGRADÁVEL sofreu demais. Perdeu marido, filhos, estava distante de sua terra, e assumiu até um novo nome, MARA, entendendo que a aflição veio de Deus.
Ruth 1:19–21 (ARA)
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
A vida não é de toda AGRADÁVEL. Aflições vêm, mas são sinalizações de Deus apontando Seus propósitos eternos em sua vida. CONFIE EM DEUS!
2 - SAIBA QUE DEUS LEVANTA PESSOAS PARA LHE AMPARAR
Noemi encontrou em Rute, sua nora, um apoio na aflição. Esse apoio sempre vem. Pode ser um filho, o próprio marido, uma amiga, irmãos, colegas de trabalho. Deus usa gente para agir em gente. Deus levanta pessoas que se prendem a você de forma incrível, a ponto de não te largar.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Noemi e Rute formaram uma família, e receberam uma notícia maravilhosa, no tempo de Deus. O Pão havia voltado na casa do pão.
Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Algumas considerações para as famílias aqui:
1 - SEMPRE HAVERÁ ALIMENTO JUNTO A JESUS, NOSSO PÃO
2 - MESMO ERRANDO, VOLTEM A CASA DO PÃO