A paz verdadeira so tem aquele que confia e entrega seu caminho ao Senhor - Salmo 37.1-11

Devocionais de Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views

A paz verdadeira so tem aquele que confia e entrega seu caminho ao Senhor.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O tema da ARA nos fonece uma informação que resume em parte o Salmo: “Temporaria, afelicidade dos perversos”
O tema que eu dei é: A paz verdadeira so tem aquele que confia e entrega seu caminho ao Senhor.
Davi é o autor. Aqui nesse Salmo ha uma reflexão sobre um tema que muitas vezes é o nosso qustionamento: Por que Deus permite que os maus prosperem enquanto os justos lutam dolorosamente pela vida?
Ao longo da vida, Davi sofreu intensamente nas mãos de homens ímpios e inescrupulosos. Em sua velhice, o salmista dá alguns conselhos sobre como devemos reagir quando nos tornamos vítimas de tramas perversas e línguas venenosas.
Esse Salmo, diferente da maioria, é dirigido ao homeme não a Deus. Davi parece dialogar com um amigo dando um perspectiva Espirital a respeito dos questionamentos mencionados acima e aconselhando-o sobre como deve proceder. vejamos alguns conselhos:

1ª REFLEXÃO ACERCA DOS MALFEITORES E COMO DEVE PROCEDER O JUSTO (v.1-7a)

Conselho 1: O Justo não deve se preocupar muito com a existencia e obras dos impios (v.1).

Há dois perigos quando pensamos muito nisso:
Ficarmos indignados, até perdemos o sono por causa de alguma ofensa que sofremos ou presenciamos.
Ficarmos com inveja. no sentido de acharmos que há açguma vantagem em praticar a iniquida por causa do aparente sucesso que oservamos em suas vidas.
Não devemos nos preocupar muito com isso porque o prazo de validade dos impios é curto (v.2). Ver Pv 3.31-33 e Sl 103.15-16
Salmo 103.15–16 ARA
Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
Provérbios 3.31–33 ARA
Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos; porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. A maldição do Senhor habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa.

Conselho 2: O justo deve confiar no Senhor (v.3-7a).

1. O justo não precisa fazer o que é errado, porque ele confia no Senhor, pelo contrario, ele faz o bem (v.3). Quando nâo confiamos no Senhor, vamos tentar fazer do nosso jeito e seremos tentados a fazer coisas erradas. Ver Pv 23.17
Provérbios 23.17 ARA
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
2. O que confia no Senhor se agrada dele, ou seja, é grato pelo que ele lhe deu e não pelo que não tem (v.4). Os que vivem olhando para aquilo que não possuem nunca vão ficar satisfeitos, porem os que se agradam por aquilo que o Senhor lhes deu, esses experimentam o sentimento de ver realizados os desejos do seu coração poque ele não precisa de mais nada!
SE O SENHOR É O MU PASTOR PORQUE SINTO FALTA DE TANTAS COISAS? (Salmo 23.1)
3. Confiar no Senhor é entregar o nosso caminho (destino) a Ele com fé (v.5). Não devemos ficar preocupados demais ou ansiosos por causa das coisas que acontecem ao nosso redor, muitas vezes olhando para a vida dos outros com inveja. O que confia verdadeiramente tem essa certeza que o Senhor vai fazer essa boa obra em sua vida. Jesus ensinou sobre isso em Mt 6.25 e Mt 6.31-34
Mateus 6.25 ARA
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Mateus 6.31–34 ARA
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
4. Confiar no Senhor envolve tambem o sentimento que Ele vai reconhecer e recompesar o nosso bom prceder aqui nessa terra (v.6). Essa é uma verdade que perpaça toda a Escritura, de Genesia a Apocalipse.
O exemplo de Caim em Gn 4.3-7 mostra que temos a responsabilidade de escolher o que é certo.
Gênesis 4.3–7 ARA
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Já em Hb 6.10 temos a promessa que Deus observa e recompensa as nossas boas obras.
Hebreus 6.10 ARA
Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
5. O que confia no Senhor deve descansar nele, e muitas vezes apenas esperar (v.7a). Quantas vezes ficamos exaustos tentando resolver os problemas do nosso jeito? Mas o que precisamos fazer é orar e descansar, enquanto esperamos nele. Ver Sl 27.13-14
Salmo 27.13–14 ARA
Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

2ª REFLEXÃO ACERCA DOS MALFEITORES E COMO DEVE PROCEDER O JUSTO (v.7b-11)

Conselho 3: Não se irritar por causa da aparente prosperidade dos malfeitores (v.7b).

1. Essa é uma realidade tambem em nossos dias: Existem homens e mulheres perversos que conquistam dinheiro e fama (Anita, politicos corruptos, atores, jornalistas, etc), isso pode nos deixar muitos irritados.
2. Em momentos de confronto com impios somos tentados a nos irar (v.8). Temos que nos controlar, pois isso pode terminar em tragedia, prejuízos e até mau testemunho perante os descrentes.
3. A nossa irritação contra os perversos é desnecessaria, porque o destino deles já está determinado por Deus (v.9a). Em vez de irritação devemos entregar nossas causas a Deus e esperar a nossa recompensa (v.9b). Ver Romanos 12.19
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
4. O sucesso do impio é temporario, não devemos gastar nossas energias pensando neles (v.10).
5. Aquele que confia no Senhor troca a indignação e as brigas pela mansidão, sabendo que Deus tem coisas muito melhores para lhe dar (v.11).
Deus nos promete tambem isso: Viver no Reino Eterno com abundancia de paz!
Quem tem Jesus pode confiar nessa promessa, Ele tambem ensinou sobre isso citando Jo 14.27-28
João 14.27–28 ARA
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Mateus 5.5 ARA
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

CONCLUSÃO

Estamos iniciando o ano de 2023, temos muitos planos e desafios pela frente, principalmente diante do governo que tomou posse, mas temos que confiar no Senhor e entregar nosso caminho.
Podemos confiar que Deus vai julgar e punir os impios, principalmente os governantes maus - Salmo 2.1-5
Salmo 2.1–5 ARA
Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá.
É importante fazermos planos, mas temos que entender que Deus é soberano, Ele é quem vai confirmar ou não os planos, temos que confiar na sua infinita sabedoria.
Provérbios 16.1–3 ARA
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
Romanos 11.33–36 ARA
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more