Quem é Jesus?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
Introdução: Por volta do dia 5 de Agosto de 2023 o meu filho ou filha nascerá. O nascimento do meu filho já tem impactado em muito a minha vida e das pessoas ao meu redor. Os planos que eu havia feito para esse ano tiveram que mudar, meus pais e os pais da minha esposa serão avós (outra vez), a minha esposa começou a sentir as primeirasmudanças em seu corpo e por conta da gravidez. Algumas coisas que a Nathália comia já não podem mais fazer parte de sua dieta. Uma vidinha do tamanho de uma semente causou inpaactos em nossas vidas. Agora imagine comigo como deve ter sido a espera da chegada de Jesus. Todos os anos comemoramos o nascimeno do menino Jesus, lemos passagens bíblicas relacionadas ao acontecido e tudo acaba virando uma rotina longa de anos de tradição. Porém fica aqui uma pergunta, quem é o Jesus que nasceu no caítulo 2 de Lucas? (Ler Lucas 2.1-20 “Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do Império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também saiu da Galileia, da cidade de Nazaré, e foi para a Judeia, até a cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-no…”
Eu não costumo fazer isso mas vamos ler alguns textos que falam sobre esse menino que nasceu.
Isaías 9.1–7 (NAA)
Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios.
O povo que andava em trevas
viu grande luz,
e aos que viviam na região da sombra
da morte resplandeceu-lhes a luz.
Tu, Senhor, tens multiplicado este povo
e aumentaste a sua alegria;
eles se alegram diante de ti,
como se alegram no tempo da colheita
e como exultam quando repartem
os despojos.
Porque tu quebraste o jugo
que pesava sobre eles,
a vara que lhes feria os ombros
e o cetro do seu opressor,
como no dia da vitória
sobre os midianitas.
Porque toda bota com que o guerreiro
anda no tumulto da batalha
e toda roupa revolvida em sangue
serão queimadas,
servirão de pasto ao fogo.
Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu.
O governo está sobre os seus ombros,
e o seu nome será:
“Maravilhoso Conselheiro”,
“Deus Forte”, “Pai da Eternidade”,
“Príncipe da Paz”.
Ele estenderá o seu governo,
e haverá paz sem fim
sobre o trono de Davi
e sobre o seu reino,
para o estabelecer e para o firmar
com juízo e com justiça,
desde agora e para sempre.
O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
João 1.1-5 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
Colossenses 1. 15-22 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam, agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,”
Talvez comemoramos essa data tão linda sem ter a dimensão do que estamos comemorando. O natal é muito maior do que o presépio montado ano a ano. O natal é o nosso redentor que nasceu pra nos redimir, é a luz que as trevas não ofuscam, eu o Rei eterno, é a imagem do Deus invisível, e a vida encarnada, é a esperança das nossas vidas.
Se compreendessemos o natal como deveriamos, talves o dia 31 de dezembro não fizesse diferença, pois o novo veio com o Cristo encarnado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.