O NOVO MANDAMENTO: AMOR, O DISTINTIVO DO CRISTÃO - JOÃO 13:31-35 E 15:12-13
Ensinos do Ultimo sermão de Jesus • Sermon • Submitted
0 ratings
· 141 viewsO novo mandamento de Jesus é amar uns aos outros como ele nos amou, esse será também o distintivo dos seus discípulos.
Notes
Transcript
INRODUÇÃO
INRODUÇÃO
Estamos estudando alguns ensinos do ultimo sermao de Jeus aos seus discipulos nos momentos que sucederam a ultima ceia de Jesus com eles por ocasiao da celebração de Pascoa. Nos vimos pelo menos 3 ensinos:
1. Jesus a videira verdadeira e nós somos os ramos.
2. O Espirito Santo é a identidade e habilitação do cristão
3. A oração como sendo a chave para o sucesso da missão.
Hoje veremos o ultimo ensino da série: O amor como o distintivo do cristão
I - O NOVO MANDAMENTO É APENAS PARA OS VERDADEIROS DISCIPULOS (V.31A)
I - O NOVO MANDAMENTO É APENAS PARA OS VERDADEIROS DISCIPULOS (V.31A)
“Quando ele saiu...” se refere a saida de Judas. A partir desse ponto é que Jesus começa a dar as ultima instruções para os seus discipulos.
Judas não era um convertido, o maior problema dele foi não crer em Jesus. Isso aconteceu porque ele não estava interessado nas coisas espirituais, ele so buscava as materiais - Jo 12.4-6.
Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.
Os outros discipulos tambem demostraram interesse nos apectos materias do Reino, mas certamente tinham consciencia que o mais importante era o aspecto espiritual.
Ele estava no meio dos discipulos, se parecia com os discipulos, possivelmente falava como discipulo, mas definitivamente não era um discípulo!
Essa uma realidade dentro da igreja, existem pessoas que parecem ser discipilos mas não são. Essas pessoas não conseguem permanecer muito tempo na igreja - 1Jo 2:19
Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
Nem todos vão estarão aptos para cumprirem o mandamento porque não verdadeiros discipulos.
II - O NOVO MANDAMENTO TEM A SUA BASE NA OBRA DE CRISTO (V.31B-33)
II - O NOVO MANDAMENTO TEM A SUA BASE NA OBRA DE CRISTO (V.31B-33)
Judas saiu para entregar Jesus ás autoridades dos Judeus para que assim se cumprisse o que ele havia predito sobre a sua morte e ressurreição.
1. A obra redentora de Jesus que se cumpriu quando ele morreu na cruz pelos nossos pecados é a base do amor e de todos os outros mandamentos.
2. O amor estre os membros do corpo de Cristo só é possivel porque ele nos amou primeiro - 1Jo 4:10;19
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
III - O NOVO MANDAMENTO CONSISTE EM AMAR UNS AOS OUTROS NOS MOLDES DO AMOR DE CRISTO (V.34 e 15:12-13).
III - O NOVO MANDAMENTO CONSISTE EM AMAR UNS AOS OUTROS NOS MOLDES DO AMOR DE CRISTO (V.34 e 15:12-13).
Porque Jesus se referiu ao Amor como um novo mandamento, se ele já era um mandamento conhecido pelos discipulos? O mandamento de amar o próximo já estava na Lei (Lv 19:18) e o Senhor já havia falado dele quando foi indagado por por um escriba sobre qual seria o principal mandamento (Mc 12.28-31).
Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Eu creio que a novidade esta relacionada ao modelo que ele deixou: “…como eu vos amei”
Jesus deu um novo significado ao amor, ele amplificou a forma como devemos amar os nossos irmãos em Crristo: Não mais como a nós mesmos, mas como Cristo amou.
O amor de Cristo é incondicional: Não espera algo em troca
O amor de Cristo é sacrificial: Está disposto a dar a vida em favor de outro.
No texto de Jo 15.12-13 Jesus repete o mandamento e explica melhor esse aspecto do seu amor
O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
IV - O NOVO MANDAMENTO É O DISTINTIVO DO VERDADEIRO DISCIPULO (V.35)
IV - O NOVO MANDAMENTO É O DISTINTIVO DO VERDADEIRO DISCIPULO (V.35)
Jesus disse que todos reconheceriam a nossa identidade de discipulos do Messias de Israel se cumprirmos esse mandamento!
Será que nós entendemos mesmo a seriedade dessa ordem? Jesus não disse que seriamos conhecidos pela nossa pregação fevorosa, ou pelo conecimento doutrinario e telogico que adquirimos nos livros, mas disse que seriamos reconhecidos pelo amor que prestamos as pessoas!
O amor é o distintivo do verdadeiro discipulo.
E sua epistola geral, o apostolo João repete e amplia esse topico dando ainda mais peso, mostrando que aquele que não ama nem sequer conhece a Deus - 1Jo 4.7-8
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
AMAR É PARA VERDADEIROS DISCIPULOS
O AMOR É BASEADO NA OBRA DE CRISTO
AMAR DEVE SER NOS MOLDES DO AMOR DE CRISTO
O AMOR É O DISTINTIVO DO VERDADEIRO DISCIPULO
Vejamos a continuação do texto de 1João 4.7-12 para confirmar esses pontos:
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
Como está o meu amor pelos irmãos?
O amor não deve ser mostrado com palavras, mas com atitudes de misericordia, cuidado e investimento - Jesus tambem ensinou isso em Lucas 10.25-37
Leiamos 1Jo 3.18
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.