Cantata de Natal

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

Prelúdio

Tema:
Título:
Propósito Geral:
Propósito Específico:
Introdução:
O Natal é uma dessas datas que ganhou notoriedade nos últimos anos pelo investimento comercial. Milhões são gastos em propaganda associando o natal com compras. Crianças esperam ansiosamente por essa data para que recebam seus prometidos presentes. Famílias se reunem ao redor da mesa e desfrutam de perus assados, comida típica do evento.
Há, é claro, aqueles que não gostam data. Preferem o sossego ou isolamento. Outros penduram meias vermelhas para que um velhinho gordinho desça por suas lareiras e as faça uma grata surpresa.
Isso é o natal? Depois que as comidas passam, as guloseimas terminam, os presentes são abertos e os parentes vão embora, que nos sobra do natal? Seria esse simplesmente mais um feriado?
Proposição:
Pergunta de Transição:
Palavra reguladora:

Glória

Lição:
Lucas 2.13–14 NAA
E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Desde o versículo 8 nos são introduzidos alguns pastores e um anjo. Porém, a partir do verso 13, a cena foca no anjo mensageiro e uma multidão celestial que o acompanha. Não fica claro se os anjos estão cantando simplesmente exclamando em júbilo.
Começam declarando “Glória a Deus nas maiores alturas”. Esta exclamação se passa logo após o anúncio de que Cristo nascera naquela noite. Por que Deus é glorificado no céu com o nascimento de Cristo?
Os primeiros suspiros de Jesus declaravam que Aquele que deu o sopro da vida estava disposto a perdê-la pelos seus. Os primeiros passos do bebê, ainda que pequenos e falhos, eram a maior aproximação de Deus ao homem. Eis a prova incontestável do caráter de Deus, tal vilmente atacado por Lúcifer: o menino Jesus e seu destino cruel.
2Coríntios 5.19 NAA
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação.
Diante de todo o universo, Deus era glorificado pelas ações de Jesus.
Ilustração:
O dia 18 de Dezembro, meu aniversário, teve uma grande mudança neste ano. Às nove horas de hoje, o governo brasileiro, através da figura de seus deputados e senadores, definiu este dia como feriado nacional. Fiquei imensamente surpreso porque, dessa maneira, todos poderiam aproveitar aquele que era o meu dia. Mas depois percebi que inventavam um feriado novo a cada ano.
Minha família propôs que fôssemos ao shopping. Animado, coloquei minha melhor roupa, mas quase fui deixado para trás. O carro já estava na rua e só não partiram porque comecei a gritar.
Não bastasse a grosseria de praticamente esquecer o aniversariante, ainda tive que suportar mais algumas. Meus pais compraram e presentearam todos da família, exceto eu! Minha mãe ganhou aquele aspirador robô chique; meu pai uma caixa de ferramentas novinha; minha irmã a continuação da série de livros que amava; até meu cachorro ganhou uma casinha nova. Respirei fundo, imaginei que estavam reservando meu presente para a festa.
Mais tarde, de fato, fizeram uma festa. Trouxeram bolo, salgadinhos e chocolates. Porém, inacreditavelmente, na hora do parabéns, todos começaram a cantar para um garoto que me visitava, Pablo, e nem era seu aniversário! Para piorar, todos os presentes foram dados a ele. Prato, garfo e faca não sobraram para mim, tive que reutilizar os de minha irmã.
Fui dormir chateado. Era meu aniversário, mas os presentes eram para eles. Era minha festa, mas o aniversariante era outro. Era minha família, mas se esqueceram de mim.
Aplicação:
Que anjos tenham comemorado o nascimento de Cristo é um fato não pormenor. Houve alegria no céu naquele dia e cabe aos homens jamais esquecer o ocorrido. Porém, é triste notar que presentes, festas, comilanças e um Papai Noel substituíram a essência da data.
Devemos comemorar o natal e comemorar a coisa certa! Qualquer coisa diferente disso perderá o sentido, atirará Cristo às sombras e o rebaixaremos a um antiquado costume.
Quem sabe em alguns anos, nossos netos e bisnetos olharão para algum velho presépio em miniatura que ponhamos debaixo de uma árvore e estranharão. Se perguntarão qual o motivo daquilo, mas nada dirão por vergonha ou simplesmente por aceitarem as coisas são dessa maneira.
Chegará o dia em que todas as músicas serão finalmente substituídas por variações em que não haverá Belém, Maria, José, Anjos, pastores ou reis magos. Chegará o dia em que nossos filhos perguntarão quem é Jesus e não os saberemos responder.
Como impedir isso de acontecer? Expulsem o Papai Noel de suas casas, condenando-o às ruas e lojas. Não permitam que os presentes sejam o motivo pelo qual anseamos a data, mas que a complemente como uma maneira de expressarmos nosso carinho e afeto. Quem recebe o maior presente no natal? Damos algum presente a Jesus? Não deixe que as luzes dos pisca-piscas lançam sombras sobre Cristo.

Paz

Lição:
Lucas 2.14 NAA
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Paz na terra entre os homens. Por que há paz na Terra? Os romanos conquistavam velozmente e constituíam novas províncias. Rebeliões se levantavam frequentemente. Pesadas taxas eram lançadas sobre os pobres. Os carrascos mestres da lei impunham aos homens piedosos cargas difíceis. Como pode haver paz num momento como esse?
31 anos antes a Galileia e a Peréia foram conquistadas. 20 anos antes houve um terremoto na Palestina. Tebas, cidade grega, foi destruída 19 anos antes. 2 anos depois de Cristo, Herodes matou seus filhos Alexandre e Aristóbolo. 3 anos depois, a Judeia se tornou uma província romana. 5 anos depois, acontecesse uma revolução judaica. 15 anos depois, nascem os zelotes, gente violenta que queria combater os romanos.
O nome dado ao menino foi Jesus, isso é, a tradução grega do nome Josué, cujo significado é “Jeová é salvação”. Nascia, naquele dia, o messias. Se, apesar dos problemas, isso não fosse capaz de trazer paz a um piedoso judeu, nada mais traria.
Texto bíblico:
Lucas 2.14 ARA
Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Ilustração:
Os sacerdotes e príncipes do povo judaico não estavam apercebidos para saudar o Salvador do mundo. posto que acreditassem que estava prestes a manifestar-se, pensavam todavia que devia aparecer com o aparato de um grande rei capaz de torná-los uma nação próspera e poderosa. Seu orgulho de modo algum lhes teria permitido reconhecer naquele débil menino de colo o Messias prometido.
Por isso, quando Crsito nasceu sobre a Terra, Deus Se absteve de revelá-lo àqueles grandes homens, enviando os Seus mensagerios a dar a alegre nova a alguns pastores que se ocupavam em apascentar rebanhos nas planícies de Belém. (Vida de Jesus, pg. 17)
Aplicação:

Boa Vontade

Lição:
A quem ele quer bem. Deus quer bem todos os homens ou somente alguns? Ou seria “entre os homens boa vontade”.
Texto bíblico:
Lucas 2.13 ARA
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
Ilustração:
Aplicação:
Related Media
See more
Related Sermons
See more