Escondido por Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3,877 views

A experiência de Cherith chega a todo cristão em algum momento de sua jornada. Cherith é onde Deus fecha a porta para a coisa que você mais deseja fazer. Vou descrever a experiência de Cherith para que você possa reconhecê-la em sua própria vida. ‌ O esboço hoje é muito simples: Aqui está o que Deus estava fazendo por Elias em Querite e o que Deus fará em Querite por você.

Notes
Transcript

A experiência de Querite.

A palavra do Senhor veio a ele: 'Saia daqui e vire para o leste e esconda-se junto ao riacho Querite'. (1 Reis 17:2)
Isso é surpreendente: Elias deve ter pensado duas vezes... “O quê? Acabamos de lançar o ministério e agora você diz 'Vá se esconder'”.
Este homem tem se preparado para o ministério. Ele se dedicou ao estudo da Palavra e à oração. Seu ministério está na plataforma de lançamento e Deus diz “Vá se esconder!”
Este homem tem uma paixão pela glória de Deus. Ele é a luz mais brilhante no lugar mais escuro no momento mais difícil. Ele tem a coragem de entrar no palácio de Acabe e falar a palavra de Deus na cara dele. Ninguém mais tem coragem de fazer isso, e então Deus diz: “Vá se esconder”.
Eu teria lutado com isso, se fosse Elias, e você também não teria? Após o lançamento do grande ministério no palácio, eu teria dito: “Este é o momento de fazer uma turnê nacional de pregação. Vamos levar a mensagem de Deuteronômio 11 a todas as pessoas da nação”.
“Vamos mostrar ao povo da Aliança com Deus que Ele diz: 'Se você se voltar para os ídolos, não haverá chuva', e vamos chamar as pessoas ao arrependimento. Agora pegue o mapa e vamos decidir por onde vamos começar.” E então Deus diz: “Vá se esconder no riacho Querite.”
A experiência de Cherith chega a todo cristão em algum momento de sua jornada. Cherith é onde Deus fecha a porta para a coisa que você mais deseja fazer. Vou descrever a experiência de Cherith para que você possa reconhecê-la em sua própria vida.
O esboço hoje é muito simples: Aqui está o que Deus estava fazendo por Elias em Querite e o que Deus fará em Querite por você.

Deus o escondeu

“Saia daqui e vire para o leste e esconda-se junto ao riacho Querite.” (1 Reis 17:3)
Por que Deus escondeu Elias? Foi proteção? Talvez, mas Deus foi capaz de proteger Elias quando ele marchou para o palácio de Acabe. Deus o protegeu no Monte Carmelo na presença de todos os profetas de Baal. Então Deus não precisou enviar Elias a Querite para protegê-lo.
Foi um julgamento sobre o povo? Sem dúvida, sim. Uma maneira de Deus julgar uma nação é retirando Seus mestres da Palavra de Deus. Deus esconde seus servos e há fome da Palavra.

O que Deus estava fazendo em Elias

Cherith é o lugar onde Deus retém o que você mais queria. Cherith é o lugar onde Deus fecha a porta para o que você queria fazer por Ele.
Elias se prepara para o ministério com um grande custo pessoal e depois descobre que não tem a oportunidade de prosseguir. Ele é um profeta. Todo o seu chamado é levar a palavra de Deus ao povo de Deus.
Mas não há pessoas em Cherith. Não há plataforma para o trabalho que ele deseja fazer, nenhuma oportunidade para ele seguir seu chamado. Nos três anos seguintes, Elias ministra a uma congregação de apenas duas pessoas. Um é uma viúva e o outro é seu filho. O que é tudo isso?
Você vai para a faculdade e treina para uma determinada carreira, mas a porta não se abre para você. Toda essa preparação e onde está a oportunidade? Você diz “Eu tenho as habilidades. Eu tenho o treinamento. Mas não parece haver um lugar onde eu possa usá-los. A porta não está aberta para mim.” Amigo, bem-vindo a Cherith.
Deus pode levá-lo a Querite removendo você de uma posição. Deus pode levá-lo a Cherith através de uma doença prolongada que limita o que você é capaz de fazer. Cherith é o lugar onde Deus esconde você e retém o que você mais deseja fazer.
Quando menino, lembro-me de visitar uma cidade no sul da Inglaterra nas férias com a família. Visitamos uma igreja que considerei o lugar mais maravilhoso do mundo. O pastor deles foi um herói para mim. O canto foi uma inspiração. A galeria estava lotada de jovens. Pensei: “Se algum dia eu fosse o pastor desta igreja, seria meu maior sonho”.
Karen e eu começamos o ministério em uma igreja de 150 pessoas no norte de Londres. A igreja cresceu e a liderança começou a falar sobre um novo prédio. Estávamos lá há oito anos - um tempo muito respeitável para um jovem pastor em seu primeiro pastorado.
Certa noite, os anciãos disseram: “Se fizermos isso, precisaremos de estabilidade de liderança”. E eles me disseram em uma reunião de presbíteros: “Você está preparado para se comprometer esta noite a ficar aqui por mais cinco anos?” Eles provavelmente não deveriam ter feito isso, mas fizeram e eu disse: “Sim, estou dentro”.
No dia seguinte, o telefone tocou em nossa casa. Era o presidente de um comitê de busca da igreja com a qual eu sonhei quando menino: “Colin, nunca nos conhecemos, mas estamos procurando nomear um novo pastor sênior”, disse ele, “e queremos saber se você seria um candidato.”
Eu disse: “Eu adoraria fazer isso, mas não posso”.
E ele imediatamente disse, como qualquer cristão evangélico faria: “Você não vai orar sobre isso?”
“Não posso nem dizer que vou orar sobre isso. Ontem à noite dei minha palavra a esses homens. Não haveria integridade se eu viesse e falasse com você.” Desliguei o telefone e disse a Karen: “Você não vai acreditar na conversa que acabei de ter”.
Todos sabem dos triunfos do ministério de Elias no Monte Carmelo, mas aqui está o princípio: Deus o levará a Querite antes mesmo de levá-lo ao Carmelo.

servos ocultos de Deus

Você encontrará isso em todas as Escrituras na vida dos servos ocultos de Deus: Deus escondeu José em uma prisão antes que ele viesse para o palácio. Ele escondeu Moisés no deserto por um terço de sua vida antes de liderar o povo para fora do Egito. Deus escondeu Davi nas montanhas, entrando e saindo de cavernas de Saul, antes que ele fosse reconhecido como rei.
No Novo Testamento, Deus escondeu Paulo por três anos na Arábia após sua conversão, antes de se tornar um missionário. E aqui, Deus esconde Elias em Querite antes de sua grande contribuição de vida no Carmelo.
Não considere uma coisa estranha se Deus esconder você. Aqui está o princípio: quando Deus escolhe escondê-lo por um tempo, Ele o está preparando para um propósito maior.
No mês passado, pude visitar a igreja que servi em Londres e conversar com algumas pessoas maravilhosas depois de 16 anos. Um era um irmão querido que serviu fielmente ao Senhor por muitos anos - sempre presente; sempre confiável; sempre firme.
Ao longo dos anos em que estive lá, ele nunca foi feliz em seu trabalho. Não havia nada de errado com o trabalho. Mas não foi gratificante para ele, porque ele tinha em seu coração fazer algo mais.
Cerca de dez anos atrás, Deus abriu uma nova porta de oportunidade e pegou as habilidades que ele aperfeiçoou ao longo dos anos em um trabalho monótono e pouco inspirador e usou essas mesmas habilidades em um ambiente totalmente diferente que lhe trouxe grande alegria.
Mantivemos contato de tempos em tempos e, quando o vi, disse: “Bem, sua vida mudou desde a última vez que o vi”.
Ele disse: “Alguém me disse: 'A segunda metade de sua vida será muito mais frutífera do que a primeira', e isso está provando ser uma verdade maravilhosa”.
Não se surpreenda se Deus esconder você, e não desanime quando Ele o fizer. Servimos a um Deus que esconde seus servos. E enquanto estão escondidos, Ele opera neles , para que mais tarde e com maior poder Ele possa operar por meio deles.

Deus o guiou

A palavra do Senhor veio a ele 'Saia daqui e vire para o leste e esconda-se junto ao riacho Querite que fica a leste do Jordão...' Então ele foi e fez de acordo com a palavra do Senhor. (1 Reis 17:2,5)
Deus o conduziu a Querite, e então Deus o conduziu para fora de Querite. Será o mesmo para você. Como crente, você pode ter confiança absoluta durante toda a sua vida de que Deus o está guiando. O Senhor é o seu pastor, e Ele é o seu pastor até mesmo em Querite.

Um passo de cada vez

Deus conduz Seu povo um passo de cada vez - enquanto caminhamos em obediência. Deus normalmente não apresenta o cenário de longo prazo. Quando Elias falou com Acabe, ele não tinha ideia de qual seria o próximo passo. Deus deixou claro o próximo passo, pois Elias era fiel no que Deus já havia lhe dado para fazer.
Ao dar um passo de obediência, Deus lhe mostrará o que fazer a seguir. Essa é a importância da ligação entre o versículo 1 e o versículo 2. O versículo 1 nos fala sobre o passo de fé e obediência de Elias. Então, no versículo 2, Deus diz a ele o que fazer a seguir.
Esse mesmo padrão é executado ao longo desta história. O versículo 5 nos fala sobre a obediência de Elias: “Elias foi e fez conforme a palavra do Senhor”. Então, no versículo 8, Deus diz a ele o que fazer a seguir: “A palavra do Senhor veio a ele: 'Levanta-te e vai para Zarepath.'”

O princípio da obediência cristã

Se Deus não está deixando claro o seu próximo passo, talvez você ainda não tenha terminado o que ele o chamou para fazer. Siga em frente com tudo o que Deus lhe deu para fazer agora e, então, confie Nele para lhe mostrar o próximo passo no momento certo. Esse é o princípio da obediência cristã.
Planejar é bom. Todo líder cristão deve ter um plano. Toda igreja deve ter um plano. Toda empresa deve ter um plano. Todos os pais devem ter um plano. Mas todo mundo sabe o que acontece com os melhores planos. O poeta Robert Burns escreveu…
“Os melhores esquemas de ratos e homens geralmente dão errado, E não nos deixam nada além de tristeza e dor, pela alegria prometida!” [1]
Veja como Deus coloca isso nas Escrituras:
O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor estabelece os seus passos. (Provérbios 16:9)
O coração do homem planeja seu caminho - não há nada de errado nisso - mas quando meus planos falham, devo lembrar que é o Senhor quem estabelece meus passos.
Todo líder quer liderar, mas todos os líderes lideram de acordo com o cronograma de Deus. Deus conduz Seu povo um passo de cada vez. A orientação de que você precisa virá à medida que você agir com fé e obediência.

Como Deus guiou Elias

Há uma diferença importante entre o modo como Deus conduziu Elias e o modo como Deus nos conduz. Deus falou diretamente com Elias. A palavra do Senhor veio a ele. Entendo que isso significa que Deus falou com ele com uma voz audível.
Deus também falou em voz audível no batismo de Jesus: “Tu és meu Filho amado…” (Lucas 3:22), e na Transfiguração: “Este é meu Filho, meu Escolhido…” (Lucas 9:35) .
Foi assim que Deus falou aos profetas: “A palavra do Senhor veio a Elias!” (1 Reis 17:2,8). Isso é o que significa ser um profeta de Deus. Os profetas receberam revelação direta de Deus, mas esse dom não foi prometido a nós.
Deus poderia falar em voz audível para qualquer um de nós se quisesse, mas não é assim que Deus normalmente escolhe trabalhar. Deus não diz “Vá para esta faculdade, aceite este emprego, case-se com esta mulher, junte-se a esta igreja ou siga esta carreira”. Você pode desejar que Ele o fizesse. Afinal, se você ouvisse uma voz audível dizendo essas coisas, saberia exatamente o que fazer.
Não inveje os profetas. Deus chamou os profetas para fazer as coisas mais difíceis com o custo mais alto. As pessoas os apedrejaram pelo que fizeram.

Como Deus nos conduz?

Como podemos discernir o que Deus quer que façamos? Pergunte: “Qual é o melhor que posso fazer pelo meu Deus?” porque é para isso que você está aqui - para viver para a glória Dele. Então leia seu coração e use seu julgamento.
A orientação de Deus vem por meio da união dos desejos do seu coração e do julgamento da sabedoria, enquanto você busca fazer o melhor que pode para a glória de Deus. JI Packer, que é tão útil em desmistificar a orientação de Deus, diz…
“Quando Deus tem uma carreira específica em mente para uma pessoa, ele concede a essa pessoa o interesse naquele campo de especialização. Quando Deus planeja que duas pessoas se casem, ele une seus corações. Mas as inclinações do coração de Deus (em oposição às nossas próprias ambições e anseios autogerados) são experimentadas apenas como uma combinação com os julgamentos da sabedoria. Assim, o interesse em uma pessoa inadequada como parceiro de vida ou em um ministério além da capacidade de alguém deve ser visto como tentação e não como um chamado divino.” [2]
A grande vocação de um crente cristão é andar no caminho da sabedoria. Nas palavras de Packer,
“O caminho certo é sempre escolher os meios mais sábios para o fim mais nobre.” [3]
Deus lhe deu Seu Espírito e, quando precisar de direção, Ele o conduzirá, ajudando-o a discernir os meios mais sábios para os fins mais nobres.

Deus o alimentou

'Você deve beber do riacho, e eu ordenei aos corvos que alimentem você...' E os corvos trouxeram-lhe pão e carne pela manhã e pão e carne à noite. (1 Reis 17:4,6)
Foi um milagre, comparável a Deus provendo o maná no deserto. Deus providenciou tudo o que Elias precisava. Agora, era um riacho e não um rio - você pode desejar que Deus lhe desse um rio e não um riacho - e a comida não era exatamente um jantar requintado ... Mas Deus sustentou seu servo durante a seca. E Deus irá sustentá-lo até mesmo em Cherith.
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Não imagine que, se você está vivendo da maneira que quiser, isso é uma promessa para você.
O impressionante é que os pássaros que voavam sob o comando de Deus e forneciam o sustento para Elias eram corvos. Isso é fascinante para mim, porque nas leis do Antigo Testamento os corvos eram pássaros impuros.
Deus deu leis sobre o que Seu povo podia comer e o que não podia comer no Antigo Testamento, e os corvos estavam definitivamente “fora dos limites”. O corvo foi descrito como “detestável” (Levítico 11:16).
É surpreendente que quando Deus escolhe sustentar um servo, Ele escolhe usar uma ave impura. Pense nisso: Deus envia comida para sustentar a vida, entregue por pássaros impuros.

Você pode ter sido alimentado por um pássaro impuro

Talvez você tenha aprendido a Bíblia com um professor de escola dominical, um pastor ou um amigo. Você olhou para aquela pessoa. Você os viu como um modelo, como um exemplo. Mas alguns anos depois, você descobriu que eles não eram quem você pensava que eram.
Talvez tenham cometido um grande crime. Talvez eles tenham abandonado a fé que uma vez ensinaram, e você ficou pensando: “Espere um minuto, o que é tudo isso?” Você se sentiu roubado. Se isso já aconteceu com você, será de grande ajuda saber que Deus pode entregar comida limpa, mesmo por meio de um pássaro impuro.
Talvez a pessoa que o levou a Cristo tenha abandonado sua fé em Jesus, e isso o deixa pensando: “E eu? O que isso significa para a minha fé?”
Jesus enviou os 12 apóstolos em uma missão. Todos eles foram usados ​​por Deus. As pessoas teriam chegado à fé em Cristo por meio de cada um de seus ministérios. Imagine conhecer essas pessoas:
Alguém diz: “Fui conduzido à fé por Pedro”.
Outro diz: “Fui conduzido à fé por João”.
Outra pessoa parece bastante quieta. Você sabe porque. "E você? Quem o conduziu à fé?”
“Bem, na verdade foi Judas. Não gosto de mencionar isso.

Como Deus cria a fé genuína

Você diz “Isso é possível? Que alguém pode ser levado à fé genuína por alguém que não a tem?” Absolutamente. Deus pode criar fé genuína através do ministério de crentes falsos. É o Evangelho que salva, não a pessoa que o prega.
Você é salvo pelo poder do Evangelho, não pela integridade da pessoa que o prega. Você precisa desesperadamente saber disso, se descobrir que a pessoa que o levou à fé era um pássaro imundo.
Você pode perguntar: “Você está dizendo que a integridade não importa?” Claro que importa! A falta de integridade é a razão pela qual Cristo dirá a muitos que serviram em ministérios e igrejas: “Apartai-vos de mim, nunca vos conheci”.
Mas lembre-se da obra dessas pessoas que Cristo nunca conheceu: “Não profetizamos nós em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não fizemos muitos milagres em teu nome?” (Mateus 7:22). Deus pode criar fé genuína através do ministério de crentes falsos.
Este é um aviso para a pessoa que diz: “Estou envolvido no ministério. Deus abençoe o que eu faço. Deus deve estar satisfeito comigo.” Lembre-se dos corvos!
O fato de Deus estar usando você não o torna limpo!

O serviço nunca substitui a santidade

Sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14, NVI)
Ninguém entra no céu por causa do serviço. Estar no ministério nunca pode torná-lo limpo. O serviço nunca substitui a santidade. É possível fazer o bem para a igreja e ainda ser um corvo.
Se você está descansando em seu envolvimento no ministério para sua posição diante de Deus, exorto-o hoje a colocar sua vida sob o sangue de Jesus Cristo. Só isso pode torná-lo limpo. Ninguém é justificado pelo serviço. Ninguém tem justificativa para fazer viagens missionárias ou ajudar os pobres.
Há apenas uma maneira de ser purificado diante de Deus, e é por meio do sangue de Jesus Cristo aplicado à sua vida, ao aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. O sangue de Jesus é aplicado aos humildes e penitentes, não aos autoconfiantes ou hipócritas.

Em Cherith aprendemos a viver em Deus

Eu tiro essa frase de John Bunyan. Seu Cherith veio quando ele foi jogado na prisão. Ele era um pastor servindo ao Senhor e tinha uma família.
Foi uma época de perseguição para crentes como nós na Inglaterra, e Bunyan foi tirado de sua igreja e de sua família e encarcerado na cidade de Bedford.
Deus tirou Bunyan do ministério público e o escondeu na prisão. Disso surgiu o livro “O Peregrino”.  Quando Bunyan escreveu sobre sua experiência em Cherith, ele disse que aprendeu “a viver em Deus que é invisível”.
“Deus me colocou em um lugar onde não posso mais viver do meu trabalho. Não posso mais viver da minha família. Não posso mais viver de meus amigos. Não posso mais viver de meus prazeres. Não posso mais viver do meu ministério. Eu tenho que viver de Deus, que é invisível”. [4]
É onde Elias estava em Querite.  Viver de Deus que é invisível significa encontrar o que você precisa em Deus quando não há mais nada nem ninguém. Isso é o que Deus faz em Querite.
Quando você chegar ao lugar onde Deus o esconde, saiba disso: se você andar com Ele em fé e obediência, Ele o guiará e o alimentará. Você O encontrará fiel em Querite e sairá dizendo: “Até Querite estava no propósito de Deus”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.