Cristo em Busca do perdido
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Cristo em busca do perdido
Cristo em busca do perdido
“Cristo, Seu caráter e obra, é o centro e a circunferência de toda verdade. Ele é a cadeia que liga as joias de doutrina. NEle se encontra o inteiro sistema da verdade.” (White, E.G. Nossa Alta Vocação, p.11, 1962)
Notasse que no início Ellen destaca que Cristo, seu caráter e obra, portanto não somente a pessoa de Cristo está nos ligando a verdade, mas a sua obra seu ministério, sua missão.
Então Cristo e sua obra são o centro e a circunferência da verdade, a obra da criação, da redenção, seu ministério terrestre, sua morte na cruz ligando e nos levando a verdade.
Podemos ver em Gênesis 3.9 que quando o homem cai em pecado a obra de Cristo inicia em buscar o homem, chamar por Adão, este que sempre havia recebido com alegria a aproximação Divina, e que agora estava então escondido. Mostrar-lhe que não podia, contudo, fugir de Deus, que o chamou não porque ignorasse seu esconderijo, mas para levá-lo à confissão.
“Deus fez uma pergunta que revelava Seu conhecimento da transgressão de Adão e que tinha o objetivo de despertar nele a convicção do pecado. A resposta de Adão para explicar seu embaraço foi uma desculpa tortuosa e evasiva que acabou sendo uma acusação contra Deus.” (Comentário Bíblico ADV.)
No livro de Lucas 24, dos versos 13 ao 35 podemos ver um momento onde dois discípulos, que estavam a caminho de uma aldeia após ver a crucificação de Cristo, que no qual estava cumprindo parte de sua missão redentora, porem o acontecimento da crucificação leva os dois discípulos a estarem tristes e focados no ocorrido que Cristo vem até eles para poder lhes abrir os olhos, nos levando a ver que pode acontecer de mesmo conhecendo a Cristo, as coisas a nossa volta podem nos levar a focar nos olhos em Cristo.
E te convido para ir comigo no livro de João capitulo 5, onde após vermos dois grupos de pessoas, o primeiro grupo são aqueles que conhecem a Cristo, já se relacionaram com Ele porem devido ao erro ao pecado cometido, hoje se escondem da presença de Cristo, o segundo grupo que também conhece a Cristo, aparentemente não cometeu nenhum erro que o levou para longe, mas que esta andando com Cristo mas que as provações estão tão grandes as lutas está sendo tão difícil que as lagrimas a tristeza a dor não esta deixando focar os olhos em Cristo, e agora por último no livro de João no capitulo 5 veremos o último grupo que por mim e por você pode muitas vezes nem ser tão importante, mas que para Cristo é de extrema importância.
João 5. 1 ao 5 nos leva ao relato de um paralitico que a 38 anos se encontrava naquele local, buscando por uma cura, e que agora é questionado se realmente ele quer ser curado.
Ele estava ali a 38 anos, se ele imediatamente respondesse que sim, que aos meus olhos seria a resposta mais coerente, algo de imediato teria que acontecer se ele fosse curado, ele teria que ir embora, ir embora de um lugar onde ele já criou raízes, ir embora de um lugar que de certa forma estava confortável, pois os versos seguintes nos mostra que até mesmo um leito ele ali já tinha feito, e por outro lado se respondesse que não, que ele não queria ser curado, estaria se contradizendo, e automaticamente as pessoas a volta, provavelmente seus amigos iriam lhe olhar com um olhar de julgo, pois estava ali a tanto tempo, de certa forma atrapalhando os outros que buscava uma cura.
Sabiamente este paralitico responde seguindo o exemplo de Adão, seguindo o exemplo de Cleopas, com uma desculpa, justificando o porque de não ser curado até tal momento, mas sabe o que é mais interessante que a pergunta de Cristo não foi o porque ele ainda não foi curado, mas se ele queria ser curado, Cristo vendo a real situação e conhecendo aquele homem assim como Ele conhece a cada de nós Ele cura aquele homem.
Você pode estar se perguntando porque este é o ultimo grupo de pessoas que Cristo busca, sabe o que é interessante neste ultimo relato, é a grande diferença entre os outros dois grupos que conheciam a Cristo, conviverem com Cristo, agora este homem como nos é mostrado no versículo 12 quando questionado quem o curou a resposta é, não sei, não o conheço, nem o seu nome eu sei. Sabe amigos uma lição aqui nos é dada, que a missão de Cristo em apresentar a verdade, verdade esta que liberta, que cura, que transforma, que salva, vai além de conhecer, mas principalmente em aceitar, o meu apelo nesta manhã é que logo mais onde iremos participar da Santa Ceia possamos, não somente querer conhecer a Cristo, mas o aceitar como o único Salvador.