COMO LIDAR COM A VERDADE DO NATAL?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Handout

COMO LIDAR COM A VERDADE DO NATAL?

Sobre Simeão:
Quem era?
Pouco se sabe de Simeão. Essa passagem não estabelece se era ele quem exercia algum ofício específico, por exemplo, o de sacerdote. Parece que era o que hoje chamaríamos de “leigo”.
Era um homem Justo e Devoto.
Simeão se conduzia de tal modo que sua conduta com respeito aos homens (era justo) E para com Deus (era piedoso) era alvo da aprovação divina. A sua Expectativa sobre a chegada do Messias e sua descrição sobre quem ele era, nos mostra a profundidade da sua devoção e entendimento das profecias do AT.
O texto:
Entoado em liturgias de adoração cristã ao longo dos séculos, a Nunc dimittis geralmente diz o seguinte: “Agora, Senhor, deixa teu servo partir em paz, de acordo com tua palavra, pois meus olhos viram a tua salvação”. É uma expressão de agradecimento de Simeão a Deus por ter vivido o suficiente para ver o Messias ( a salvação dos gentios e de israel).
A segunda parte da perícope é um pouco esquecida ou menos percebida, uma vez que ela não soa tão bem como a primeira. Mas se não a considerarmos, o texto ficará incompleto e perderá a força e também o sentido, pois faz parte da profecia/revelação de Simeão sobre a vida de Cristo.
Quem Jesus seria? Como lidar com a verdade do Natal?
Simeão nos da uma descrição completa do verdadeiro sentido/problema do Natal.
A chegada da luz ao mundo, ao mundo perdido dos gentios.
Cristo é a Salvação preparada por Deus (Pela Graça de Deus somos Salvos).
Lc. 2:30 - Pois os meus olhos já viram a tua salvação,31 que preparaste à vista de todos os povos.
Isso vai contra o tal do Espiríto Natalino, pois este toma as pessoas e as fazem demonstrar através de obras de caridade uma busca pela autojustificação.
Pessoas vivem “mais de 300 dias” oprimindo, comentendo injustiças, fazendo o mal…e ao ser alcançada pelo “Espiríto Natalino”, tenta através de suas obras, encobrir os próprios pecados.
O Natal narrado por Simeão nos mostra que a obra de justificação vem de Deus, e o espiríto do Natal não pode ser vivido apenas em uma época do ano, mas que nos envolve continuamente.
Agora nós amamos por que somos amados, ajudamos por que fomos encontrados por que Cristo quando estávamos em condições precarias.
Vivemos em um mundo de Trevas, e na tentativa de encontrar luz própria.
Lc. 2:32 - luz para revelaçãoaos gentios e para a glória de Israel, teu povo”
Há uma tentativa nossa de construir a nossa própria luz, direcionamento. “Tateando.”
Propagandas sobre Construir um Mundo melhor, um Mundo de União e Paz.
Um mundo sem maldade, sem guerra.
Um mundo de liberdade: Liberdade Ecônomica, de Crença, de Ir e Vir...
Is. 8:22 - Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas
Mas essa Luz não pode ser gerada aqui dentro
Is. 9:2 - O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.
Para causar queda:
Cristo trouxe conflitos
A mensagem de Cristo trouxe desconforto aos ouvidos de muitos (CITAR EXEMPLOS). Simeão está dizendo que existe um caráter ofensivo no próprio Jesus, e todas as vezes e em todos os lugares em que esse caráter encontra expressão
Um coração distante de Deus sempre reagirá à mensagem do Evangelho. ( Exemplos onde Cristo foi rejeitado).
Se Cristo foi rejeitado, não há razões para não sermos também, a menos que nos tornemos similares ao nosso entorno.
A manjedoura do Natal significa que, se viver como Jesus, não haverá lugar para você em muitas estalagens.
Não espere receber elogios e sorrizo aberto quando tiver que dizer para um amigo que ele precisa de Cristo, que sua maneira de relacionar com sua namorada é pecaminosa, que a maneira como vive a vida, mesmo sendo ele um “observador” dos códigos morais.
Para trazer elevação:
Sinal de Contradição:
Uma luz que incomodará a muitos. A relação luz/trevas não pode ser de “não-contradição”. E Ele é colocado como aquele que trará contradição.
Revelará os pensamentos escondidos:
Related Media
See more
Related Sermons
See more