Homilia - Celebração Arqui

Notes
Transcript
Handout

Nascimento e vocação de Sansão

Juízes 13.2–7 (ARA)
2 Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. 3 Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. 4 Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; 5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus. 6 Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. 7 Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte. 24 Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. 25 E o Espírito do Senhor passou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.
A primeira leitura é dividida em 02 partes. Os versículos de 2-7 enfatizam a ação milagrosa de Deus que fará com que uma mulher (esposa de Manoá, da linhagem da Dã, filho de Jacó com uma escrava) estéril fique grávida de um nazireu.
Aqui uma observação: Nazireu não tem nenhuma relação com o nazareno, isto é, que nasceu na cidade de Nazaré. O termo hebraico para “nazireu” vem da palavra hebraica que significa “separar”.
Agora, nós conseguimos entender a razão de tantas proibições que a mulher deve observar. Este menino, que receberá o nome de Sansão, é escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe, de forma arbitrária. Isto significa que, durante a sua vida ele deveria ter um comportamento de nazireu, porque ele pertence a Deus. Enquanto ele mantinha seu comportamento, o Senhor estava com ele. Muito se diz que a força de Sansão estava no cabelo, não. A força de Sansão estava no seu relacionamento com Deus. A partir do momento em que ele se apaixona, coloca outra pessoa no lugar de Deus, ele quebra o juramento.
J. Chase Franklin, “Nazirite”, ed. John D. Barry, Dicionário Bíblico Lexham (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).

Salmo 70

O salmo que responde a primeira leitura reforça aquilo que Sansão não foi capaz de manter: A confiança em Deus como uma cidade forte, protegida, porque Ele é a nossa esperança.
Salmo 70.3–17 (AVM)
3 Sede-me uma rocha pro tetora, uma cidadela forte para me abrigar:e vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza. 4 Meu Deus, livrai-me das mãos do iníquo, 5 porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança. 6 Em vós eu me apoiei desde que nasci, desde o seio materno sois meu protetor; em vós eu sempre esperei. 16 Os portentos de Deus eu narrarei, só a vossa justiça hei de proclamar, Senhor.17 Vós me tendes instruído, ó Deus, desde minha juventude, e até hoje publico as vossas maravilhas.

Evangelho

Lucas 1.5–25 (AVM)
Anunciação do nascimento do precursor João Batista
5 Nos tempos de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7 Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada.8 Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9 coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10 Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11 Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12 Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13 Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João. 14 Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15 porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem licor, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16 ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17 e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”. 18 Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19 O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20 Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”. 21 No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de que ele se demorasse tanto tempo no santuário. 22 Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo. 23 Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa. 24 Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo: 25 “Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more