CORAÇÃO RESOLVIDO DO ABANDONO E CARÊNCIA

CORAÇÃO RESOLVIDO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O coração tem razões que a própria razão desconhece. B. Pascal

Quantos de nós não já tivemos o sentimento de não sermos amados? Este sentimento é destrutivo. Ainda mais num tempo como este em que as relações são completamentes frágeis.
Olha quantas ações podem desencadear este sentimento:
Abandono
Abuso
Violência
Frieza
Insensibilidade
Distância
Solidão
Incompreensão
Rejeição
Como podemos compensar esses atos que nos fazem sentir assim? Algumas pessoas tornando-se profissionais competentes, artistas brilhantes, alunos dedicados, côngujes e pais responsáveis, tornam-se compensadores da falta de amor. Sentem-se amadas apenas quando conquistam o respeito e admiração dos outros por causa da sua competência e habilidade.
Outros, por sua vez, desenvolvem formas de proteção, entregando-se à rebeldia, aos vícios, à violência. Levantam uma fortaleza ou cavam um fosso para para manter seu castelo de pé.
Geralmente nos decepcionamos quando esperamos das pessoas, dos pais, dos filhos, dos côngujes, do pastor e até de Deus. Que nunca se frustrou?
Paulo apresenta uma lista de experiências que fariam com que muitos de nós nos sentíssemos abandonados por Deus.
Nova Versão Internacional 8.28 Mais que Vencedores

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Estão me perseguindo no trabalho, angustiado por uma enfermidade, a dor do desemprego, um assalto, um tiro… tudo isso faz a gente pensar: Como um Deus de amor permite que certas coisas aconteçam com pessoas boas? Como crer num Deus de amor? Impossível.
Paulo diz, é possível você viver as amarguras da vida e ainda assim acreditar no amor de Deus.
De fato são situações que vão contra o amor de Deus. Mas, a pergunta é se elas têm poder de nos separar do seu amor...
A definição de João é:
Nova Versão Internacional 4.7 O Amor de Deus

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.

Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

O amor de Deus não é entendido em termos de sentimentos, mas pela compreensão da natureza de Deus. Nâo diz que Ele é Deus que tem um sentimento de amor pelas pessoas, diz que Ele é amor.
Quando você pensa em amor, você pensa em sentimento por alguém, experiências afetuosas e apaixonadas. E isso está muito forte nas canções. Apaixonados por Jesus, desenvolvem algum tipo de enamoramento por Jesus.
E nas Escrituras vemos o amor de Deus de diversas formas: Na criação, na aliança, nas promessas. Porém ele é revelado de forma plena em Jesus. E Paulo descreve este amor emJesus.
Romanos 5:8
Nova Versão Internacional 5.1 Paz e Alegria

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

O que há de romântico nisso?Não tem beleza numa cruz… tem morte e sofrimento. Mas, é nela que Deus nos prova seu amor.
João diz que o amor de Deus se mostra ao nos adotar como filhos.
1João 3.1 NVI
Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
O amor de Deus, segundo Paulo e João, envolve mais do que um sentimento, é uma condição real que alcançamos porque Deus fez, nos chamar de filhos por meio do sacrifício de seu filho Jesus.
O amor de Deus é a autodoação, sacrifício voluntário, sua entrega na cruz e promessa fiel de que será nosso Deus para sempre e que esse amor não mudará.
Ele não foi movido por um sentimento, nem porque somos charmosos, nem para obter vantagem, mas porque essa é sua natureza. Ele é amor e amor faz isso.
Quando sentimos amor, o amor passa a ser o que eu sinto e não a outra pessoa. Se o meu sentimento não é correspondido o que acontece? A gente desiste e busca outro.
Quando nutrimos este tipo de amor por Jesus, não importa o quanto ele sofreu na cruz, mas se temos ou não a sensação desejada como prova desse amor.
O romantismo é lindo e maravilhoso, Mas, este padrão pode te colocar numa armadilha. Porque o nível do amor divino é sacrifício, entrega, aliança, compromisso, obediência, dever moral, fidelidade, só que fica reduzido a um afeto que posso sentir até por uma animal… (jovens que chama Jesus de meu bacon)
Sabemos que não é facil sair do egoísmo para o altruísmo.
Mas, quem é caraente é uma esponja absorvendo todo tipo de sentimento, porém nunca se satisfaz. São carentes e não crescem, ficam mendigando amor e cuidado e no final abraça um jiló achando que é brigadeiro. Porque ela é o centro de tudo. Tem que se sentir bem no culto, sentir bem num relacionamento...
1João 4:9-11 “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”
Nós amamos porque alguém nos amou primeiro. Isso significa que aprendemos a amar na medida em que somos amados. É o encontro com o amor de Jesus que nos reorienta o nosso amor. A gente passa a entender o que é amor a partir do amor de Cristo e não do que sentimos pelo que recebemos dos outros.
Quando o amor diz respeito a um sentimento, eu sinto que amo uma pessoa, e não outra. Ontem senti o amor de Deus, hoje não. Vai depender mais de você, do ambiente, do estado emocional, mas não de Deus. Por isso temos uma geração epidérmica.
Quem nos separará do amor de Deus, quem pode mudar a natureza de Deus?
Se você crer que nada pode separar você do amor de Deus - porque nada pode fazê-lo deixar de ser Deus - você vive a segurança de ser amado sempre. Mesmo em dificuldades não nos sentimos menos amado por Deus.
Nova Versão Internacional 8.28 Mais que Vencedores

36 Como está escrito:

“Por amor de ti enfrentamos

a morte todos os dias;

somos considerados

como ovelhas

destinadas ao matadouro”.

37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Somos mais que vencedores não porque somos bem-sucedidos, mas por meio daquele que nos amou. Não são as circunstâncias, é a cruz.
Não se trata de sentir o quanto Deus me ama, mas de saber e crer que Ele é o amor. É sua natureza. Por isso, que 1João4:16 “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.”
Assim conhecemos… é conhecer e crer (confiar)
Não se trata do que eu sinto pelas pessoas, mas do quanto estou disposto a promover o bem delas. Foi isso que Deus fez por Jesus, e é isso que Ele nos convida a fazer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more