O Salvador Nasceu
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Nessa noite vamos falar a respeito de um assunto muito importante, porque estamos no final do ano, e existe um dia muito especial em que nós cristãos comemoramos e relembramos, que é o Natal. Esse dia é feriado em todo o mundo, todos param para comemorar esse dia, mas a pergunta é: “Será que todos celebram o Natal de forma correta”? ou “Será que as pessoas sabem o verdadeiro significado do Natal”?
Muitas pessoas ensinam que o Natal é sobre ganhar presentes, escrever uma carta para o papai noel. Também, é o momento de rever todos os familiares. Mas será que esse é o sentido do Natal?
Por isso, é muito importante sabermos sobre esse assunto que é comum em nossos dias. Por isso vamos olhar o que a Palavra de Deus diz sobre o verdadeiro significado do Natal.
CONTEXTO
CONTEXTO
Lucas relata o nascimento de duas pessoas importantes. No capítulo 1, ele relata que Isabel ficou grávida e deu a luz a João Batista e no capítulo 2, ele relata o nascimento de Jesus Cristo.
TRANSIÇÃO
TRANSIÇÃO
Veremos 2 afirmações que o texto deixa claro sobre Jesus.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
1 ° Jesus nasceu pobre e humilde (vs 6-7)
1 ° Jesus nasceu pobre e humilde (vs 6-7)
Lucas 2.6–7 (NVI)
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Maria e José estavam na cidade de Belém da Judeia, para poderem alistar no recenseamento, o qual o imperador César Augusto havia decretado. Dizendo que todos os cidadãos deveriam participar do recenseamento (No início era para registrar os homens no serviço militar, mas como os judeus estavam isentos de servir no exército romano, o recenseamento era usado para a contagem das famílias no império romano). Nessa ocasião Maria estava grávida e completou os dias da gravidez, ela deu à luz o menino, enfaixou-o e colocou-o na manjedoura.
Manjedoura= é um local que se coloca a comida para os animais.
Não havia lugar para eles na hospedaria. No local onde hospedava as pessoas para passarem a noite, já estava cheio de pessoas. Porque na ocasião, o povo estava na cidade de Belém da Judeia para fazer o alistamento conforme a ordem do imperador. Isso não seria crueldade do hospedeiro, pois, o texto deixa claro que não mais espaço; ele poderia pedir alguém para ceder um lugar para a Maria que estava grávida, mas isso não foi possível. Então o único jeito era em um estábulo (local onde os animais ficavam).
Reflexões
Reflexões
É bem possível que o hospedeiro e os hóspedes, não sabiam que Maria estava grávida de Jesus. Mas o nascimento de Jesus não era prioridade para eles, ou seja, nenhum hóspede teve a coragem de ceder um local para que o menino pudesse nascer. Isso significa que eles não queriam renunciar o conforto. Nós somos assim, as vezes Jesus não é prioridade em nossas vidas, porque colocamos outras coisas em primeiro lugar, por exemplo, deixamos de tirar um tempo a sós com Jesus para ficarmos mexendo no celular, vendo televisão, para trabalhar e ganhar dinheiro. Quantas vezes você já passou o dia inteiro e não reservou um tempo para buscar ao Senhor?
E você que entrou aqui nessa noite, veio até a igreja por causa de um convite de um amigo, de um familiar ou por gostar de vir até a igreja, ou porque você vem a igreja desde criança. Mas você diz: “eu vou a igreja, mas não sou crente”. É bem possível que você não tem Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, ou seja, você não aceitou Jesus em seu coração. Porque é bem possível que o seu coração e os seus pensamentos estão ocupados com outras coisas, como: “riqueza, prazeres desse mundo, trabalho, faculdade e dentre outras coisas. Mas digo a você que tudo isso vai acabar, até mesmo a sua vida, porque esse mundo é passageiro, como diz a palavra de Deus em Tiago capítulo 4 versículo 14:
Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
Jesus nasceu em um local pobre, simples, humilde e sem nenhuma riqueza, não nasceu em um palácio cheio de ouro. Isso deve causar um constrangimento em nosso coração, porque foi por causa de nós que Ele nasceu dessa maneira, como diz a Palavra de Deus em 2 Coríntios capítulo 8 e versículo 9:
Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
Jesus era rico porque é Deus, Ele existia antes da criação do mundo.
Jesus deixou a glória no céu e veio nessa terra, como diz a Bíblia em Filipenses capítulo 2 versículo 6-7:
que, embora sendo Deus,
não considerou
que o ser igual a Deus
era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo,
vindo a ser servo,
tornando-se semelhante
aos homens.
Por causa de você, um ser humano que está longe de Deus por causa do seu pecado, Ele veio para que você fosse rico espiritualmente, ou seja, para que você não fosse condenado a morte eterna, mas para que você tenha a vida eterna.
2° Jesus é Salvador e Senhor (vs 8-12)
2° Jesus é Salvador e Senhor (vs 8-12)
Lucas 2.8–12 (NVI)
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
Os pastores estavam no campo cuidando das ovelhas e um anjo de Deus chegou até eles, com brilho da glória do Senhor. Eles ficaram com medo do anjo, mas o anjo afirma para eles não ficarem com medo, porque ele estava trazendo uma notícia muito importante para os pastores.
Jesus é o Salvador. A notícia é que o Salvador nasceu, o Cristo o Senhor. O anjo está dizendo que o povo deve se alegrar, porque a boa notícia é que o Salvador chegou para solucionar o problema do pecado da humanidade. O sinal que o anjo deu para os pastores é que Jesus estaria em uma manjedoura enrolado em faixas de pano. O povo está longe de Deus, porque o pecado os afasta de Deus, por isso a necessidade de um Salvador, como diz a Palavra de Deus em Mateus capítulo 1 e versículo 21:
Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
Jesus é o Senhor. Porque Ele tem poder e autoridade sobre todas as coisas, até mesmo sobre a criação. Ele governa sobre todas as coisas, como diz a Bíblia em Colossenses capítulo 1 versículo 15-17:
Ele é a imagem
do Deus invisível,
o primogênito
de toda a criação,
pois nele foram criadas
todas as coisas
nos céus e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos ou soberanias,
poderes ou autoridades;
todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas,
e nele tudo subsiste.
Reflexões
Reflexões
Jesus é o Salvador. Você é pecador e o pecado te afasta de Deus e o leva a morte espiritual, ou seja, uma vida longe de Deus na eternidade. O único que pode te salvar dos seus pecados e te levar para a vida eterna, é o Senhor Jesus Cristo como diz a Palavra de Deus em Romanos capítulo 6 versículo 23:
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O Salvador nasceu, para que você pudesse ser salvo de seus pecados. Ele pode mudar a sua história de vida, esse Natal pode ser diferente de todos que você já viu, porque o verdadeiro sentido do Natal é: “o Salvador nasceu, Jesus Cristo”.
Jesus é o Senhor. Se você é servo de Deus, você tem deixado Jesus ser o Senhor de sua vida? Quando você vai tomar uma decisão, você busca o direcionamento do seu Senhor? Ou você toma as decisões de acordo com o seu entendimento?
Se você entrou aqui nessa noite, e não tem Jesus como seu Senhor. Nessa noite Ele pode ser seu Senhor, ou seja, Ele pode guiar a sua vida.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Concluímos que o Senhor Jesus nasceu em um local pobre e humilde, porque não tinha outro lugar para ele nascer. Mas tudo isso teve um propósito, porque Cristo veio nessa terra, se fez pobre para que a humanidade pudesse ser rica espiritualmente, ou seja, ter a vida eterna com Deus. O ser humano é pecador e vive longe de Deus, por causa do pecado. Mas Cristo veio, para que a humanidade pudesse ter acesso ao Pai. Portanto, o verdadeiro sentido do Natal é que o Salvador nasceu, Jesus Cristo, o Filho de Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O sentido do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e não foi o papai noel que nasceu em uma manjedoura e morreu na cruz.
O propósito do nascimento de Jesus é para que salvar a humanidade do seus pecados.
IMPLICAÇÃO: Você não consegue pagar o preço pelo seus pecados e jamais vai conseguir ter a vida eterna sem Jesus Cristo.
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Jesus precisa estar em primeiro lugar na sua vida, não deixe que nada roube o lugar de Deus em seu coração.