A CONVERSÃO DE ZAQUEU
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1,037 viewsNotes
Transcript
Jesus estava nos seus últimos dias antes da sua morte na cruz. Ele estava anteriormente chegando na cidade de Jericó, e agora, ele entra na cidade, logo após curar um cego chamado Bartimeu. E agora, Jesus entra na cidade de Jericó. Essa cidade era muito rica, estava localizada no vale do Jordão, muito importante era essa cidade, conhecida como a cidade das palmas. Uma cidade muito linda da época com belos jardins de rosas, muito famosa pelo seu perfume, sendo uma cidade referencia da época de Jesus. E aqui, vamos tiar algumas lições da conversão de Zaqueu:
1. A conversão não pode ser impedida (V.1-7)
Havia alguns impedimentos aqui para que o Zaqueu tivesse esse encontro de conversão com Jesus.
Maioral dos publicanos - Zaqueu, o seu nome significava: justo, significa uma pessoa pura, contudo, Zaqueu não era conhecido assim, mas, ele era um publicano. Um cobrador de impostos, contudo, não apenas isso, mas, ele era o maior de sua equipe, pois, ele era o líder dos coletores de impostos. Ele tinha autorização para cobrar os impostos do povo e repassar o dinheiro para os cofres de Roma.
Contudo, eles eram na verdade erram corruptos do governo romano, e sempre eles cobravam pesados impostos, e isso de forma legalizada, era como se eles legalmente pudessem roubar do povo. O povo os via apenas como ladrões, como corruptos que extorquiam o dinheiro dos impostos recebidos. Eram homens vistos como sendo inimigos e muito odiados por todos os cidadãos. Eles eram vistos como traidores nacionais, pois, cobravam além do que era exigido pelo império Romano.
Rico - O dinheiro era um possível impedimento para a conversão desse homem chamado Zaqueu.
Jesus mesmo falou: que dificilmente um rico seria salvo, mas, isso, porque muitos ricos amam o dinheiro mais do que amam a Deus. e isso é fato. Contudo, Jesus mostra em sua caminhada neste mundo, que embora seja algo difícil, mas, muitos ricos tem sido convertidos ao Evangelho, por mais que possuam bens, riquezas, Deus transforma, converte e pessoas da mais alta riqueza deste mundo. E dá a eles a alegria das riquezas do céu.
É incrível a conexão que é feita aqui, no capítulo anterior, Jesus tinha salvo e curado um cego, que era pobre, mas, agora, Jesus converte um homem rico. O dinheiro não salva ninguém, mas, um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus, é o que gera conversão verdadeira. Não deixe que o seu dinheiro, os seus bens materiais te impeçam de ter um verdadeiro encontro com Jesus. O problema não é ser dono de muito dinheiro, o problema é o dinheiro ser seu dono. O problema não é ter muito, o problema é ter muito e não ter Jesus como seu Senhor e seu Salvador.
A multidão - Sempre a multidão foi um obstáculo para as pessoas chegarem a Jesus.
Hernandes Dias Lopes disse: A mesma multidão quis calar o cego Bartimeu em Jericó. A multidão apertava Zaqueu e não o deixava ver Jesus. Cuidado com a multidão, que pode ser um estorvo na sua vida. Não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro nem que ela impeça você de ter um encontro com Cristo.
Muitas vezes a multidão que está só em busca por curas, milagres, e outras coisas, são impedimentos para pessoas irem a igreja e conhecerem Jesus, ou mesmo, muitas vezes os próprios crentes tem sido um impedimento para os não crentes, mas, o Senhor nos ensina através de Zaqueu, que não podemos nos deixar impedir pela multidão.
A sua estatura - muitas pessoas tem colocado sua deficiência física, ou mesmo seus problemas como sendo empecilhos para a conversão, para entregar a vida a Cristo. Contudo, aprendemos com Zaqueu, que devemos usar isso como instrumento para nos aproximarmos de Deus, e não para nos afastarmos dele.
Muitas vezes nós somos levados pelos pensamentos de dizer: há, eu não posso, eu não consigo, eu não sou capaz. Contudo, devemos mudar esse pensamento, e não estou dizendo que devemos pensar positivo e tudo dará certo. Não é isso. Mas, nós devemos ter atitude. Mas Zaqueu não deixou que um problema físico interferisse na sua vida espiritual. Ele queria ver Jesus, por isso subiu num sicômoro, uma árvore de copa aberta, com ramos baixos.
Na nossa caminhada, mutas vezes queremos melhorar espiritualmente, mas, nós apenas nos apegamos ao: eu não posso. O que você deve fazer é correr atrás, é ter pressa, é buscar o Senhor enquanto se poder achar. Invoca-lo enquanto está perto.
Nada pode impedir a conversão, Jesus quando quer, Ele converte, Ele muda história, ele faz o impossível se tornar possível. E Jesus teve pressa, vem depressa Zaqueu, e o Senhor entrou na casa daquele pecador, publicano, homem rico, e Jesus o salvou, o converteu. Jesus faz isso, pois, apesar de todos os impedimentos, Jesus não pode ser impedido quando deseja salvar o pecador. Mesmo os homens dizendo que Jesus estava indo se hospedar na casa de um pecador, Jesus foi e assim o salvou.
Não existe impossíveis para Jesus. Zaqueu se humilhou perante o Salvador, e não deixou que sua riqueza, estrutura, sua fama de ladrão e as multidões ficasse entre sua alma e Deus.
3. A conversão transforma os perdidos (V.8)
A conversão verdadeira nos transforma de tal maneira, que produziu em Zaqueu duas ações:
Generosidade, compaixão, arrependimento.
Zaqueu se tornou generoso, compassivo, ele viu os que necessitavam e com generosidade ele distribuiu a metade de tudo o que tinha com os pobres, e ainda mais, Zaqueu retribuiu aqueles que ele roubou, quatro vezes mais do que ele tinha tirados dessas pessoas.
Veja, podemos notar que esse homem foi realmente transformado pelo encontro de conversão com o Senhor Jesus.
O problema com o dinheiro que Zaqueu tinha foi resolvido de uma vez por todas.
E não é que Zaqueu não poderia ter muito dinheiro, mas, esse dinheiro que ele tinha era fruto não do seu trabalho, do seu suor, mas, era fruto de engano, fruto de roubo, fruto do pecado. Ele então devolveu tudo o que ele tinha roubado, e ficou com apenas aquilo que lhe era devido, com a quantidade que lhe pertencia por direto.
Nós precisamos nos lembrar, que não tem pecado que Jesus não concerte quando o encontramos na caminhada. Jesus nos encontra e transforma os nossos maus hábitos, e quando Jesus nos converte, Ele transforma os nossos erros, e nos faz acerta, Ele nos tira da desobediência e nos faz obedientes.
E o note comigo como quando nós somos transformados, e nos encontramos com Jesus, quando a nossa vida é convertida, a alegria é notória. O homem rico, publicano não estava preocupado com o que os outros estavam falando dele, mas, Ele se alegrou. Talvez, possamos pensar que aqui já se deu a sua conversão, eu não sei, pode ser. Mas, o que sabemos é que esse homem desceu depressa dessa arvore e se alegrou, jubilosamente.
Não importa, Jesus vai mudar sua vida, Ele vai te transformar da água pro vinho. Ele vai ao nosso encontro, embora os impedimentos estejam ao nosso redor, mas, Jesus vem até nós e nos salva. E principalmente, aprendemos que Jesus quando nos salva, Ele nos transforma.
3. A conversão salva os perdidos (V.9-10)
Ao declarar Jesus agora que Zaqueu é deveras filho de Abraão, ele naturalmente não está declarando meramente que o líder publicano é um descendente físico do arquipatriarca. Ele está usando “filho de Abraão” num sentido espiritual.
O líder publicano era “filho de Abraão” no mesmo sentido em que a mulher siro-fenícia era uma israelita genuína.
Bem apropriadamente, Jesus acrescenta: 10. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido. Zaqueu não tinha buscado Jesus. Jesus tinha buscado … e achado Zaqueu. Dentro de poucos dias o Bom Pastor iria entregar sua vida pelas ovelhas, inclusive por Zaqueu.
Jesus morreu por Zaqueu, e Jesus morreu por você, para que você seja salvo, e se você não é salvo ainda, Jesus está agora, aqui, espiritualmente presente para que você nesse encontro com Ele entregue sua vida e seja transformado, amado, salvo pelo poder da cruz de Cristo, o nosso Bom Salvador.
Em resposta aos que o criticaram por hospedar-se com um pecador, Jesus disse: O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Em outras palavras, a conversão de Zaqueu foi um cumprimento do exato propósito da vinda de Cristo ao mundo.
APLICAÇÃO:
O que para os homens é impossível, para Deus é possível.
Jesus converteu Zaqueu, um homem rico, ladrão, que era mal visto, era colocado de lado pela sociedade, não tinha amigos, não tinha uma boa fama, mas, ele foi rejeitado pelos homens, e foi abraçado por Jesus.
Não existe pessoa tão difícil para Jesus salvar. Ele salva pecadores, miseráveis da pior especie como eu e você.
A conversão feita por Jesus transforma de verdade.
Se alguém se diz crente, se diz cristão, e verdadeiramente não se arrepende, e não se comporta como um servo de Deus, esse é um falso cristão, teve uma falsa conversão.
Muitos hoje são os falsos cristãos que todos os domingos estão na igreja, mas, que nunca tiveram um encontro verdadeiro com Jesus.
Jesus veio para salvar o perdido, Essa descrição é na verdade muito geral. Inclui pessoas de ambos os sexos, nacionalidade, idade, grupo, vocação, grau de cultura, posição. Jesus veio para salvar o perdido, e se você ainda está perdido, Jesus veio para você, para te salvar.