4 DEGRAUS PARA UMA CONFIANÇA INABALÁVEL

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Hoje à noite vamos meditar sobre 4 degraus para manter a confiança, com base no Salmo 60.
Sl 60:1-12: "1. Ó Deus, tu nos rejeitaste e nos dispersaste; tens estado indignado; oh! Restabelece-nos! 2. Abalaste a terra, fendeste-a; repara-lhe as brechas, pois ela ameaça ruir. 3. Fizeste o teu povo experimentar reveses e nos deste a beber vinho que atordoa. 4. Deste um estandarte aos que te temem, para fugirem de diante do arco. 5. Para que os teus amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos. 6. Falou Deus na sua santidade: Exultarei; dividirei Siquém e medirei o vale de Sucote. 7. Meu é Gileade, meu é Manassés; Efraim é a defesa de minha cabeça; Judá é o meu cetro. 8. Moabe, porém, é a minha bacia de lavar; sobre Edom atirarei a minha sandália; sobre a Filístia jubilarei. 9. Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me guiará até Edom? 10. Não nos rejeitaste, ó Deus? Tu não sais, ó Deus, com os nossos exércitos! 11. Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. 12. Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários."
Quando o hino contido nesse Salmo foi escrito, o povo de Deus acabara de amargar uma derrota diante dos idumeus (povo de Edom).

O hino é uma lamentação, que inicia com um cântico fúnebre:

Deus é o agente principal (vs 1);
Rejeição, dispersão, Deus indignado (vs 1);
Terra abalada e ferida (vs 2);
Reveses, atordoamento (vs 3);
Bandeira de fuga (vs 4);
Depois segue com um clamor, um pedido de socorro:
Salva-nos com a tua destra (vs 5)

Em seguida vem uma promessa de vitória:

Reestabelecimento de terras (vs 6-8);
Vingança aos inimigos (vs 8)

Por fim, uma declaração de fé e dependência em Deus:

Quem pode nos restituir? (vs 9)
Se Deus não estiver conosco não venceremos (vs 10)
Somente Deus é socorro eficaz (vs 11);
Se Deus estiver conosco viveremos o sobrenatural, é Ele que concede vitória (vs 12).

Algumas lições:

A vida com Deus não é isenta de fracassos - nem tudo vai dar certo sempre, nem tudo vai sair como planejamos, nem todos os sonhos serão realizados, nem sempre teremos um sim da parte de Deus!
Muitas vezes Deus nos coloca em situações indesejadas - o amor e a bondade de Deus não significam que de Deus só recebemos aquilo que nos parece bom. Pelo contrário, Deus muitas vezes vai trazer sobre nós a privação para cumprir seus propósitos soberanos, e não necessariamente vai trazer a explicação. Precisamos amadurecer na fé o suficiente para crer mesmo sendo contrariados e mesmo sem entendermos.
Nós precisamos clamar a Deus - quanto mais clamamos a Deus mais nos tornamos conscientes da nossa dependência Dele. Sempre que clamamos os nossos ouvidos espirituais se abrem e nós conseguimos ouvir uma palavra de ânimo e esperança (clamor no vs 5, respostas no vs 6) (Jr 33.3).
Deus alimenta a nossa fé com promessas de bençãos - o fim que Deus tem para nós é de paz e não de mal (Jr 29.11). Tudo que está acontecendo (de bom ou de ruim) está colaborando juntamente para o nosso bem (Rm 8.28). Estamos sendo aperfeiçoados (Fp 1.6). Deus está cuidando de nós (1Pe 5.7).
Alimentados pelas promessas de Deus somos fortalecidos na fé - o curso natural para que busca ao SENHOR e crê na sua Palavra é uma confiança sobrenatural no amor de Deus tomando o lugar de toda falsa confiança (Jr 17.5-8). Confiamos em Deus ainda que não pareça fazer sentido (Jó 13.15). Vivemos sempre na esperança de realizar coisas sobrenaturais!
ILUSTRAÇÃO - Rito de passagem Cherokee
O pai conduz o filho pela floresta sombria no final da tarde, sobe a montanha com ele, venda-lhe os olhos e o deixa sozinho.
O menino se assenta e passa a noite sozinho, na mais absoluta escuridão.
Se quiser ser aprovado, ele não pode remover a venda até o dia amanhecer. Também não pode chorar nem gritar por socorro.
Se ele aguentar a noite toda, será considerado um homem. E, como os outros que vieram antes dele, não poderá contar a sua experiência aos próximos candidatos, porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. Ele, naturalmente, está amedrontado.
O seu medo o faz ouvir toda espécie de barulho. Animais selvagens podem estar por perto. Talvez índios de uma tribo adversária o encontrem e o matem. Os insetos vão atormentá-lo. As cobras lhe causam terror. Ele terá frio, fome e sede. O vento sopra e até o solo parece se mexer. Tudo lhe parece ameaçador, mas ele não remove a venda .
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. É o rito de passagem cherokee da infância à fase adulta.
Finalmente, após esta noite horrível, o sol aparece e o menino pode remover a venda. E vê, então, seu pai sentado ali por perto, cuidando dele a noite toda.
Related Media
See more
Related Sermons
See more