O poder da oração

Jeremias  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

O profeta Jeremias reconhece a soberania de Deus e ora pelo povo.

Notes
Transcript
Texto Bíblico Jr 14.20-22
Introdução
A oração é algo fundamental na vida do crente, não há como haver intimidade entre pessoas que não se falam. A intimidade vem com o andar juntos, compartilhar alegrias, problemas, tristezas, ansiedade, vitorias. Para isso é preciso conversar, falar, dialogar, ouvir, estar junto, dar e ter atenção. Fazer coisas juntos, portanto, me convidem para jantar, almoçar, lanchar em sua casa para que possamos desenvolver intimidade. Com Deus é assim! Quer ter intimidade com Ele? Então precisa andar junto, orar é o melhor caminho para alcançar um relacionamento íntimo e profundo com nosso Deus. As escrituras nos ensinam a apresentar os nossos pedidos e necessidade a Deus por meio da oração, súplica e ações de Graças, assim não estaremos ansiosos por coisa alguma. Dentre as diversas lições sobre oração que a Bíblia nos traz, quero refletir aqui sobre a oração de Jeremias apresentada no capítulo 14 e versos de 20 a 22 no livro quem tem o nome deste profeta. Abordarei três aspectos da oração do profeta.
1. Confissão de pecados
1.1. Jeremias começa a sua oração por meio da “confissão completa”, que significa confessar todos os tipos de pecados. “Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniquidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti”.
1.2. É importante chamar o pecado pelo nome, confessar de forma detalhada cada pecado. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
1.3. Uma variedade semelhante de vocabulários aparece anteriormente no capítulo. “Porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos”. (V.7) Jeremias não pediu apenas que Deus perdoasse um ou dois pecados, mas todos os pecados de todos os tipos.
1.4. Uma confissão completa passa também por uma confissão coletiva. Jeremias começou pelos seus próprios pecados, mas não parou por aí. Ele reconheceu os pecados dos seus pais, do seu povo e os apresentou diante de Deus. Ele não pediu apenas por si, mas sua oração reuniu todos os pecados de seu povo e os apresentou a Deus. Essa é uma oração intercessória. Orou por ele e pelos outros.
1.5. É muito comum fazermos cara de paisagem diante de coisas que acontecem em nossa comunidade, nossa cidade, nosso país e até em nossas igrejas. Como se não tivéssemos nada a ver com aquilo. Mas eu faço parte e tudo que acontece nesses lugares me afeta.
2. Apelo pela misericórdia de Deus
2.1. “Não nos rejeites, por amor do teu nome; não cubras de opróbrio o trono da tua gloria; lembra-te e não anules a tua aliança conosco”. (V.21)
2.2. Essa oração ecoa algumas das orações que Jeremias fez anteriormente no capítulo. “Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó Senhor, age por amor do Teu nome”. (V.7) Não merecemos o perdão de Deus, mas o amor e as misericórdias do Senhor, que se renovam a cada manhã, nos trazem perdão por meio da cruz de Cristo.
2.3. Jeremias não era egoísta quando orava. A motivação da sua oração por uma visão da glória que é revertida para Deus quando a oração é atendida. 1 Co 10.31 diz que; “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
2.4. Calvino ressalta que aqui Jeremias pressupôs “que a graça de Deus não pode ser totalmente obliterada”. Ele pressupôs que Deus deve exercer a sua graça. Quando o Senhor salvar o seu povo, seu nome será exaltado, seu trono honrado e sua aliança confirmada. A salvação trará gloria sobre gloria a Deus. Nós fomos criados para a gloria de Deus.
2.5. Manter a nossa oração fixada na gloria de Deus nos ajuda a evitar preces triviais e voltadas para si mesmo de forma egocêntrica. Tg 4.3: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.
3. A ultima parte da oração de Jeremias é uma afirmação de que somente Deus pode atender à oração.
3.1. “Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios algum que faça chover? Ou podem os céus de si mesmo das chuvas? Não és tu somente, Ó Senhor, nosso Deus, o que fazes isto? Portanto, em ti esperamos, pois Tu fazes todas essas coisas”. (V.22)
3.2. Aqui o profeta rejeitou confiar em qualquer outra solução para seus problemas, exceto confiar em Deus. “Só tu, Ó Senhor nosso Deus, pode nos ajudar”. Jó diz algo assim quando do seu sofrimento e ele vai dizer: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos seus planos podem ser frustrados”. (Jo 42.2)
3.3. Você precisa de perdão? Cura? Sabedoria? Encorajamento? Amizade? Emprego? Casar? Coloque a sua esperança no Deus vivo. Ele é o único que pode dar todas essas coisas. Quando você pede para que Ele faça algo por amor dele mesmo, Ele certamente irá fazer. Porque Deus é bom em todo o tempo.
3.4. Desenvolva o bom hábito da oração e desfrute daquilo que o Senhor pode fazer pela sua vida.
Conclusão
Jeremias falava com o Senhor todos os dias, tinha intimidade com Deus como poucos personagens da narrativa bíblica. Ele sabia da importância de andar na presença do Senhor, de ouvir a sua voz e de poder falar com Ele. Você quer ter intimidade com o Senhor? A palavra nos diz que encontraremos o Senhor quando o buscarmos de todo o nosso coração. O Senhor quer se relacionar com você, quer te ouvir e falar contigo. Como está a sua vida de oração? Quanto tempo você tem dedicado à comunhão com o Senhor, na intimidade do seu quarto, para leitura e reflexão da palavra? Para falar com Ele e ouvir a sua voz?
Aprendemos aqui com o profeta Jeremias a orar e confiar no Senhor, a sua oração apresenta três partes: Confissão completa de pecados, apelo para a misericórdia de Deus porque não merecemos nada Dele e por fim o reconhecimento da soberania de Deus crendo que somente Ele pode atender à oração. Ele pode todas as coisas, Ele é o Deus do impossível, Ele é o Deus Altíssimo, Deus do sobrenatural, Deus que abre o mar, cura, ressuscita, restaura, regenera e transforma. Basta uma palavra do Senhor e aquilo que não existe vem à existência. Esse é o nosso Deus. Ore em todo o tempo!
Ele vai lhe responder, sua resposta poderá ser um sim, um não ou um espere. Está preparado para essas três possibilidades? Creia na soberania da vontade de Deus para a sua vida. A palavra de Deus nos ensina que sua vontade é boa, perfeita e agradável; ensina ainda que, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Somente creia na resposta do Senhor, que será sempre o melhor para a sua vida. Ore em todo o tempo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more